1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Americano é atendido pelo SUS e se surpreende ao ver a conta: “Isso não existe nos EUA”
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Americano é atendido pelo SUS e se surpreende ao ver a conta: “Isso não existe nos EUA”

Publicado em 05/07/2025 às 19:56
Americano, SUS, Atendimento
Terrence McCoy em atendimento no SUS Foto: Instagram/@terrence_mccoy / Reprodução
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Jornalista dos EUA elogia o SUS após acidente em Paraty e relata surpresa com atendimento gratuito e eficiente durante emergência médica

Durante uma viagem com a família por Paraty, no Rio de Janeiro, o jornalista norte-americano Terrence McCoy, correspondente do The Washington Post, viveu uma experiência inesperada com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele publicou um vídeo nas redes sociais relatando o que aconteceu após sofrer um acidente na estrada e se impressionou com a qualidade e o custo zero do atendimento recebido.

Segundo McCoy, o acidente ocorreu quando ele estava organizando as bagagens no carro. O pistão do porta-malas estourou e a tampa atingiu sua cabeça.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Ele sangrou bastante e quase perdeu os sentidos. Diante da situação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado para socorrê-lo.

O jornalista relatou que passou seis horas em atendimento. Durante esse período, recebeu cuidados médicos, fez exames como tomografia e raio-x, e levou pontos na cabeça.

Segundo ele, todo o atendimento foi gratuito. “A conta chegou 0 reais“, afirmou no vídeo. Ele também disse que, mesmo após seis anos morando no Brasil, nunca tinha precisado usar o SUS até aquele momento.

McCoy fez questão de comparar com o sistema de saúde dos Estados Unidos. “Esse tipo de tratamento não existe nos EUA. Mesmo para quem possui um convênio médico. Você vai precisar pagar uma conta por tratamento emergencial“, explicou.

O relato gerou repercussão entre os brasileiros nas redes sociais. Muitos internautas aproveitaram a publicação para defender o SUS e criticar quem costuma desvalorizar o sistema de saúde público.

Nosso País é muito bom. E os brasileiros têm o péssimo costume em supervalorizar os EUA e a Europa e menosprezar a sua própria pátria. Lamentável“, escreveu um seguidor.

Outro comentário dizia: “Sempre tem um pra criticar o SUS, realmente não é perfeito, mas se tiver uma urgência não passa perrengue”.

Já uma terceira pessoa usou o espaço para lembrar da carga tributária brasileira: “Só esqueceram de avisar que trabalhamos 5 meses por ano somente para pagar impostos!! Dito isso, esse ‘de graça’ custa muuuiiito caro para os cidadãos brasileiros!

A experiência de McCoy com o sistema público de saúde no Brasil gerou debate sobre os serviços oferecidos pelo SUS e as comparações com outros países.

Com informações de Terra.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x