Transição energética com energias renováveis: energia eólica e solar geram benefícios econômicos, reduzem emissões de CO2 e poluentes no ar. Dados impressionantes da nova era energética
As energias renováveis geram bilhões de dólares, apesar da crença popular de que não são rentáveis. Basta olhar os benefícios econômicos em termos de qualidade do ar.
O caso dos Estados Unidos
Um relatório publicado na Cell Reports Sustainability detalha o caso de sucesso dos Estados Unidos, onde Califórnia e Texas lideram a transição energética. Durante o período de 2019-2022, a geração de eletricidade a partir de fontes eólicas e solares proporcionou aos americanos benefícios econômicos em termos de melhoria climática e qualidade do ar, com um valor estimado de 249 bilhões de dólares. Benefícios que superam os custos de geração, subsídios e o mercado elétrico.
Impacto nas emissões
A energia eólica e solar cresceu 55% nos Estados Unidos durante esse período, cobrindo, em 2022, 14% da demanda de eletricidade. Parece pouco em comparação com os 27% da União Europeia e está abaixo do país que mais rapidamente expandiu sua capacidade renovável: China, com 19% do mix energético. Ainda assim, o investimento em renováveis nos Estados Unidos foi extremamente eficaz na redução de combustíveis fósseis. As emissões de dióxido de carbono diminuíram em 900 milhões de toneladas métricas, segundo o relatório. Isso equivale a retirar de circulação 71 milhões de carros.
-
GWM fecha parceria com IPT para testar caminhões movidos a hidrogênio verde no Brasil e impulsionar inovação sustentável na mobilidade pesada
-
Transição energética no Brasil impulsiona minerais críticos, investimentos sustentáveis, cadeias produtivas de valor, energia limpa e desenvolvimento industrial verde
-
Orçamento reduzido: PAC para MS cai pela metade em transição energética
-
Setor de energia limpa precisa de políticas públicas contra o desperdício
E as substâncias tóxicas no ar
O relatório também analisa os benefícios em termos de qualidade do ar que os americanos respiram. Nesse período de três anos, as renováveis reduziram as emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) em um milhão de toneladas métricas. A eliminação dessas substâncias tóxicas do ar também produz benefícios econômicos milionários, segundo os pesquisadores, que utilizaram modelos de qualidade do ar para rastrear a população exposta a essa poluição associada às centrais elétricas.
Como os benefícios são calculados
O relatório quantifica os benefícios de acordo com o valor em dólares estabelecido pela Agência de Proteção Ambiental para o risco de morte prematura de toda a população. Uma menor probabilidade de sofrer asma e outros problemas respiratórios são alguns dos benefícios para a saúde pública que impactam positivamente na economia e são atribuíveis às renováveis. Os pesquisadores acreditam que atribuir um valor a esses benefícios, 249 bilhões de dólares em três anos, pode ajudar a sociedade a reconhecer que a energia eólica e solar estão funcionando.
Imagem | Sunpower, MonexEnergia