1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Após finalizar perfuração, Karoon Energy se prepara para iniciar produção de petróleo no primeiro trimestre de 2023 no Campo de Patola
Tempo de leitura 3 min de leitura

Após finalizar perfuração, Karoon Energy se prepara para iniciar produção de petróleo no primeiro trimestre de 2023 no Campo de Patola

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 18/01/2023 às 14:29
A companhia finalizou a fase de perfuração com sucesso e sem incidentes ambientais ou operacionais na área da Bacia de Santos. A Karoon Energy está se preparando para dar início à produção de petróleo no Campo de Patola já neste primeiro trimestre do ano.
Fonte: Getty Images

A companhia finalizou a fase de perfuração com sucesso e sem incidentes ambientais ou operacionais na área da Bacia de Santos. A Karoon Energy está se preparando para dar início à produção de petróleo no Campo de Patola já neste primeiro trimestre do ano.

A operadora australiana de óleo e gás Karoon Energy está investindo cada vez mais no avanço de seus projetos de exploração no setor brasileiro. A expectativa da companhia é dar início à perfuração e produção de petróleo no Campo de Patola, localizado na Bacia de Santos, ainda neste primeiro trimestre de 2023. A instalação de poços e árvores de natal já foi finalizada nos dois poços, abrindo espaço para a produção do combustível.

Karoon Energy pretende dar início à produção de petróleo nos poços do Campo de Patola anda neste primeiro trimestre de 2023

Avançando cada vez mais em seu projeto de exploração e produção de combustíveis na região da Bacia de Santos em 2023, a Karoon Energy se prepara para mais um passo na campanha.

Após a conclusão, com sucesso, da perfuração de poços na área do Campo de Patola, a empresa está se mobilizando para dar início à produção de petróleo no ativo neste final do primeiro trimestre de 2023.

A sonda de perfuração Noble Developer concluiu todas as atividades de perfuração e completação no campo, abrindo assim espaço para os próximos passos na campanha de exploração do ativo.

Além disso, a instalação dos poços e árvores de natal nos dois poços de desenvolvimento no Campo de Patola foi finalizada recentemente, sem problemas operacionais ou ambientais no processo.

Dessa forma, a Karoon Energy pode voltar seus investimentos para a próxima fase do projeto de produção de petróleo no local.

Para isso, ela terá que realizar algumas instalações de infraestrutura submarina restante na área da Bacia de Santos, linhas de fluxo, umbilicais e outras tubulações necessárias para conectar os poços ao FPSO Cidade de Itajaí.

A sonda de perfuração da companhia está sendo levada para o local do poço BAN-1, para então passar por um processo de intervenção de reabertura de uma zona inferior do poço, que anteriormente se encontrava em produção.

Essa será a quarta intervenção no Campo de Patola, marcando a finalização dessa fase por parte da Karoon Energy, que focará agora em toda a infraestrutura necessária para o início da produção dos combustíveis.

Companhia comemora sucesso no projeto da Bacia de Santos e se prepara para novas perfurações de poços de petróleo no Campo de Neon 

A companhia Karoon Energy comemorou o sucesso nas operações realizadas na Bacia de Santos nos últimos meses, principalmente em relação à minimização dos problemas ambientais nas operações.

Ela ainda destaca que o Campo de Patola continua no caminho certo para iniciar a produção de petróleo durante o primeiro trimestre de 2023, sem muitos problemas a serem encontrados no caminho.

Os resultados dessas operações são frutos de um esforço coletivo de toda a equipe técnica e operacional da companhia de óleo e gás.

Após a finalização das operações no Campo de Patola, na Bacia de Santos, a Karoon Energy irá deslocar a sonda Noble Developer para o campo de Neon, onde a embarcação irá perfurar o primeiro poço de controle da área.

A empresa está buscando todas as autorizações necessárias das autoridades locais para seguir com o projeto.

“O recebimento das aprovações ambientais finais para a perfuração de Neon foi impactado pela recente mudança da administração federal no Brasil. Consequentemente, faremos a intervenção final prevista no campo de Baúna, no poço BAN-1, antes de passarmos para Neon”, disse o CEO da Karoon, Julian Fowles.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos