1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Anatel apreende impressoras 3D em Itajaí e enfrenta onda de críticas nas redes; usuários ironizam suposto “risco à segurança”
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Anatel apreende impressoras 3D em Itajaí e enfrenta onda de críticas nas redes; usuários ironizam suposto “risco à segurança”

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/06/2025 às 17:37
Anatel
Foto: Reprodução
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Após apreender R$ 1 milhão em equipamentos sem homologação, Anatel é criticada por internautas que duvidam do risco e acusam excesso na fiscalização

Uma operação da Anatel em Itajaí (SC) gerou polêmica nas redes sociais. A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou ter impedido a comercialização de mais de R$ 1 milhão em produtos irregulares.

O alvo principal da fiscalização foram impressoras 3D com placas sem fio, além de mouses, fones de ouvido e toca-discos sem homologação.

Primeira ação focada em impressoras 3D

A operação ocorreu no dia 17 e foi a primeira da agência dedicada ao combate à venda de impressoras 3D não homologadas, segundo a superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O conselheiro Alexandre Freire destacou que as ações de combate à pirataria estão sendo intensificadas em todo o país, com o objetivo de proteger a segurança dos consumidores e das redes de telecomunicações.

De acordo com a Anatel, todo produto que usa sinais sem fio, como Wi-Fi, Bluetooth ou rádio, precisa ser homologado.

Caso contrário, não há garantia de segurança elétrica nem de integridade dos dados, o que poderia representar riscos aos usuários.

Reação nas redes: ironia e descrença

A justificativa da Anatel, no entanto, não convenceu muitos internautas.

Comentários nas redes sociais questionaram o real perigo das impressoras 3D e acusaram a operação de exagero.

Anatel, me diga 10 formas em que uma impressora 3D pode botar minha vida em perigo e eu aceito o seu post como algo que não seja uma piada”, escreveu um usuário.

Outro comentou com sarcasmo: “Ah sim, as perigosas impressoras 3D. Obrigado Anatel por nos proteger de tais ameaças”.

O tom irônico se repetiu em várias mensagens. “Segurança em risco? Ou quer dizer que o governo vai ficar com menos imposto?”, disse outro. “Que perigo! Não tinha o selo? Meu deus, que absurdo!”, ironizou uma seguidora.

Entre os principais questionamentos está o destino final dos equipamentos apreendidos. “Vai destruir esses equipamentos perigosos ou leiloar embolsando o dinheiro? Só para saber… Vocês não têm vergonha!”, criticou outro internauta.

Alguns comentários também sugerem que os produtos apreendidos, apesar de não homologados, eram acessíveis e funcionais. “Muito obrigado Anatel por nos livrar de um produto bom a preço justo! MUITO OBRIGADO!”, escreveu um usuário, em tom de protesto.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x