1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Alvopetro dá início à perfuração do poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo para produção de petróleo na Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Alvopetro dá início à perfuração do poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo para produção de petróleo na Bahia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 09/06/2022 às 08:57
A Alvopetro está estimando cerca de 2 a 5,8 milhões de barris de petróleo no poço 183-B1 e deu início às operações para a perfuração no estado da Bahia, visando expandir a sua produção de petróleo com foco na exploração das reservas da Bacia do Recôncavo
Fonte: Petróleo Hoje

A Alvopetro está estimando cerca de 2 a 5,8 milhões de barris de petróleo no poço 183-B1 e deu início às operações para a perfuração no estado da Bahia, visando expandir a sua produção de petróleo com foco na exploração das reservas da Bacia do Recôncavo

A companhia de óleo e gás Alvopetro anunciou, na segunda-feira (06/06), o início das obras de perfuração do poço 183-B1, localizado na Bacia do Recôncavo, no estado da Bahia. Essa é mais uma etapa do plano de expansão da empresa na exploração de petróleo e gás natural na região, após encontrar indícios dos combustíveis também em outras áreas da bacia nos últimos meses. 

Perfuração do poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo é iniciada pela Alvopetro, que busca expandir a exploração de petróleo com foco no estado da Bahia 

Após uma série de estudos em torno das reservas de óleo e gás na região e uma longa análise realizada pela Alvopetro, a empresa anunciou o início das operações para a perfuração do poço 183-B1, localizado na Bacia do Recôncavo. Assim, a empresa dá continuidade ao seu plano de expansão na exploração de petróleo na região baiana, que possui altas reservas do combustível e novas áreas com possibilidade de produção futura pela companhia. 

Ainda de acordo com a companhia petrolífera, o volume estimado pela equipe de especialistas da Alvopetro para o poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo está estimado entre 2 milhões de barris e 5,8 milhões de barris de óleo equivalente.

Dessa forma, esse será um empreendimento bastante produtivo para a empresa, que busca agora expandir a sua produção de petróleo. Ademais, a Alvopetro afirmou que a finalização das obras de perfuração no novo poço deve acontecer em até 44 dias e que está se esforçando para cumprir o prazo previsto. 

Por fim, a empresa destacou em nota oficial para o anúncio do início da perfuração: “Em nosso projeto de Murucututu, concluímos a construção do duto para conectar o poço 183 ao nosso duto de Caburé e estamos nos estágios finais de construção de nossas instalações de produção de campo. Esperamos que nosso poço 183 esteja em produção em julho”. O reservatório do campo de Murucututu abrange os blocos REC-T-183, do qual o novo poço de petróleo da empresa faz parte, e também o REC-T-197, ambos localizados na Bacia do Recôncavo. 

Companhia continuará explorando petróleo e gás natural na Bacia do Recôncavo após descoberta de possíveis novas reservas dos combustíveis na região 

A Alvopetro anunciou que, após a finalização de toda a operação de perfuração do poço 183-B1, a empresa planeja perfurar um poço de acompanhamento no bloco vizinho, o REC-T-182. Essa iniciativa tem como principal objetivo avaliar a porosidade de Água Grande mais distante da falha delimitadora e mirar na Formação Sergi, mais a leste da falha delimitadora, conseguindo assim testar a extensão lateral da descoberta 182-C1 Água Grande para possíveis explorações futuras na região. 

Embora seja o foco da empresa no momento, a perfuração do poço 183-B1 não é o único projeto de exploração de combustíveis na Bacia do Recôncavo, uma vez que a Alvopetro descobriu a possibilidade de reservas de gás natural na bacia durante o mês de abril. Isso pois, após a perfuração do poço 182-C1, no bloco REC-T-182, a empresa disse que o poço descobriu um net pay (camada produtora) de gás natural de 25 metros, com porosidade média de 8,2%. 

Dessa forma, a empresa continua seus testes na região enquanto foca na exploração de petróleo nos demais blocos da Bacia do Recôncavo, como no poço 183-B1, que será a nova área de produção do combustível para a Alvopetro nos próximos meses.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos