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Após a saída da Ford do país, a multinacional Audi que pertence ao Grupo Volkswagen, anunciou interromper sua linha de montagem de veículos no Brasil

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 17/02/2021 às 10:10
Atualizado em 12/04/2021 às 08:21
Audi - Volkswagen - produção - veículos
Trabalhador em fábrica da Audi do grupo Volkswagen

A diferença é que a multinacional Audi, do Grupo Volkswagen, trata o ocorrido como uma suspensão, e não um encerramento definitivo da produção no Brasil.

Após a grande a saída da montadora Ford do Brasil, Audi a automobilística alemã que faz parte do grupo Volkswagen, também anunciou interromper a produção de carros no Brasil por tempo indeterminado. O anúncio ocorreu na última sexta (12/02). Procurando emprego? Recrutamento e seleção para vagas offshore e onshore em Macaé, Rio das Ostras, Itaboraí e ES, hoje 16 de fevereiro

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Os carros da Audi eram montados nas fábricas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), e agora restam apenas 30 unidades em concessionárias antes do fim do estoque.

Essa decisão chega certo tempo depois de duas concorrentes, a Mercedes e a Ford, anunciarem a saída do mercado brasileiro. De acordo com informações do Auto Esporte, a diferença é que a marca do Grupo Volkswagen trata o ocorrido como uma suspensão, e não um encerramento definitivo da produção nacional.

Vale lembrar que a Audi já paralisou a montagem do único modelo fabricado no Brasil, o A3 Sedan, no último mês de dezembro. Na ocasião, a empresa ainda retirou o automóvel de sua página online para oficializar a saída do veículo do mercado.

O embaraço da Audi no Brasil

Em comunicado, a Audi explicou que o principal fator agora é a devolução dos créditos de IPI. De acordo com a montadora, o governo deve R$ 289 milhões às três alemãs premium que abriram linhas de montagem no país. O valor se refere a benefícios oferecidos pelo governo em troca da produção nacional de carros da Audi, BMW e Mercedes.

“Boa parte dessa decisão passa pela definição do que irá ocorrer com os créditos de IPI acumulados durante os anos de Inovar-Auto e que não foram integralmente devolvidos.”

A Audi diz ainda que fez “todos os estudos necessários para trazer um novo modelo para a nossa linha de produção”, indicando que a decisão final caberá à matriz, levando em conta fatores locais, incluindo o imbróglio do IPI.

Anteriormente, a Audi deixou de fabricar carros no país entre 2006 e 2015. A fábrica em São José dos Pinhais por enquanto deve ser utilizada pela Volkswagen.

Atualmente a fábrica é responsável pela montagem do Fox e do T-Cross. A unidade é cotada para receber a linha da inédita Tarok, picape monobloco feita sobre a plataforma do Polo para concorrer com a Fiat Toro.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

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