Novo museu no país árabe utilizará método construtivo tradicional para homenagear a cultura local e proporcionar conforto térmico no clima desértico, como parte da iniciativa Saudi Vision 2030.
A Arábia Saudita está desenvolvendo projetos arquitetônicos notáveis. O país busca diversificar sua economia para além do petróleo. O turismo é uma área chave, impulsionada pela iniciativa Saudi Vision 2030. Um desses projetos é o museu Asaan Misk Heritage, cuja construção usará tijolos de barro.
Projetos arquitetônicos além do petróleo
A Arábia Saudita tem se notabilizado por projetos arquitetônicos ambiciosos. Eles fazem parte dos esforços do país para depender menos do petróleo. A nação busca impulsionar áreas como o turismo. Essa iniciativa é chamada Saudi Vision 2030.
Uma construção que valoriza as raízes sauditas
Entre as futuras atrações está o museu Asaan Misk Heritage. Sua construção será feita como forma de homenagear as tradições do país. A edificação ficará em Diriyah, uma cidade localizada perto da capital saudita, Riad. A ideia é que todo o design do prédio seja criado a partir de tijolos de barro provenientes da região. Os trabalhos de construção começaram recentemente. As autoridades sauditas não informaram um prazo para a inauguração do museu.
-
A 392 metros sob o mar, custando € 1,9 bilhão e com 26,7 km de extensão, o maior túnel rodoviário subaquático do mundo ficará na Noruega e já começou a ser construído
-
Obra monumental completamente abandonada no Brasil: com 9 mil m² de esqueleto de aço exposto desde 1998, colosso inacabado na Avenida Leste-Oeste virou um esqueleto urbano que domina a paisagem de Londrina há mais de 25 anos
-
Com 1,76 milhão de m² de área construída, 500 metros de comprimento, 400 de largura, este megaprojeto é o edifício mais largo do mundo, abriga um parque aquático, hotéis, cinemas e até uma praia artificial sob um céu digital que nunca escurece
-
Com 581 metros, prédio mais alto dos EUA superará o One World Trade Center, será o 6º mais alto do planeta e terá 4 torres interligadas
A técnica milenar da construção com barro no deserto
A construção do museu será feita a partir de um método bastante tradicional. O uso de tijolos de barro visa refrescar o ambiente em meio ao deserto. O método consiste na mistura de argila, palha e água. Essa mistura foi cozida ao Sol para endurecê-la. No entanto, não foram divulgados maiores detalhes do projeto de construção.
Exposições imersivas e preservação cultural
O Asaan Misk Heritage Museum foi projetado pela Zaha Hadid Architects. No total, o espaço terá 40 mil metros quadrados. Contará com três pátios sombreados. Haverá diversas alas: Educacional, Artística e Administrativa. A ideia é que o museu abrigue extensas coleções de artefatos culturais. Isso ocorrerá por meio de exposições e exibições imersivas. Também está planejado um laboratório de conservação. Ele será usado para restaurar e preservar objetos antigos e obras de arte do país.
Com informações de: Olhar Digital