A nova ferrovia da companhia seria projetada para ligar as regiões de Três Lagoas e Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul. A ANTT irá agora deliberar sobre o projeto de construção do ativo, solicitado pela Suzano Celulose.
Para esta sexta-feira, (20/01), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) está se preparando para, nos próximos dias, decidir quanto aos pedidos da Suzano. A companhia solicitou a construção de uma nova ferrovia entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul. Até o momento, o projeto não foi aprovado ainda pela agência, devido aos conflitos que podem existir com a construção do ativo.
Agência Nacional de Transportes Terrestres analisará os possíveis cenários da construção de uma nova ferrovia da Suzano e seus impactos no mercado de transportes do Mato Grosso do Sul
Após um ano com os pedidos da companhia Suzano parados, a ANTT se voltará para a deliberação do projeto de construção da nova ferrovia no Mato Grosso do Sul.
Estão previstos no projeto 136 quilômetros de ferrovia entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado e ramal ferroviário de 24,7 quilômetros no município de Três Lagoas.
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Os investimentos previstos para o projeto total somam mais de R$ 1,27 bilhão, um alto valor para o setor ferroviário nacional.
Estas análises ocorrem após a autarquia alterar algumas regras das concessões ao publicar no Diário Oficial da União no dia 2 de setembro do ano passado a Resolução 5.987.
As novas regras da ANTT determinam que ela deve analisar os possíveis conflitos entre o novo projeto e as infraestruturas já existentes na área, resultando no indeferimento dos pedidos.
O Ministério dos Transportes também realizou alguns pedidos para explorar o trecho previsto no projeto da construção de uma nova ferrovia da Suzano.
Dessa forma, conseguir a aprovação para o empreendimento se torna ainda mais distante da companhia ferroviária.
É que a Eldorado Celulose já assinou em dezembro de 2021 contrato com a ANTT para construir linha férrea interligando as duas cidades, com extensão de 88,9 quilômetros e investimentos de R$ 890 milhões.
Isso faz com que a companhia possua prioridade na construção conforme as novas regras da norma da agência.
A resolução cria uma brecha para que os pedidos pendentes com mesmo traçado tenham dificuldades técnicas para serem obtidos.
ANTT analisa projeto de construção de ferrovia dedicado a “shortline” em Três Lagoas, enviado também pela companhia
Além do pleito da ferrovia com investimentos bilionários prevista pela Suzano, a ANTT analisa outra proposta da companhia atualmente.
Trata-se de um ramal ferroviário dedicado a “shortline” de 24,7 quilômetros no município de Três Lagoas, que vai interligar o Arco do Contorno da Rumo Malho Oeste (RMO) e a duas unidades de produção de celulose.
O projeto de construção é menor e possui investimentos previstos na casa dos R$ 170 milhões caso seja aprovado.
A Suzano explicou que o projeto “inicia-se em linha paralela ao atual arco do contorno de Três Lagoas em trecho a ser ajustado para bitola mista, possuirá uma extensão local para funcionar como pátio de entrada-espera com um comprimento útil de 1.800 m”.
Caso esse projeto seja aprovado pela ANTT, a empresa terá um total de três requerimentos aceitos pela agência.
Isso, pois em janeiro de 2022, a agência autorizou a empresa assinar contrato para construir 231 quilômetros de ferrovia ligando Ribas do Rio Pardo a Inocência.
Agora, a Suzano aguarda a deliberação da ANTT quanto ao futuro do seu projeto de construção da nova ferrovia no Mato Grosso do Sul.