1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Aperam alavanca crescimento sustentável com expansão florestal no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Aperam alavanca crescimento sustentável com expansão florestal no Brasil

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 13/06/2023 às 17:16
Florestas plantadas de eucalipto da Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha
Arquivo Aperam

Novos horizontes verdes: Aperam e Ferbasa unem forças para reforçar produção de energia renovável

A Aperam, empresa renomada no setor de inox, ligas especiais, reciclagem e produção de bioenergia, consolidou uma joint venture com a Ferbasa, uma das maiores produtoras mundiais de ferroligas. O objetivo da parceria é ampliar a produção de carvão vegetal através da expansão das operações florestais, dando continuidade à estratégia de investimento em modelos de negócios sustentáveis da Aperam.

Aperam Avança no Compromisso com a Transição Energética

A notícia desta expansão florestal, divulgada no segundo trimestre de 2022, ressalta o compromisso da Aperam com a transição energética, almejando um aumento de 20% em suas operações florestais e a incursão em novos modelos de negócios.

A BioEnergia da Aperam, situada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, ostenta uma capacidade de produção anual de 450 mil toneladas de carvão vegetal. Tal capacidade faz da Aperam a maior produtora mundial de carvão vegetal oriundo de florestas renováveis. Mediante as aprovações regulatórias pertinentes, como a do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Brasil, a nova empresa funcionará em estreita colaboração com as operações já existentes da Aperam, possibilitando a otimização de sinergias e a economia de custos.

Oportunidades Sustentáveis: Mais Carvão Vegetal, Menos CO2

A parceria também permite que a Aperam intensifique a produção de carvão vegetal, fonte de energia renovável e sustentável que já evita a emissão de 700 mil toneladas de CO2 por ano. Além disso, a expansão proporcionará à BioEnergia a oportunidade de desenvolver novos modelos de negócios atrelados à energia renovável e à descarbonização global.

A gestão do espaço adicional seguirá os padrões ambientais responsáveis da Aperam, certificados voluntariamente pela ISO 14001 e pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) anualmente desde 2008. A certificação FSC® garante que os produtos provêm de florestas gerenciadas de forma responsável que oferecem benefícios ambientais, sociais e econômicos.

Em última análise, a Aperam se orgulha de suas operações florestais como uma forma de contribuir para o desafio da mudança climática global.

Descubra mais sobre a estratégia de sustentabilidade da Aperam no Capital Markets Day e no Relatório de Sustentabilidade “Feito para a Vida”, disponível em aperam.com.

Sobre a Aperam

A Aperam é uma protagonista global em aços inoxidáveis, elétricos, especiais e reciclagem, atendendo a clientes em mais de 40 países. A partir de 1º de janeiro de 2022, o negócio está organizado em quatro segmentos principais: Aço Inoxidável e Elétrico, Serviços e Soluções, Ligas e Especialidades e Reciclagem e Renováveis.

A empresa é líder em produtos especiais de alto valor e tem uma capacidade de aços planos inoxidáveis e elétricos de 2,5 milhões de toneladas no Brasil e na Europa. Além disso, possui uma rede de distribuição, processamento e serviços altamente integrada e a habilidade única de produzir aços inoxidáveis e especiais de baixa pegada de carbono a partir de biomassa, sucata de aço inoxidável e sucata de ligas de alto desempenho.

Graças à BioEnergia e à sua capacidade única de produzir carvão vegetal a partir de sua própria floresta certificada pelo FSC®, e às atividades de Reciclagem (ampliadas com a aquisição da ELG em 2021), líder global na coleta, comercialização, processamento e reciclagem de sucata de aço inoxidável e ligas de alto desempenho, a Aperam coloca a sustentabilidade no centro de seus negócios. As operações brasileiras da Aperam apresentaram um balanço líquido negativo certificado de GEE (escopo 1+2) em 2022. No ano passado, a Aperam teve vendas de 8.156 milhões de euros e embarques de 2,31 milhões de toneladas.

Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos