1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Após aliança estratégica, estaleiro chinês CIMC Raffles constroi casco das plataformas P-84 e P-85 para Petrobras
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Após aliança estratégica, estaleiro chinês CIMC Raffles constroi casco das plataformas P-84 e P-85 para Petrobras

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 13/07/2024 às 15:00
petrobras, estaleiro, plataformas, China
Foto: reprodução diáriodocomércio
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Parceria internacional reforça capacidade tecnológica e sustentabilidade na exploração offshore brasileira!

A indústria naval chinesa celebra uma nova conquista com o estaleiro CIMC Raffles assegurando contratos para a construção dos cascos das plataformas P-84 e P-85 da Petrobras. Estes navios-plataformas, destinados aos campos de petróleo Atapu e Sépia na Bacia de Santos, são projetados para produzir até 225 mil barris de petróleo por dia cada, de acordo com o site Petronoticias.

Escolha da Seatrium e assinatura de contratos com a Petrobras

A Seatrium foi selecionada pela Petrobras para liderar a construção das duas unidades FPSO. O contrato foi assinado por diretores da Petrobras um dia antes da posse da então recém-indicada presidente Magda Chambriard, sem o seu conhecimento prévio.

Os contratos com o estaleiro CIMC Raffles incluem a engenharia, suprimento e construção dos cascos dos FPSOs P-84 e P-85, além do fornecimento de quartos de moradia e o módulo M15B. A CIMC Raffles planeja integrar tecnologias avançadas nas plataformas, como eliminação zero de queima e ventilação rotineira, acionamentos de velocidade variável, medidas de controle de emissões e captura de CO2. As plataformas utilizarão um conceito totalmente elétrico para aumentar a eficiência na geração de energia, visando reduzir em 30% a intensidade das emissões de gases de efeito estufa.

Confira como é construída uma plataforma FPSO

YouTube Video

Impacto no conteúdo nacional e produção das plataformas da Petrobras

O início da produção das plataformas P-84 e P-85 está previsto para 2029, fora do atual Planejamento Estratégico da Petrobras (2024-2028). A expectativa é de que a P-84 tenha 20% de conteúdo nacional, enquanto a P-85 terá 25%. Aos estaleiros brasileiros, caberá, provavelmente, a construção de módulos ou a realização de serviços de comissionamento.

No Brasil, a Seatrium opera os estaleiros BrasFELS, em Angra dos Reis (RJ), e Jurong Aracruz, em Aracruz (ES). A parceria com a CIMC Raffles e a implementação de tecnologias avançadas reforçam a capacidade da Seatrium de liderar projetos complexos e inovadores no setor de óleo e gás.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x