A diferença é que a multinacional Audi, do Grupo Volkswagen, trata o ocorrido como uma suspensão, e não um encerramento definitivo da produção no Brasil.
Após a grande a saída da montadora Ford do Brasil, Audi a automobilística alemã que faz parte do grupo Volkswagen, também anunciou interromper a produção de carros no Brasil por tempo indeterminado. O anúncio ocorreu na última sexta (12/02). Procurando emprego? Recrutamento e seleção para vagas offshore e onshore em Macaé, Rio das Ostras, Itaboraí e ES, hoje 16 de fevereiro
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Os carros da Audi eram montados nas fábricas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), e agora restam apenas 30 unidades em concessionárias antes do fim do estoque.
Essa decisão chega certo tempo depois de duas concorrentes, a Mercedes e a Ford, anunciarem a saída do mercado brasileiro. De acordo com informações do Auto Esporte, a diferença é que a marca do Grupo Volkswagen trata o ocorrido como uma suspensão, e não um encerramento definitivo da produção nacional.
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Vale lembrar que a Audi já paralisou a montagem do único modelo fabricado no Brasil, o A3 Sedan, no último mês de dezembro. Na ocasião, a empresa ainda retirou o automóvel de sua página online para oficializar a saída do veículo do mercado.
O embaraço da Audi no Brasil
Em comunicado, a Audi explicou que o principal fator agora é a devolução dos créditos de IPI. De acordo com a montadora, o governo deve R$ 289 milhões às três alemãs premium que abriram linhas de montagem no país. O valor se refere a benefícios oferecidos pelo governo em troca da produção nacional de carros da Audi, BMW e Mercedes.
“Boa parte dessa decisão passa pela definição do que irá ocorrer com os créditos de IPI acumulados durante os anos de Inovar-Auto e que não foram integralmente devolvidos.”
A Audi diz ainda que fez “todos os estudos necessários para trazer um novo modelo para a nossa linha de produção”, indicando que a decisão final caberá à matriz, levando em conta fatores locais, incluindo o imbróglio do IPI.
Anteriormente, a Audi deixou de fabricar carros no país entre 2006 e 2015. A fábrica em São José dos Pinhais por enquanto deve ser utilizada pela Volkswagen.
Atualmente a fábrica é responsável pela montagem do Fox e do T-Cross. A unidade é cotada para receber a linha da inédita Tarok, picape monobloco feita sobre a plataforma do Polo para concorrer com a Fiat Toro.