Novo museu no país árabe utilizará método construtivo tradicional para homenagear a cultura local e proporcionar conforto térmico no clima desértico, como parte da iniciativa Saudi Vision 2030.
A Arábia Saudita está desenvolvendo projetos arquitetônicos notáveis. O país busca diversificar sua economia para além do petróleo. O turismo é uma área chave, impulsionada pela iniciativa Saudi Vision 2030. Um desses projetos é o museu Asaan Misk Heritage, cuja construção usará tijolos de barro.
Projetos arquitetônicos além do petróleo
A Arábia Saudita tem se notabilizado por projetos arquitetônicos ambiciosos. Eles fazem parte dos esforços do país para depender menos do petróleo. A nação busca impulsionar áreas como o turismo. Essa iniciativa é chamada Saudi Vision 2030.
Uma construção que valoriza as raízes sauditas
Entre as futuras atrações está o museu Asaan Misk Heritage. Sua construção será feita como forma de homenagear as tradições do país. A edificação ficará em Diriyah, uma cidade localizada perto da capital saudita, Riad. A ideia é que todo o design do prédio seja criado a partir de tijolos de barro provenientes da região. Os trabalhos de construção começaram recentemente. As autoridades sauditas não informaram um prazo para a inauguração do museu.
-
Linha 2-Verde: por que as obras foram suspensas e o que isso muda para você?
-
Minas Gerais prepara concessão rodoviária com pacote completo — 767 km, R$ 7,5 bilhões, 79 km duplicados, 162 acessos modernizados, passarelas, rotatórias e atendimento médico 24h
-
A madeira voltou com força na construção: prédios gigantes, shopping em SP e casas prontas em dias mostram que dá para poluir menos e construir mais rápido
-
Construção civil em crise: 71% das empresas sofrem com falta de mão de obra, juros altos travam 48% dos projetos e só a inteligência artificial dispara de 15% para 38% em dois anos
A técnica milenar da construção com barro no deserto
A construção do museu será feita a partir de um método bastante tradicional. O uso de tijolos de barro visa refrescar o ambiente em meio ao deserto. O método consiste na mistura de argila, palha e água. Essa mistura foi cozida ao Sol para endurecê-la. No entanto, não foram divulgados maiores detalhes do projeto de construção.
Exposições imersivas e preservação cultural
O Asaan Misk Heritage Museum foi projetado pela Zaha Hadid Architects. No total, o espaço terá 40 mil metros quadrados. Contará com três pátios sombreados. Haverá diversas alas: Educacional, Artística e Administrativa. A ideia é que o museu abrigue extensas coleções de artefatos culturais. Isso ocorrerá por meio de exposições e exibições imersivas. Também está planejado um laboratório de conservação. Ele será usado para restaurar e preservar objetos antigos e obras de arte do país.
Com informações de: Olhar Digital