1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / ANEEL anuncia demanda urgente: Concurso com 191 vagas para nível médio e superior será solicitado ainda em 2023
Tempo de leitura 3 min de leitura

ANEEL anuncia demanda urgente: Concurso com 191 vagas para nível médio e superior será solicitado ainda em 2023

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/05/2023 às 13:00
Atualizado em 18/05/2023 às 21:34
ANEEL anuncia demanda urgente: Concurso com 191 vagas para nível médio e superior será solicitado ainda em 2023
Foto: Concurso ANEEL

Novo concurso público da ANEEL será anunciado em breve, com 191 vagas para candidatos de nível superior e médio. A expectativa é que o certame chegue ainda em 2023.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) terá um novo concurso público autorizado ainda este ano. A autarquia confirmou recentemente que encaminhará, nos próximos dias, um pedido de autorização de um novo certame para o preenchimento de 191 vagas em seu quadro de pessoal. Vale destacar que o envio deve acontecer até o próximo dia 31 de maio, para que as contratações possam ser consideradas no orçamento federal de 2024.

Possíveis cargos abertos no concurso público Aneel 2023

Apesar de a ANEEL não ter antecipado a distribuição de vagas por cargos, pode se ter uma noção tendo como base um pedido realizado pela autarquia anteriormente, encaminhado em 2022.

Na época, o pedido foi de 184 vagas, sendo 85 delas para aqueles que possuem ensino médio e 99 para cargos de nível superior. Todas as 85 vagas de nível médio foram para o cargo de técnico administrativo. Já para o nível superior as vagas foram distribuídas nos cargos de especialista em regulação, com 54 vagas, e analista administrativo, com 45 vagas.

O técnico administrativo do concurso Aneel exerce atividades administrativas e logísticas de nível intermediário relativas ao exercício das competências constitucionais e legais a cargo da Aneel.

Já o analista administrativo é responsável pelas atividades administrativas e logísticas ligadas ao exercício das competências constitucionais e legais da Aneel, fazendo uso de todos os equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

O especialista possui atividades especializadas de regulação, fiscalização, inspeção e controle da prestação de serviços públicos e da exploração da energia elétrica, assim como o uso de políticas e a realização de estudos e pesquisas ligados a essas atividades.

Entenda como foi o último concurso público ANEEL

O último concurso ANEEL foi realizado em 2010, organizado pela Cespe/UnB, atual Cebraspe. Na época, 50.533 candidatos se inscreveram no concurso público, sendo o cargo com maior procura o de Técnico Administrativo – Área 1, com 27.966 inscrições.

Na ocasião, o Ministério do Planejamento (MP) autorizou a nomeação adicional de 73 candidatos aprovados. Todos os cargos contaram com Prova Discursiva e Objetiva de caráter classificatório e eliminatório, que foram feitas em 26 capitais estaduais e no Distrito Federal em um único dia, divididas em turnos vespertino e matutino. Os cargos de Especialista e Analista ainda contaram com a etapa de Avaliação de Títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva contou com 50 questões de conhecimentos básicos (P1) e 70 de conhecimentos específicos (P2), do tipo “certo ou errado”, totalizando 120 pontos. Os conhecimentos básicos foram Língua Portuguesa, noções de Informática, Ética e Conduta Pública, noções de Direito Administrativo e Constitucional e Língua Inglesa (exceto para Técnico Administrativo). A prova discursiva contou com duas questões, a serem respondidas em até 20 linhas cada, com relação aos conhecimentos específicos do cargo.

Salários da ANEEL podem chegar a R$ 20 mil

Os servidores da Agência Nacional de Energia Elétrica contam com ótimos salários, que podem chegar a R$ 20 mil. Para ingressar nas carreiras da Agência, é preciso realizar o concurso público.

A Aneel conta com quadro de pessoal nos cargos de Técnico Administrativo, Especialista de Regulação, Analista Administrativo, além de contar com um quadro de 20 Procuradores Federais. A Lei 10.871/2004 criou as carreiras e autorizou a criação de 365 especialistas, 200 técnicos e 200 analistas.

Já foram feitos 3 concursos públicos: 2004, 2006 e o último em 2010, como citado anteriormente. Vale destacar que a ANEEL atua com a missão de proporcionar condições favoráveis para que o mercado de energia elétrica se desenvolva com equilíbrio entre os agentes e em benefício da sociedade.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos