1. Início
  2. / Construção
  3. / Após desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, uma nova estrutura está sendo construída (entre Maranhão e Tocantins) e deverá ser finalizada em dezembro de 2025
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Após desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, uma nova estrutura está sendo construída (entre Maranhão e Tocantins) e deverá ser finalizada em dezembro de 2025

Publicado em 10/05/2025 às 10:52
A nova ponte entre Tocantins e Maranhão, com 20% das obras concluídas, substituirá a estrutura que desabou em 2024, trazendo maior segurança e eficiência, com previsão de entrega até dezembro de 2025.
A nova ponte entre Tocantins e Maranhão, com 20% das obras concluídas, substituirá a estrutura que desabou em 2024, trazendo maior segurança e eficiência, com previsão de entrega até dezembro de 2025. Imagem: DNIT
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A nova ponte entre Tocantins e Maranhão, com 20% das obras concluídas, substituirá a estrutura que desabou em 2024, trazendo maior segurança e eficiência, com previsão de entrega até dezembro de 2025.

A construção da nova ponte que ligará os estados do Tocantins e Maranhão, na BR-226, alcançou 20% de progresso, conforme informações divulgadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A estrutura substituirá a antiga Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou tragicamente em dezembro de 2024, resultando na morte de 17 pessoas.

Com previsão de entrega para dezembro de 2025, a nova ponte promete ser mais robusta e extensa, trazendo mais segurança e eficiência para a região.

O desabamento trágico e a necessidade da nova ponte

O colapso da antiga ponte, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, foi um evento devastador.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Naquele dia, por volta das 14h50, a estrutura cedeu enquanto veículos atravessavam, provocando um acidente fatal.

Naquele momento, caminhonetes, carros, motos e caminhões caíram no rio, resultando em 14 mortes, três desaparecidos e apenas uma sobrevivente.

O acidente teve repercussão nacional, principalmente pela presença de veículos que transportavam cargas perigosas, como ácido sulfúrico e agrotóxicos, aumentando ainda mais o risco da tragédia.

Em função dessa tragédia, a decisão do governo federal foi pela construção de uma nova ponte, mais segura e com melhores especificações.

A obra está sendo realizada entre os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão.

Avanços na construção

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que os trabalhos avançaram com 20% de execução, com foco em diversas etapas estruturais.

Até o momento, foram realizadas as fundações e os pilares dos trechos em vigas pré-moldadas. A obra envolve a construção de 26 fundações e 26 pilares, com 16 fundações e 12 pilares já concluídos.

Além disso, uma fundação e seis pilares estão em andamento e a expectativa é que essa fase seja finalizada até o fim de junho deste ano.

A nova estrutura da ponte será 100 metros mais longa que a anterior, totalizando 630 metros de extensão.

O vão livre será de 154 metros, aumentando a segurança e a fluidez do tráfego.

Com a previsão de entrega até 22 de dezembro de 2025, o governo federal investirá R$ 171,9 milhões no projeto, que promete melhorar significativamente a conectividade entre as duas regiões.

A ponte contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, além de dois acostamentos de três metros.

O projeto inclui também barreiras de proteção, passeios para pedestres e guarda-corpos em ambas as extremidades do tabuleiro. Tais melhorias visam garantir uma travessia mais segura, tanto para motoristas quanto para pedestres.

Demolição da antiga estrutura e expectativa para a continuação da obra

Após o trágico desabamento, as partes remanescentes da antiga Ponte Juscelino Kubitschek foram implodidas em fevereiro de 2025, utilizando 250 kg de explosivos.

A demolição durou cerca de 15 segundos e foi uma etapa crucial para dar início à construção da nova ponte.

Agora, os trabalhos aguardam a aprovação da segunda etapa, que envolve as travessas e a superestrutura, além das fundações e pilares do trecho em balanço sucessivo.

O Dnit prevê a execução de 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, que serão essenciais para a conclusão do novo projeto.

O desenvolvimento da obra continua com a expectativa de que a nova ponte traga não apenas mais segurança, mas também maior eficiência no tráfego entre os estados do Tocantins e Maranhão.

Fonte: g1

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x