1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Após 48 anos de mercado, clássico Lada Niva recebe um NOVO motor mais potente e eficiente para 2024
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 11 comentários

Após 48 anos de mercado, clássico Lada Niva recebe um NOVO motor mais potente e eficiente para 2024

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 16/12/2024 às 12:47
Após 48 anos de mercado, clássico Lada Niva recebe um NOVO motor mais potente e eficiente para 2024
O novo motor 1.8 do Lada Niva entrega 90 cavalos de potência e torque de 15,3 kgfm, oferecendo mais desempenho e eficiência em relação ao antigo 1.7. Essa atualização moderniza o clássico, alinhando-o às normas de emissão e tornando-o mais competitivo nos mercados atuais.
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
11 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Com quase meio século de história, o icônico jipe 4×4 da era soviética finalmente ganha um novo motor 1.8, com 90 cavalos e mais eficiência, prometendo modernizar o clássico sem perder sua essência robusta.

Se você acha que carros são apenas máquinas, o Lada Niva vai te provar o contrário. Esse jipe russo, lançado em 1976, não é só um veículo, mas um verdadeiro sobrevivente. Em uma época em que a Guerra Fria ainda ditava o rumo do mundo, ele surgiu como símbolo de robustez e simplicidade. Hoje, 48 anos depois, o clássico russo se prepara para uma revolução: um novo motor.

Lançado pela AvtoVAZ no auge da União Soviética, o Lada Niva foi projetado para enfrentar terrenos difíceis. E ele faz isso como ninguém! Enquanto outros carros evoluíram drasticamente, o Niva manteve sua essência – é como aquele velho amigo que não muda, mas está sempre pronto para te ajudar. Isso explica por que ele continua relevante, mesmo em um mercado cada vez mais tecnológico.

A popularidade do Niva está em sua simplicidade e durabilidade. Precisa cruzar lama, neve ou areia? Ele está pronto. Precisa de peças baratas e fáceis de encontrar? Ele também entrega. É o tipo de carro que faz o trabalho sem firulas, e isso o torna querido por entusiastas ao redor do mundo, e agora com um novo motor pode tornar as coisas ainda mais fáceis.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O motor original: Quase meio século de história

O Lada Niva tem dois câmbios porque utiliza uma caixa de transferência adicional, além do câmbio principal. Isso é típico de veículos off-road, permitindo que o motorista alterne entre modos de tração para diferentes terrenos. O câmbio principal oferece as marchas tradicionais, enquanto a caixa de transferência permite selecionar entre tração 4x2 e 4x4, além de oferecer marchas reduzidas para situações que exigem mais força, como subir terrenos íngremes, atravessar lama ou neve. Essa configuração aumenta a versatilidade e a capacidade off-road do jipe, tornando-o ideal para terrenos desafiadores.
O Lada Niva tem dois câmbios porque utiliza uma caixa de transferência adicional, além do câmbio principal. Isso é típico de veículos off-road, permitindo que o motorista alterne entre modos de tração para diferentes terrenos. O câmbio principal oferece as marchas tradicionais, enquanto a caixa de transferência permite selecionar entre tração 4×2 e 4×4, além de oferecer marchas reduzidas para situações que exigem mais força, como subir terrenos íngremes, atravessar lama ou neve. Essa configuração aumenta a versatilidade e a capacidade off-road do jipe, tornando-o ideal para terrenos desafiadores.

O coração do Lada Niva, desde o início, foi seu motor 1.7 a gasolina. Curiosamente, ele tem raízes italianas, vindo de um projeto da Fiat. Com 83 cavalos e torque de 13,1 kgfm, ele nunca foi uma fera de desempenho, mas compensava com confiabilidade. Afinal, para atravessar as paisagens inóspitas da Rússia, você precisa de algo mais resistente do que veloz. Mas no momento, um novo motor está em produção.

Imagine levar 19 segundos para atingir 100 km/h – parece uma eternidade, certo? Mas, no Niva, isso nunca foi um problema. O foco sempre esteve na força bruta e na capacidade off-road, e não na rapidez. No entanto, em tempos de exigências ambientais e consumidores mais exigentes, um motor mais moderno era inevitável.

A evolução necessária: Um novo motor para 2024

O novo motor 1.8 é a resposta da AvtoVAZ para manter o Niva competitivo. Com 90 cavalos e torque de 15,3 kgfm, ele promete um desempenho um pouco mais ágil e uma eficiência melhor. Pode não parecer uma mudança radical, mas é um passo importante para modernizar o jipe sem comprometer sua essência.

Com esse motor, o Niva estará mais alinhado às normas de emissão e poderá atrair novos públicos. Pense nele como um clássico que passou por uma pequena reforma: ainda é o mesmo em essência, mas agora com um toque de modernidade para acompanhar o ritmo.

O legado do Lada Niva no mercado atual

O Niva é uma lenda em países com terrenos desafiadores e economia instável. Ele oferece o que muitos procuram: robustez e preço acessível. O novo motor pode solidificar ainda mais essa posição, tornando-o uma escolha atraente em mercados emergentes.

A chegada de um motor mais eficiente pode ajudar o Niva a reconquistar mercados onde ele perdeu espaço devido às normas ambientais. É como dar uma nova vida a um veterano – ele continua sendo o mesmo guerreiro, mas com armadura mais brilhante.

O Lada Niva é mais do que um jipe; é um símbolo de resiliência. Com seu novo motor, ele ganha uma nova chance de brilhar em um mundo que mudou muito desde 1976. Seja você um entusiasta de carros clássicos ou alguém em busca de um veículo robusto e confiável, o Niva merece sua atenção.

Inscreva-se
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alessandro
Alessandro
26/12/2024 15:53

“a caixa de transferência permite selecionar entre tração 4×2 e 4×4”, tudo errado, quem escreveu “chuta” muito mal. Niva tem tração integral, as alavancas são para acionar a reduzida e bloquear o diferencial central. Excelente jipe!

Bruno Jose Patrussi
Bruno Jose Patrussi
23/12/2024 21:06

Estou com o meu Niva 1991 há 23 anos sendo o único veículo, ele é muito resistente e com as mudanças que fiz no motor original está como 1.8 e usando GNV, o que o torna bem econômico por ser um jipe com tração 4×4 integral, nunca me deixou na mão, levo em mecânico que trabalhava para a Lada do Brasil e sempre encontro as peças ou importo diretamente da Estônia onde vendem as mesmas peças que vão para a linha de montagem da Lada na Rússia, não tenho do que reclamar, exceto do valor do dólar que está um absurdo e da taxa de importação para componentes que não são fabricados no Brasil.

Mário j. Castro
Mário j. Castro
23/12/2024 14:01

E PENSAR QUE SE CONTAM PIADAS DE PORTUGUESES!!!! KKKKKK

Tags
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestão de pauta: rafafabris11@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x