1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / As cores vermelho, amarelo e verde nos semáforos não foram escolhidas por acaso
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

As cores vermelho, amarelo e verde nos semáforos não foram escolhidas por acaso

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 11/05/2025 às 22:24
Atualizado em 12/05/2025 às 07:48
semáforos, semáforo
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Muito antes de regularem o trânsito nas ruas, as cores dos semáforos surgiram nas ferrovias e foram escolhidas com base em visibilidade e segurança.

Vermelho, amarelo e verde. Essas cores do semáforo que controlam o trânsito nas ruas do mundo todo não foram escolhidas aleatoriamente.

Quantas vezes você para no vermelho e arranca no verde, sem pensar muito? Esse comportamento é automático para a maioria dos motoristas.

Mas já parou para se perguntar por que essas três cores — vermelho, amarelo e verde — foram escolhidas para regular o trânsito? A explicação vai além do acaso. Tem origem na história ferroviária e em testes práticos de visibilidade.

Tudo começou com os trens

Antes de chegar às ruas, os semáforos nasceram no setor ferroviário. Desde a década de 1830, as ferrovias já utilizavam sinais luminosos.

As primeiras luzes eram movidas a gás e usavam três cores: vermelho para parar, verde para cautela e branco para seguir.

O problema surgiu com a cor branca. À distância, podia ser confundida com outras luzes, como postes ou faróis. Isso causava acidentes graves.

Um dos mais emblemáticos aconteceu em 1914, quando a lente vermelha caiu de um sinal e a luz que era para indicar “pare” ficou branca. O resultado foi uma colisão entre dois trens.

Por causa disso, a cor verde foi promovida de “atenção” para “siga”. E o branco saiu de cena de vez.

William Potts e o semáforo moderno

A aplicação dos semáforos nas ruas começou em 1920. William L. Potts, um policial da cidade de Detroit, foi o responsável por adaptar o conceito ferroviário para o trânsito urbano.

Ele criou um sistema de quatro vias com três luzes, adotando as cores já utilizadas nas ferrovias, mas ajustando suas funções. Assim, nasceu o modelo de semáforo que conhecemos hoje.

Por que essas cores?

A escolha das cores tem base científica. Não foi uma decisão aleatória. Cada cor tem um comprimento de onda específico que interfere na forma como a enxergamos.

Vermelho: sinal de alerta: A cor vermelha é usada há séculos para indicar perigo. Além disso, possui o maior comprimento de onda do espectro visível. Isso significa que pode ser vista de longe, mesmo em condições ruins. Ideal para a função de “parar”, já que antecipa riscos com mais eficiência.

Verde: o sinal de liberdade: Originalmente usada para indicar cautela, a cor verde foi adotada como “siga” depois que a luz branca foi retirada. Tem grande visibilidade e contrasta bem com o vermelho, o que ajuda a evitar confusões na interpretação do sinal.

Amarelo: alerta com visibilidade: O amarelo tem o segundo maior comprimento de onda. Isso o torna visível mesmo em locais pouco iluminados.

Durante muito tempo, chegou a ser usado como cor principal de parada, até que os avanços tecnológicos tornaram a luz vermelha mais eficiente à noite. Hoje, o amarelo é usado como alerta, para indicar que o sinal está prestes a mudar.

A adoção dessas cores se consolidou após anos de testes e ajustes. A escolha levou em conta a visibilidade, o contraste e a resposta dos motoristas. A combinação entre vermelho, amarelo e verde não é apenas tradição: é resultado de experiência prática e ciência da percepção visual.

Essa padronização ajuda a manter a ordem e a segurança no trânsito em todo o mundo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x