Se você é do tipo que acelera um pouco mais e só freia ao avistar um radar, é bom ficar atento! Um novo tipo de radar de trânsito está em operação em 24 estados brasileiros.
Se você é daqueles que pisa um pouco mais fundo no acelerador e só freia quando vê um radar, é bom ficar atento! A nova tecnologia dos radares de trânsito Doppler, que já está em operação em 24 estados brasileiros, promete dificultar a vida de quem tenta burlar a fiscalização. Com um alcance de até 100 metros e precisão cirúrgica, esses novos radares estão revolucionando a forma como o trânsito é monitorado, pegando não apenas os apressadinhos, mas também quem comete outras infrações. Vamos entender melhor como essa tecnologia funciona e o que ela significa para os motoristas no Brasil.
O que é o radar Doppler e como ele funciona?
Diferente dos radares de trânsito tradicionais, que só conseguem captar a velocidade dos veículos em um ponto fixo, os novos radares Doppler têm um alcance muito maior, monitorando até 100 metros antes e 50 metros depois do ponto de instalação. Isso significa que eles conseguem capturar com precisão a velocidade dos veículos que tentam frear em cima do radar e depois aceleram bruscamente. Adeus ao velho truque de diminuir a velocidade só quando se aproxima do radar!
Essa tecnologia funciona emitindo ondas eletromagnéticas que são refletidas pelos veículos em movimento. A partir da análise da frequência dessas ondas, o radar consegue calcular a velocidade exata dos automóveis e identificar outros comportamentos, como o uso de celular ao volante ou a quantidade de pessoas dentro do carro.
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Ou seja, o radar não está ali apenas para medir a velocidade, mas também para monitorar se o motorista está seguindo as regras de trânsito. Se você avançar o sinal vermelho, parar sobre a faixa de pedestres ou fizer uma conversão proibida, o radar pode registrar tudo isso.
Onde esses novos radares já estão em operação?
De acordo com a empresa Velsis, fabricante desses radares de trânsito Doppler, os equipamentos já estão em operação em 24 estados brasileiros. Isso inclui regiões de São Paulo, Paraná e outros estados que começaram a adotar a tecnologia recentemente. São mais de 731 equipamentos instalados em diferentes cidades, monitorando 1.699 faixas de trânsito.
No estado de São Paulo, por exemplo, a Agência de Transporte do Estado (Artesp) já instalou mais de 1.500 radares em rodovias como Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304) e Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225). E tem mais vindo por aí! Há um processo de licitação para a instalação de 649 novos pontos de fiscalização, sendo que 536 deles contarão com reconhecimento óptico, expandindo ainda mais a capacidade de monitoramento.
O que muda para os motoristas?
Com a implementação desses novos radares de trânsito, a fiscalização não se limita mais à velocidade. Agora, os motoristas precisam ficar atentos a um conjunto muito maior de regras. Esses radares podem identificar infrações como:
- Avanço de sinal vermelho;
- Parada sobre a faixa de pedestres;
- Fluxo na contramão;
- Conversões proibidas;
- Uso de celular ao volante.
Além disso, o radar Doppler consegue monitorar até quatro faixas de trânsito ao mesmo tempo, garantindo que nenhuma infração passe despercebida. E como o alcance é grande, os maus motoristas que freiam apenas em cima do radar não têm mais chance. Se você acelerar antes ou depois do ponto de fiscalização, o radar ainda estará de olho.
Tecnologia que vai além da multa
O uso de radares de trânsito Doppler também traz benefícios além da simples aplicação de multas. Com a capacidade de captar informações estatísticas sobre o fluxo de veículos, como tempo de passagem e comportamento dos motoristas, esses radares ajudam as autoridades a monitorar tendências de comportamento no trânsito e a planejar melhorias nas estradas.
“Os sensores têm alcance de centenas de metros e monitoram todo o trajeto percorrido pelo veículo, permitindo aos agentes públicos avaliar as tendências de comportamento dos condutores”, explica Guilherme Araújo, presidente da Velsis. Essa capacidade de monitoramento em grande escala faz dos novos radares uma ferramenta essencial para tornar as estradas mais seguras.
E as fiscalizações continuam a crescer
Como mencionamos, só em São Paulo já existem mais de 1.500 radares de trânsito em operação, e a tendência é que o número cresça ainda mais. A licitação para a instalação de 649 novos radares está em andamento, e a previsão é que muitos deles contem com a tecnologia de reconhecimento óptico. Isso significa que, além do Doppler, os radares terão a capacidade de captar imagens com alta definição para identificar placas e outros detalhes que possam ser usados em investigações e monitoramento.
Essa expansão não se limita ao estado de São Paulo. A tecnologia Doppler já é uma realidade em estradas e áreas urbanas de 24 estados, e a tendência é que, nos próximos anos, mais regiões adotem essa tecnologia para melhorar a fiscalização e reduzir os índices de acidentes de trânsito.
A era dos radares inteligentes
Com a chegada dos novos radares de trânsito Doppler, o Brasil entra em uma nova fase no que diz respeito à fiscalização de trânsito. Esses equipamentos não apenas detectam infrações de velocidade, mas também monitoram uma série de comportamentos perigosos que colocam a segurança nas estradas em risco.
Se antes os motoristas contavam com truques para escapar das multas, agora o jogo mudou. Com um alcance de até 100 metros e a capacidade de monitorar múltiplas faixas ao mesmo tempo, os radares Doppler são muito mais eficientes em capturar infrações.