1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Alvopetro dá início à perfuração do poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo para produção de petróleo na Bahia
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Alvopetro dá início à perfuração do poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo para produção de petróleo na Bahia

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 09/06/2022 às 08:57
Atualizado em 10/06/2022 às 05:29
A Alvopetro está estimando cerca de 2 a 5,8 milhões de barris de petróleo no poço 183-B1 e deu início às operações para a perfuração no estado da Bahia, visando expandir a sua produção de petróleo com foco na exploração das reservas da Bacia do Recôncavo
Fonte: Petróleo Hoje
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Alvopetro está estimando cerca de 2 a 5,8 milhões de barris de petróleo no poço 183-B1 e deu início às operações para a perfuração no estado da Bahia, visando expandir a sua produção de petróleo com foco na exploração das reservas da Bacia do Recôncavo

A companhia de óleo e gás Alvopetro anunciou, na segunda-feira (06/06), o início das obras de perfuração do poço 183-B1, localizado na Bacia do Recôncavo, no estado da Bahia. Essa é mais uma etapa do plano de expansão da empresa na exploração de petróleo e gás natural na região, após encontrar indícios dos combustíveis também em outras áreas da bacia nos últimos meses. 

Perfuração do poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo é iniciada pela Alvopetro, que busca expandir a exploração de petróleo com foco no estado da Bahia 

Após uma série de estudos em torno das reservas de óleo e gás na região e uma longa análise realizada pela Alvopetro, a empresa anunciou o início das operações para a perfuração do poço 183-B1, localizado na Bacia do Recôncavo. Assim, a empresa dá continuidade ao seu plano de expansão na exploração de petróleo na região baiana, que possui altas reservas do combustível e novas áreas com possibilidade de produção futura pela companhia. 

Ainda de acordo com a companhia petrolífera, o volume estimado pela equipe de especialistas da Alvopetro para o poço 183-B1 na Bacia do Recôncavo está estimado entre 2 milhões de barris e 5,8 milhões de barris de óleo equivalente.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Dessa forma, esse será um empreendimento bastante produtivo para a empresa, que busca agora expandir a sua produção de petróleo. Ademais, a Alvopetro afirmou que a finalização das obras de perfuração no novo poço deve acontecer em até 44 dias e que está se esforçando para cumprir o prazo previsto. 

Por fim, a empresa destacou em nota oficial para o anúncio do início da perfuração: “Em nosso projeto de Murucututu, concluímos a construção do duto para conectar o poço 183 ao nosso duto de Caburé e estamos nos estágios finais de construção de nossas instalações de produção de campo. Esperamos que nosso poço 183 esteja em produção em julho”. O reservatório do campo de Murucututu abrange os blocos REC-T-183, do qual o novo poço de petróleo da empresa faz parte, e também o REC-T-197, ambos localizados na Bacia do Recôncavo. 

Companhia continuará explorando petróleo e gás natural na Bacia do Recôncavo após descoberta de possíveis novas reservas dos combustíveis na região 

A Alvopetro anunciou que, após a finalização de toda a operação de perfuração do poço 183-B1, a empresa planeja perfurar um poço de acompanhamento no bloco vizinho, o REC-T-182. Essa iniciativa tem como principal objetivo avaliar a porosidade de Água Grande mais distante da falha delimitadora e mirar na Formação Sergi, mais a leste da falha delimitadora, conseguindo assim testar a extensão lateral da descoberta 182-C1 Água Grande para possíveis explorações futuras na região. 

Embora seja o foco da empresa no momento, a perfuração do poço 183-B1 não é o único projeto de exploração de combustíveis na Bacia do Recôncavo, uma vez que a Alvopetro descobriu a possibilidade de reservas de gás natural na bacia durante o mês de abril. Isso pois, após a perfuração do poço 182-C1, no bloco REC-T-182, a empresa disse que o poço descobriu um net pay (camada produtora) de gás natural de 25 metros, com porosidade média de 8,2%. 

Dessa forma, a empresa continua seus testes na região enquanto foca na exploração de petróleo nos demais blocos da Bacia do Recôncavo, como no poço 183-B1, que será a nova área de produção do combustível para a Alvopetro nos próximos meses.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos