1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Aplicativos gigantes da tecnologia atual, como TikTok e Kwai, roubam funcionários uns dos outros com promessas de melhores salários
Tempo de leitura 2 min de leitura

Aplicativos gigantes da tecnologia atual, como TikTok e Kwai, roubam funcionários uns dos outros com promessas de melhores salários

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/11/2022 às 11:24
Atualizado em 04/11/2022 às 01:45
Tecnologia, profissionais, TikTok
Foto: reprodução pixabay.com

Os aplicativos da tecnologia atual, como Kwai e TikTok, estão em busca de jovens profissionais na América Latina e chegam até a roubar funcionários uns dos outros

O aumento do uso de grandes aplicativos de tecnologia das empresas TikTok, Kwai, entre outras, na América Latina se dá, na grande maioria, através da contratação de profissionais locais. Essas empresas chegam a disputar umas com as outras os talentos que querem reter.

TikTok, Kuaishou (conhecida como Kwai), Huawei e Didi (dona da 99 no Brasil) vem contratando e impulsionando a carreira de jovens profissionais da área de tecnologia em troca de conhecimento especializado e experiência em relação à região onde vivem.

Esses aplicativos de tecnologia atual, desenvolvidos onde empresas norte-americanas e europeias têm prestígio há muito tempo, colocam as empresas chinesas em vantagem competitiva com suas concorrentes, de acordo com uma reportagem publicada no site Rest of World.

O novo setor do mercado de trabalho do mundo

A reportagem feita entrevistou nove profissionais de empresas de tecnologia chinesas, como TikTok e Kwai, na Argentina, México, Brasil e Colômbia, maiores mercados da América Latina, e verificou que as empresas chinesas de tecnologia servem como porta de entrada para jovens no mundo corporativo de sua região.

Os jovens com pouca idade e experiência profissional assumem cargos de gerenciamento de nível médio a alto em marketing, operações e conformidade e também passam a ser profissionais em traduzir os objetivos dessas corporações para os mercados da América Latina.

Dentro de algum período, outras empresas de tecnologia passam a disputar esses funcionários, roubando talentos locais umas das outras.

Salários atraentes e horário flexível

Ainda segundo a reportagem, algumas das empresas chinesas oferecem salários altos e chegam a pagar em dólar americano, o que a maioria das empresas norte-americanas e europeias, que se instauraram no continente, não oferece.

Qualidades como a liberdade para ser criativo e a atribuição de grandes metas a esses funcionários também foram citados como estímulos para que esses profissionais prefiram as empresas asiáticas.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos