A administração do complexo Porto de Imbituba vem investindo fortemente em melhorias operacionais e de infraestrutura. A chegada do novo rebocador SAAM Tapajó marca um grande avanço para garantir mais qualidade nas operações com navios.
O mercado portuário brasileiro expande cada vez mais a busca por novas soluções de infraestrutura e melhorias operacionais nos últimos anos. O complexo Porto de Imbituba, localizado no estado de Santa Catarina, está com um novo rebocador para garantir ainda mais qualidade nas operações portuárias. A embarcação SAAM Tapajó, construída pela chilena SAAM Towage, contribuirá para mais apoio às operações de entrada e saída de navios para a movimentação de cargas na região.
Porto de Imbituba anuncia investimentos em qualidade operacional e chegada de novo rebocador SAAM Tapajó para as operações com navios
Com a reabertura comercial global ocorrida ao longo do ano de 2022, as operações portuárias no mundo e, principalmente, no Brasil, cresceram de forma expressiva.
Dessa forma, os investimentos em novas soluções e melhorias de infraestrutura para os complexos portuários nacionais estão cada vez mais intensos.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Agora, foi o momento do Porto de Imbituba, complexo portuário localizado no estado de Santa Catarina, adquirir mais uma embarcação de apoio às atividades realizadas com cargas no local.
Trata-se do novo rebocador SAAM Tapajó, uma embarcação de apoio às operações de entrada e saída de navios que carregam as mercadorias no porto.
A embarcação, que atua no apoio às manobras de entrada e saída de navios, pertence à empresa SAAM Towage, maior operadora de rebocadores na América.
O novo rebocador teve a sua construção finalizada no ano de 2008 e possui propulsão do tipo azimutal (Azimuth Stern Drive — ASD), com 24,4 metros de comprimento e capacidade até 52 toneladas (bollard pull ahead).
Melhorias na infraestrutura e qualidade das operações é o principal foco da administração do Porto de Imbituba para 2022
O complexo portuário catarinense que recebeu o novo rebocador SAAM Tapajó vem investindo pesado em melhorias na qualidade das operações e na infraestrutura durante os últimos anos.
Com uma área terrestre de 892.410,05 m² e uma área marítima de 5.633.192,73 m², o local é um dos portos mais importantes para a economia do estado de Santa Catarina.
Quanto à infraestrutura, o Porto de Imbituba possui uma grande qualidade para garantir mais agilidade e eficiência nas operações com navios.
Os berços 1 e 2 possuem 250 e 410 metros de comprimento, respectivamente, e totalizam 660 m de cais acostável, enquanto o berço 3 possui 245 m de comprimentos com instalação para movimentação de granéis sólidos.
Além disso, o complexo ainda conta com os seguintes equipamentos: 2 portêineres (ship-to-shore); 7 guindastes sobre rodas (Mobile Harbor Crane); 1 shiploader; 1 plataforma para granel líquido e 4 balanças rodoviárias.
Assim, a chegada do novo rebocador SAAM Tapajó garante novas perspectivas de ainda mais qualidade nas operações com navios que serão realizadas no Porto de Imbituba.
Saiba mais sobre a SAAM Towage
A SAAM Towage é uma das maiores operadoras portuárias da América, líder em serviços de reboque na América do Sul e a terceira maior prestadora de serviços de reboque do mundo. A SAAM está associada a operadores estratégicos locais e globais nos diferentes mercados onde opera.
A companhia, desenvolvedora do rebocador SAAM Tapajó, é mundialmente reconhecida como um importante operador logístico que se destaca pelo conhecimento do setor, abrangência geográfica, capacidade de internacionalização.
Agora, ela contribuirá com as operações com navios no Porto de Imbituba após entregar a nova embarcação de apoio ao complexo.