Apple redefine inovação: de carros autônomos a robôs domésticos. Tecnologia avançada e IA se unem para criar assistentes únicos
Apple deixa para trás seu carro elétrico autônomo, mas pensa em dar à luz a um robô doméstico. O carro autônomo cancelado e seu atual investimento em inteligência artificial seriam as bases perfeitas para se aventurar na robótica doméstica.
Apple estaria trabalhando em um robô doméstico. Seus principais rivais já se aventuraram com mordomos ou pets artificiais como Astro, o robô da Amazon. Esse novo projeto seria o próximo grande salto da empresa após se aventurar na realidade mista com os óculos Vision Pro que foram vistos na Espanha.
Sua robótica doméstica herdaria parte da tecnologia desenvolvida para seu fracassado carro autônomo e se beneficiaria dos avanços em inteligência artificial que a empresa prepara para este ano.
- Revolução da energia de fusão: startup recria a estrutura do Sol para gerar energia ilimitada na Terra
- NASA revela descoberta bombástica: evidências de vida passada em Marte podem mudar tudo o que sabemos
- Nova arma de micro-ondas da China pode neutralizar drones inimigos a até 3 km de distância
- Elon Musk quer internet em Marte! O bilionário planeja criar sistema semelhante ao Starlink para o Planeta Vermelho
Pressão por Inovação
O fabricante do iPhone estaria sob crescente pressão para encontrar novas fontes de receita, afirmou o analista Mark Gurman em um artigo para a Bloomberg, onde detalha este novo plano interno. Desde a revolução provocada no mercado por Steve Jobs com o iPhone, a empresa explora novos caminhos a serem explorados. Antes de cancelar o Apple Car, considerou o futuro em três áreas: automotiva, doméstica e realidade mista.
Embora ainda em uma fase muito inicial, seus engenheiros teriam explorado um robô móvel capaz de assistir e seguir pessoas dentro de casa. No entanto, a notícia, que ainda não foi oficialmente confirmada, não teria impressionado o mercado de ações, que subiu menos de 1% para 169,65 dólares ao fechar em Nova York. Esse desinteresse poderia influenciar a decisão final da empresa de prosseguir ou não com este projeto.
Tecnologia Herdada do Apple Car
Não seria a primeira vez que a Apple reaproveitaria o que conseguiu no desenvolvimento do Apple Car em outros dispositivos. O motor neuronal que permite executar inteligência artificial nos iPhones e Macs, nasceu originalmente para o carro. A tecnologia criada para usar a realidade virtual durante a condução também tem servido de base para as Vision Pro.
O sistema operacional do carro também poderia ser adaptado para esses novos robôs. Em seu site, a Apple publicou ofertas de trabalho para perfis relacionados com a robótica: “Buscamos pesquisadores e engenheiros de robótica e aprendizado de máquina inovadores e trabalhadores que nos ajudem a pesquisar, definir e desenvolver experiências e sistemas robóticos inteligentes complexos no mundo real”.
Desafios e Competição
Gurman menciona outra proposta, menos realista, que teria rondado a cabeça dos funcionários da Apple: um robô que faça tarefas domésticas como limpar os pratos da pia. O Google também se aventurou neste complicado mundo de aspirar, fazer a lavanderia e cozinhar em projetos onde colabora com instituições como a Universidade de Stanford. No entanto, trabalhos como este e Alfie, demonstram o desafio que ainda é pedir às máquinas que cuidem de tarefas tão mundanas como dobrar lençóis.
Por enquanto, sem uma ideia clara de quando ou como este robô doméstico da Apple seria revelado, seu maior rival é o Roomba. Os robôs aspiradores são as máquinas autônomas mais difundidas nos lares. Eles realizam múltiplas funções, mas muito específicas e se conectam com telefones ou alto-falantes inteligentes para uma gestão.