1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Alvopetro continua exploração na Bacia do Recôncavo e, após descobrir gás natural, revela presença de hidrocarbonetos no local
Localização BA Tempo de leitura 3 min de leitura

Alvopetro continua exploração na Bacia do Recôncavo e, após descobrir gás natural, revela presença de hidrocarbonetos no local

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 15/07/2022 às 10:40
A corrida pela expansão produtiva na Bacia do Recôncavo por parte da Alvopetro está cada vez melhor e, após descobrir a presença de gás natural na região com a perfuração de poços nos últimos meses, a petroleira descobriu a presença de hidrocarbonetos no local.
Fonte: Petróleo Hoje

A corrida pela expansão produtiva na Bacia do Recôncavo por parte da Alvopetro está cada vez melhor e, após descobrir a presença de gás natural na região com a perfuração de poços nos últimos meses, a petroleira descobriu a presença de hidrocarbonetos no local.

A petroleira Alvopetro dá continuidade às suas buscas por novos recursos na Bacia do Recôncavo, localizada no estado da Bahia, até essa quinta-feira, (14/07). E, após descobrir a presença de gás natural na perfuração de poços no local durante o mês de abril deste ano, a companhia revelou que existem hidrocarbonetos na região e deverá estudar possibilidades de exploração dos recursos.

Exploração da Alvopetro na Bacia do Recôncavo continua trazendo bons resultados e a empresa descobriu a presença de hidrocarbonetos na região baiana 

A campanha exploratória da Alvopetro no estado da Bahia, mais especificamente na Bacia do Recôncavo, segue como o previsto nesta semana e garantiu à petroleira bons resultados. Isso, pois a empresa anunciou a descoberta de hidrocarbonetos em três formações (Candeias, Água Grande e Sergi) a partir da perfuração do poço 183-B1, no bloco REC-T-183, garantindo assim a possibilidade de exploração futura desses recursos no local. 

E, além da possibilidade de reservas desses hidrocarbonetos na Bacia do Recôncavo, a perfuração do poço da Alvopetro também garantiu novas descobertas, que totalizam 34,3 metros de net pay (camada produtora), com porosidade média de 10,6% e saturação de água média de 29,0%. A perfuração do poço 183-B1 vem trazendo resultados significativos para a campanha exploratória da empresa na região baiana e a petroleira pretende seguir esse caminho. 

Assim, a Alvopetro irá realizar um programa de teste multizona do poço 183-B1 para mais avaliações quanto a possibilidade de existência de hidrocarbonetos comerciais na Bacia do Recôncavo. Ademais, esses testes também garantirão novos estudos quanto ao potencial de exploração e produção de combustíveis na região baiana, que é o foco principal da petroleira atualmente. 

Companhia já havia descoberto reservas de gás natural durante campanha de exploração na região da Bacia do Recôncavo

A descoberta de hidrocarbonetos na Bacia do Recôncavo durante a campanha de exploração da região por parte da Alvopetro não foi o principal resultado recentemente. Isso, pois a empresa anunciou durante o mês de abril deste ano indícios de gás natural no bloco REC-T-182, no poço 182-C1, que havia sido perfurado pela empresa recentemente em busca de recursos. 

Dessa forma, a companhia destacou que os resultados iniciais para os indícios de gás natural na Bacia do Recôncavo representam passos significativos para a campanha de expansão e exploração baiana. A empresa ainda disse que o projeto de expansão da planta de gás no campo de Caburé, também localizado na bacia baiana, está programada para ser concluída no final de julho deste ano. Essa etapa será essencial para expandir a produção da planta, que crescerá em cerca de 25%, atingindo o patamar de 500 mil metros cúbicos por dia.

Por fim, a empresa avança também no campo de Murucututu, também na Bacia do Recôncavo, onde a Alvopetro pretende iniciar o comissionamento de sua unidade de produção da área por meio do poço 183 – 1 no final deste mês de julho, para garantir uma produtividade maior na planta. 

Assim, o CEO da Alvopetro, Corey Ruttan, destacou o patamar atual da empresa na campanha de exploração e disse: “A expansão da nossa instalação de processamento de gás está quase completa, e esperamos testar a produção em nossa última descoberta em 183-B1, bem como nosso sucesso anterior no poço 182-C1. Esses testes ajudarão a definir o potencial total de desenvolvimento e crescimento da produção dessas novas e empolgantes descobertas”.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos