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Após 2 anos atracado, navio GIGANTE NM Luiz é finalmente removido do Porto do Rio em operação complexa e histórica

Escrito por Caio Aviz
Publicado em 23/10/2024 às 10:45
Navio de carga São Luiz no porto - Foto de Carlos Oliveira
O navio de carga São Luiz fotografado por Carlos Oliveira, atracado no porto, com montanhas ao fundo.

Depois de quase dois anos parado, o navio gigante NM Luiz, antigo São Luiz, foi removido do Porto do Rio de Janeiro em uma operação que durou quatro horas e meia, sendo concluída de maneira bem-sucedida.

Um processo longo e desafiador termina com a saída do NM Luiz

A desatracação do navio gigante NM Luiz, realizada na manhã de domingo, 13 de outubro, foi uma operação complexa que envolveu múltiplos agentes portuários, quatro rebocadores azimutais, e o uso de equipes especializadas, sob a coordenação da PortosRio e da Praticagem-RJ. O navio, que havia permanecido atracado no Porto do Rio de Janeiro desde 2022, finalmente pôde seguir viagem rumo à Turquia, encerrando um longo período de imobilização devido a complicações jurídicas e técnicas.

O episódio que manteve o navio parado por tanto tempo teve início com uma colisão envolvendo a Ponte Rio-Niterói, em 2022. A embarcação ficou presa a um imbróglio judicial que dificultou sua retirada do porto. Apenas após ser arrematado em leilão pelo armador turco Rota Shipping, foi possível começar os preparativos para sua saída. Esses preparativos incluíram reparos na estrutura do navio e a realização de uma série de procedimentos de segurança para garantir que sua partida fosse realizada sem colocar em risco o tráfego marítimo local e a integridade ambiental da Baía de Guanabara.

A operação de retirada do NM Luiz foi um sucesso

O início da operação ocorreu às 7 horas, com a movimentação da embarcação coordenada de forma precisa pelas equipes responsáveis. Quatro rebocadores azimutais desempenharam um papel fundamental, garantindo que o navio pudesse ser removido com segurança, apesar das dificuldades inerentes à manobra. A desatracação foi concluída às 11h30, quando o NM Luiz cruzou a poligonal do porto, encerrando, assim, sua estada prolongada no Rio de Janeiro.

A PortosRio destacou o sucesso dessa operação, que, além de encerrar uma situação delicada para o porto, demonstrou o compromisso contínuo da entidade com a segurança e eficiência de suas operações marítimas. A Praticagem-RJ, responsável pelo apoio técnico às manobras dos navios, também foi fundamental para o sucesso da retirada.

O navio, agora sob nova gestão, seguirá sua rota até a Turquia, onde será integrado à frota do armador turco que o adquiriu.

Um processo judicial que atrasou a remoção

A permanência prolongada do NM Luiz no Porto do Rio de Janeiro foi resultado direto de uma disputa judicial que se estendeu por mais de um ano. Em 2022, o navio envolveu-se em um acidente ao colidir com a Ponte Rio-Niterói, causando danos à estrutura e à embarcação. A partir desse incidente, a embarcação foi apreendida e submetida a um processo judicial que impediu sua remoção imediata do porto.

O leilão do navio foi a solução encontrada para resolver o impasse. Após meses de negociações, a embarcação foi arrematada pelo armador turco Rota Shipping, que assumiu o compromisso de preparar o NM Luiz para sua jornada até a Turquia. Durante esse período, a Rota Shipping implementou uma série de procedimentos de segurança e reparos estruturais para garantir que o navio pudesse deixar o porto sem causar transtornos ao tráfego marítimo da região.

Preparativos para garantir uma saída segura

Antes da desatracação, o NM Luiz passou por uma série de ajustes técnicos e estruturais para garantir que sua retirada do porto ocorresse de forma segura e sem impactos ao meio ambiente. O porto e a Praticagem-RJ trabalharam em conjunto com especialistas para avaliar todos os riscos e elaborar um plano que garantisse a integridade das operações na Baía de Guanabara.

Essa fase de preparação incluiu a revisão completa dos sistemas da embarcação, bem como o planejamento cuidadoso das rotas de saída do porto. A operação envolveu não apenas a coordenação de quatro rebocadores azimutais, mas também a análise detalhada das condições climáticas e marítimas para garantir que o momento da retirada fosse o mais seguro possível.

A PortosRio, órgão responsável por coordenar as atividades do porto, ressaltou que o sucesso da operação é um reflexo de seu compromisso com a segurança e a preservação ambiental. A remoção de uma embarcação dessa magnitude, após um longo período de inatividade, exige precisão e experiência, e a PortosRio assegurou que todos os cuidados foram tomados para evitar qualquer incidente.

Consequências ambientais evitadas

A Baía de Guanabara, um dos mais importantes ecossistemas do Brasil, foi uma das principais preocupações durante os preparativos para a saída do NM Luiz. Como parte dos esforços de mitigação de riscos, foram realizados estudos de impacto ambiental e medidas preventivas foram implementadas para assegurar que a movimentação do navio não resultasse em poluição ou danos ao ecossistema local.

A operação foi conduzida de acordo com as regulamentações ambientais mais rígidas, com monitoramento constante durante todo o processo. A PortosRio e a Praticagem-RJ garantiram que a embarcação estava em plenas condições para navegar, minimizando, assim, os riscos de vazamento de óleo ou outros incidentes ambientais.

O papel estratégico da PortosRio e da Praticagem-RJ

A PortosRio, responsável pela gestão do Porto do Rio de Janeiro, foi fundamental para o sucesso da operação. Com uma vasta experiência na coordenação de operações portuárias, a entidade assegurou que todos os detalhes fossem minuciosamente planejados para evitar qualquer contratempo. Desde a mobilização dos rebocadores até a supervisão das equipes especializadas, a PortosRio desempenhou um papel essencial.

Por sua vez, a Praticagem-RJ, organização responsável pela condução técnica das manobras de embarcações na Baía de Guanabara, assegurou que o plano fosse executado de forma precisa. O envolvimento de práticos com ampla experiência garantiu que a manobra fosse realizada com a máxima segurança.

Impacto no setor portuário do Rio de Janeiro

A remoção do NM Luiz não apenas solucionou uma questão jurídica que se arrastava por quase dois anos, mas também abriu espaço para o porto continuar suas atividades sem restrições. A estada prolongada do navio havia criado um gargalo nas operações portuárias, impactando o fluxo de mercadorias e o aproveitamento das instalações do porto.

Agora, com o navio liberado, o Porto do Rio de Janeiro pode retomar plenamente suas operações, garantindo maior eficiência no escoamento de cargas e no trânsito de embarcações. Essa remoção também destaca a importância da eficiência nas operações portuárias, que são vitais para o comércio marítimo e o desenvolvimento econômico da região.

A saída do NM Luiz do Porto do Rio de Janeiro representa o fim de uma saga judicial e logística que durou quase dois anos. A operação foi um sucesso graças à coordenação eficaz entre a PortosRio, a Praticagem-RJ e as equipes especializadas envolvidas. Além de solucionar uma questão judicial, a remoção do navio reafirma o compromisso do porto com a segurança e a preservação ambiental.

Portos e operações marítimas complexas como essa reforçam a importância de uma gestão eficiente, tanto para o fluxo de mercadorias quanto para a proteção dos ecossistemas locais. O sucesso da operação, amplamente elogiada, serve como exemplo de boas práticas para outros portos ao redor do mundo.

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Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, com foco em petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração e economia. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo.

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