1. Início
  2. / Economia
  3. / Apesar do cenário, Petrobras reafirma desinvestimentos e foco na exploração e produção de petróleo
Tempo de leitura 2 min de leitura

Apesar do cenário, Petrobras reafirma desinvestimentos e foco na exploração e produção de petróleo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/04/2020 às 10:23
petrobras, petróleo, desinvestimentos
petrobras, petróleo, desinvestimentos
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Apesar dos últimos acontecimentos e com a queda significativa do preço do barril de petróleo (casa dos US$ 20), a Petrobras mantém seu direcionamento no setor de óleo e gás. O presidente Roberto Castello Branco garantiu que a empresa não vai mudar sua posição, que é o foco na exploração e produção.

Veja ainda:

O presidente, que participou de um webinar promovido pela FGV Energia (Fundação Getúlio Vargas), foi questionado se a Petrobras não estava na contramão da direção de outras empresas do setor, que estão diversificando negócios e adotando investimentos e produção de energia renovável. Castello Branco respondeu dizendo que “A Petrobras, definitivamente, não está na contramão de nada”.

Segundo ele, a Petrobras está focando os seus esforços em exploração e produção para aproveitar sua expertise e alta qualificação de seus funcionários. Segundo ele, “Ninguém melhor que a Petrobras faz isso. Não poderíamos deixar isso de lado”.

Referente a energia renovável, “A Petrobras já perdeu muito dinheiro entrando em áreas em que não tinha o menor conhecimento como, por exemplo, a produção de óleo de dendê e de mamona. Aventuras irresponsáveis que resultaram em perdas claras para a Petrobras e seus acionistas”.

“Só entramos no negócio quando julgarmos que temos a competência para vencer naquele negócio. Não vamos entrar em um negócio só porque é uma onda ou moda investir em renováveis”, afirmou.

Se tratando de outro assunto, os desinvestimentos, o presidente da empresa garantiu que o programa seguirá intacto e que os ativo serão vendidos.

“Temos a confiança, que nos é dada pelos compradores, que a liquidação financeira ocorrerá no momento que for marcada”, disse. “Essas transações devem obedecer a condições precedentes, como o caso da Liquigás, que precisa de aprovação do CADE. Os compradores estão firmes, esperando”, completou.

Ainda, Roberto informou que a empresa está intensificando os cortes de custos para enfrentar o cenário adverso. “Nós preservamos todos os projetos de pesquisa, que são essenciais para saltos de eficiência e redução de custos. Como, por exemplo, o programa EXP 100, cujo objetivo é, através do uso de inteligência artificial, reduzir a praticamente zero a probabilidade de não achar petróleo em um furo”.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos