1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / ANP revela dados sobre a exploração de petróleo: 95 poços perfurados na Bacia da Foz do Amazonas ao longo da história
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

ANP revela dados sobre a exploração de petróleo: 95 poços perfurados na Bacia da Foz do Amazonas ao longo da história

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 20/12/2023 às 10:24
Óleo
Djalma Sena – Todos os direitos: CNN Brasil

Apenas seis poços foram perfurados desde a criação da agência em 1988, segundo a planilha de estudos sísmicos.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou à CNN que já foram perfurados 80 poços exploratórios na Bacia da Foz do Amazonas, a maioria deles datando dos anos 1970 e 1980.

De acordo com a agência, houve uma diminuição significativa na perfuração de poços desde a criação da ANP, em 1988, com apenas três poços perfurados após essa data.

A CNN recebeu a planilha com todos os poços perfurados na bacia. Ela aponta que o primeiro poço foi perfurado em 27 de janeiro de 1970 e não apresentava vestígios de óleo ou gás, estando completamente seco.

A progressão da exploração de Petróleo na região

Essa era a condição da ampla maioria dos poços perfurados na região. Ao todo, foram 65 poços secos sem indícios e 32 abandonados por ‘acidente mecânico‘. Na sequência vem sete ‘abandonados por outras razões’, seis como ‘produtor subcomercial de gás natural e petróleo’, dois descobridores com gás natural, quatro com descoberta subcomercial de petróleo e dois secos com indícios de petróleo e gás natural.

A descoberta histórica do Petróleo e Gás Natural na Bacia da Foz do Amazonas

Os dados mostram que depois da primeira tentativa, em 1970, foram mais 30 perfurações até que se achasse gás natural em um poço no Amapá. O petróleo apareceu pela primeira vez em um poço no dia 22 de dezembro de 1978. Os registros apontam que, em 22 de dezembro de 1978, localizou-se pela primeira vez petróleo. Os registros mostram que o poço não era explorável comercialmente (‘produtor subcomercial de petróleo’).

Os últimos avanços na exploração de Petróleo

O último poço foi perfurado em 14 de agosto de 2004 pela BP Energy e estava ‘seco sem indícios’.

Estudos e Atividades relacionadas à exploração de Petróleo e Gás Natural

De acordo com a ANP, ‘nessa primeira fase dos contratos, são realizados estudos e atividades (como sísmicas, perfuração de poços) etc. para identificar a presença ou não de petróleo e gás e, caso seja identificada, avaliar se as descobertas são ou não comerciais’ e, ‘ao final dessa fase, a empresa decide, unilateralmente, se irá continuar com o bloco (total ou parcialmente) e transformá-lo em um campo (início da fase de produção) ou se irá devolvê-la à ANP’.

Atual situação da exploração de Petróleo na Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas

A agência informou ainda que ‘não existem e nunca existiram campos (contratos na fase de produção) na Bacia da Foz do Amazonas’ e ‘consequentemente, não há poços de desenvolvimento na região’.

Importância da exploração de Petróleo na Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas

A ANP disse ainda que é importante ressaltar que ‘o último poço perfurado na Bacia Sedimentar da Foz do Amazonas ocorreu em 15 de outubro de 2011, pela Petrobras, e foi abandonado por outras razões’.

Associações de Mídia destacam a exploração de Petróleo na Amazônia

Fonte: CNN Brasil

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x