1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Após aliança estratégica, estaleiro chinês CIMC Raffles constroi casco das plataformas P-84 e P-85 para Petrobras
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Após aliança estratégica, estaleiro chinês CIMC Raffles constroi casco das plataformas P-84 e P-85 para Petrobras

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/07/2024 às 15:00
petrobras, estaleiro, plataformas, China
Foto: reprodução diáriodocomércio

Parceria internacional reforça capacidade tecnológica e sustentabilidade na exploração offshore brasileira!

A indústria naval chinesa celebra uma nova conquista com o estaleiro CIMC Raffles assegurando contratos para a construção dos cascos das plataformas P-84 e P-85 da Petrobras. Estes navios-plataformas, destinados aos campos de petróleo Atapu e Sépia na Bacia de Santos, são projetados para produzir até 225 mil barris de petróleo por dia cada, de acordo com o site Petronoticias.

Escolha da Seatrium e assinatura de contratos com a Petrobras

A Seatrium foi selecionada pela Petrobras para liderar a construção das duas unidades FPSO. O contrato foi assinado por diretores da Petrobras um dia antes da posse da então recém-indicada presidente Magda Chambriard, sem o seu conhecimento prévio.

Os contratos com o estaleiro CIMC Raffles incluem a engenharia, suprimento e construção dos cascos dos FPSOs P-84 e P-85, além do fornecimento de quartos de moradia e o módulo M15B. A CIMC Raffles planeja integrar tecnologias avançadas nas plataformas, como eliminação zero de queima e ventilação rotineira, acionamentos de velocidade variável, medidas de controle de emissões e captura de CO2. As plataformas utilizarão um conceito totalmente elétrico para aumentar a eficiência na geração de energia, visando reduzir em 30% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa.

Confira como é construída uma plataforma FPSO

Impacto no conteúdo nacional e produção das plataformas da Petrobras

O início da produção das plataformas P-84 e P-85 está previsto para 2029, fora do atual Planejamento Estratégico da Petrobras (2024-2028). A expectativa é de que a P-84 tenha 20% de conteúdo nacional, enquanto a P-85 terá 25%. Aos estaleiros brasileiros, caberá, provavelmente, a construção de módulos ou a realização de serviços de comissionamento.

No Brasil, a Seatrium opera os estaleiros BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), e Jurong Aracruz, em Aracruz (ES). A parceria com a CIMC Raffles e a implementação de tecnologias avançadas reforçam a capacidade da Seatrium de liderar projetos complexos e inovadores no setor de óleo e gás.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x