Enquanto algumas caminhonetes mantêm seu valor, outras, incluindo modelos renomados, surpreendem negativamente. Confira cinco picapes que cairam na tabela FIPE de forma acentuada até maio de 2025.
O mercado de picapes no Brasil é dinâmico, com modelos como Fiat Rampage e Toyota Hilux que demonstram uma depreciação consistentemente baixa, para a alegria de seus donos. No entanto, essa não é a realidade para todos os veículos da categoria, existindo diversas picapes que cairam na tabela FIPE de maneira significativa, gerando preocupação.
Este artigo detalha cinco modelos que apresentaram uma desvalorização considerável no último ano, com base nos valores da Tabela FIPE comparados entre maio de 2024 e maio de 2025. Vamos analisar os números e os motivos por trás dessas quedas.
Nem todas seguram o preço como Hilux e Rampage
Enquanto a estabilidade de valor de algumas picapes é um grande atrativo, o cenário de desvalorização de outras acende um alerta. Proprietários de certos modelos têm se assustado com a depreciação, e é crucial entender quais são essas picapes que cairam na tabela FIPE e por quê. A seguir, detalhamos alguns exemplos notáveis.
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Jeep Gladiator Rubicon 2023
A Jeep Gladiator Rubicon 2023 chegou ao Brasil com status de picape de luxo, combinando o visual icônico do Wrangler com a funcionalidade de uma caçamba. Seu design é inconfundível, com faróis redondos em LED, as clássicas sete fendas da Jeep e rodas de 17 polegadas com pneus lameiros. Internamente, oferece robustez e tecnologia, incluindo central multimídia de 8 polegadas e som premium. O motor é um V6 3.6 a gasolina de 285 cavalos, com transmissão automática de oito marchas e tração 4×4 com reduzida e bloqueios.
Apesar de sua proposta singular, o preço elevado e o custo de manutenção limitam seu público. Em maio de 2024, uma Gladiator 2023 Rubicon era tabelada em R$ 396.201. Um ano depois, em maio de 2025, seu valor na FIPE é de R$ 377.336. A desvalorização foi de R$ 18.865, representando uma queda de 4,7% em 12 meses.
Nissan Frontier Platinum 2023 foi uma das picapes que cairam na tabela FIPE
A Nissan Frontier Platinum 2023 se posicionou como a versão mais refinada da picape após o facelift de 2022, mirando quem busca um utilitário a diesel com pegada premium. Destacam-se os faróis full LED e rodas de 18 polegadas diamantadas. O interior oferece bom conforto, multimídia de 8 polegadas, câmeras 360º e teto solar. A motorização é 2.3 biturbo diesel de 190 cavalos, com câmbio automático de sete marchas e tração 4×4.
Mesmo com uma receita robusta e décadas de presença no mercado, a Frontier infelizmente não “pegou” e figura entre as menos vendidas. Na FIPE, em maio de 2024, uma Frontier Platinum 2023 custava R$ 234.684. Hoje, em maio de 2025, a mesma picape vale R$ 208.132. Isso representa uma perda de R$ 26.552, ou 11,3% em um ano, sendo uma das picapes que cairam na tabela FIPE de forma expressiva.
Volkswagen Amarok Highline 2023
A Volkswagen Amarok Highline 2023 continua desejada por seu desempenho e conforto, especialmente pelo motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cavalos e tração integral permanente, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos. O visual conta com faróis bixenônio e rodas de até 20 polegadas. Contudo, o acabamento interno decepciona com excesso de plástico duro e a lista de equipamentos fica devendo.
A geração atual já demonstra sinais de envelhecimento, e a reestilização no final do ano anterior fez a Amarok perder força. Adicionalmente, a importação foi pausada devido à ausência do Arla 32, o que tende a depreciá-la ainda mais. Em maio de 2024, uma Amarok Highline 2023 custava R$ 238.613. Um ano depois, em maio de 2025, ela aparece na FIPE por R$ 211.691. A perda foi de R$ 26.922, uma desvalorização de 11,2%.
Mitsubishi L200 Triton HPE 2024
A Mitsubishi L200 Triton HPE 2024 é conhecida como uma das picapes mais brutas, com fama de robustez mecânica e desempenho off-road. Seu visual é marcado por faróis em LED afilados e divididos, e rodas de 18 polegadas. O motor é um 2.4 turbodiesel de 190 cavalos, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4. O consumo é um dos seus pontos positivos.
Apesar da fama de inquebrável, a recente troca de geração no início deste ano fez a L200 perder liquidez no mercado. Em maio de 2024, a versão HPS 2024 custava R$ 263.787. Hoje, em maio de 2025, está avaliada na FIPE em R$ 241.076. Isso representa uma perda de R$ 22.711, ou 8,6% de desvalorização em 12 meses.
Fiat Titano Ranch 2025: novidade no mercado já figura entre as picapes que cairam na tabela FIPE
A Fiat Titano Ranch chegou ao mercado em 2024 como modelo 2025. Apesar de um começo morno, suas vendas têm melhorado. O visual é imponente, com faróis afilados em LED e rodas de 18 polegadas. Oferece central multimídia de 10 polegadas e bom espaço interno. O motor é o 2.2 turbodiesel de 180 cavalos, com câmbio automático de seis marchas e tração 4×4.
A Titano sofre com a desconfiança do público por ser baseada em um projeto global da Peugeot, o que impacta a revenda. Além disso, a produção mudou do Uruguai para a Argentina este ano, o que trará uma motorização mais potente (ainda não disponível no Brasil). Essa futura atualização deve fazer a Titano atual desvalorizar ainda mais. Em maio de 2024, a Titano Ranch 2025 custava R$ 247.100. Um ano depois, em maio de 2025, está na FIPE por R$ 214.801. A perda foi de R$ 32.299, ou 13% de desvalorização em apenas um ano, destacando-se entre as picapes que cairam na tabela FIPE recentemente.