A nova ponte entre Tocantins e Maranhão, com 20% das obras concluídas, substituirá a estrutura que desabou em 2024, trazendo maior segurança e eficiência, com previsão de entrega até dezembro de 2025.
A construção da nova ponte que ligará os estados do Tocantins e Maranhão, na BR-226, alcançou 20% de progresso, conforme informações divulgadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A estrutura substituirá a antiga Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou tragicamente em dezembro de 2024, resultando na morte de 17 pessoas.
Com previsão de entrega para dezembro de 2025, a nova ponte promete ser mais robusta e extensa, trazendo mais segurança e eficiência para a região.
O desabamento trágico e a necessidade da nova ponte
O colapso da antiga ponte, ocorrido em 22 de dezembro de 2024, foi um evento devastador.
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Naquele dia, por volta das 14h50, a estrutura cedeu enquanto veículos atravessavam, provocando um acidente fatal.
Naquele momento, caminhonetes, carros, motos e caminhões caíram no rio, resultando em 14 mortes, três desaparecidos e apenas uma sobrevivente.
O acidente teve repercussão nacional, principalmente pela presença de veículos que transportavam cargas perigosas, como ácido sulfúrico e agrotóxicos, aumentando ainda mais o risco da tragédia.
Em função dessa tragédia, a decisão do governo federal foi pela construção de uma nova ponte, mais segura e com melhores especificações.
A obra está sendo realizada entre os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão.
Avanços na construção
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que os trabalhos avançaram com 20% de execução, com foco em diversas etapas estruturais.
Até o momento, foram realizadas as fundações e os pilares dos trechos em vigas pré-moldadas. A obra envolve a construção de 26 fundações e 26 pilares, com 16 fundações e 12 pilares já concluídos.
Além disso, uma fundação e seis pilares estão em andamento e a expectativa é que essa fase seja finalizada até o fim de junho deste ano.
A nova estrutura da ponte será 100 metros mais longa que a anterior, totalizando 630 metros de extensão.
O vão livre será de 154 metros, aumentando a segurança e a fluidez do tráfego.
Com a previsão de entrega até 22 de dezembro de 2025, o governo federal investirá R$ 171,9 milhões no projeto, que promete melhorar significativamente a conectividade entre as duas regiões.
A ponte contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, além de dois acostamentos de três metros.
O projeto inclui também barreiras de proteção, passeios para pedestres e guarda-corpos em ambas as extremidades do tabuleiro. Tais melhorias visam garantir uma travessia mais segura, tanto para motoristas quanto para pedestres.
Demolição da antiga estrutura e expectativa para a continuação da obra
Após o trágico desabamento, as partes remanescentes da antiga Ponte Juscelino Kubitschek foram implodidas em fevereiro de 2025, utilizando 250 kg de explosivos.
A demolição durou cerca de 15 segundos e foi uma etapa crucial para dar início à construção da nova ponte.
Agora, os trabalhos aguardam a aprovação da segunda etapa, que envolve as travessas e a superestrutura, além das fundações e pilares do trecho em balanço sucessivo.
O Dnit prevê a execução de 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, que serão essenciais para a conclusão do novo projeto.
O desenvolvimento da obra continua com a expectativa de que a nova ponte traga não apenas mais segurança, mas também maior eficiência no tráfego entre os estados do Tocantins e Maranhão.
Fonte: g1