1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Alerta! 7 carros da Fiat, Citroën, Peugeot e JAC que falharam em segurança e continuam à venda no Brasil. Descubra os riscos por trás desses modelos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Alerta! 7 carros da Fiat, Citroën, Peugeot e JAC que falharam em segurança e continuam à venda no Brasil. Descubra os riscos por trás desses modelos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/11/2024 às 09:38
Alerta! 7 carros da Fiat, Citroën, Peugeot e JAC que falharam em segurança e continuam à venda no Brasil. Descubra os riscos por trás desses modelos
Foto: Carros com falhas de segurança que são vendidos

No Brasil, alguns carros de marcas renomadas como Fiat, Citroën, Peugeot e JAC estão sendo apontados por falhas graves em segurança após testes especializados.

A segurança veicular tem sido foco de crescente atenção ao longo dos anos e, no Brasil, não é diferente. O Latin NCAP, uma organização que testa automóveis na América Latina desde 2010, destacou recentemente carros da Fiat, Citroën, Peugeot e JAC ainda preocupantes em termos de segurança. Apesar das exigências para a homologação de veículos no Brasil tenham aumentado, ainda há distanciamento em relação às normas internacionais. Confira os principais carros que falharam em segurança no Brasil.

Como funcionam os testes dos carros sem segurança?

No passado, modelos como Chevrolet Agile, Fiat Palio, e Volkswagen Gol receberam avaliações baixas nos crash-tests, sendo considerados carros sem segurança. Contudo, após 14 anos de rigorosos testes, as montadoras começaram melhorias significativas em seus veículos. Medidas governamentais exigiram, por exemplo, a inclusão de airbags, freios ABS e, mais recentemente, controle de estabilidade em todos os veículos.

Apesar das melhorias implementadas, alguns carros da Fiat, Citroën, Peugeot e JAC ainda estão abaixo do nível esperado. Os resultados dos testes Latin NCAP revelam certos carros que falharam em segurança e não conseguem alcançar boas notas, mesmo cumprindo as regras oficiais para homologação no Brasil. Desta forma, a segurança desses modelos segue sendo um ponto crítico para a indústria automobilística nacional.

Os testes do Latin NCAP seguem um sistema de pontuação que vai até cinco estrelas, sendo três estrelas o resultado médio esperado. No entanto, carros menos seguros que alcançaram até duas estrelas são considerados abaixo da média. O órgão evita listar veículos não disponíveis no Brasil devido a diferenças de equipamentos, como ocorreu com o Jeep Renegade.

Carros menos seguros do Brasil em 2024

Abaixo listamos carros menos seguros que não alcançaram um desempenho satisfatório nos testes mais recentes, recebendo até duas estrelas:

  • Citroën C3;
  • Fiat Argo/Cronos;
  • Fiat Mobi;
  • Fiat Pulse;
  • Fiat Strada;
  • JAC E-JS1;
  • Peugeot 208.

Esses carros que falharam em segurança ainda apresentam deficiências que comprometem a segurança dos ocupantes em casos de colisão, segundo os padrões do Latin NCAP. Embora o Brasil tenha avançado em termos de segurança veicular, ainda existem modelos no mercado que atendem plenamente às expectativas.

Além disso, a presença dos carros menos seguros na lista do Latin NCAP ressalta a necessidade contínua de aprimoramento das exigências de segurança. É fundamental que tanto fabricantes quanto consumidores priorizem o bem-estar dos passageiros como critério fundamental na escolha e produção de automóveis.

Quais as estrelas dos carros que falharam em segurança?

Sendo um dos carros sem segurança mais famosos entre os mecânicos, o Peugeot 208 fabricado no Brasil, que também conta com apenas dois airbags, recebeu duas estrelas do Latin NCAP em dezembro de 2021. Uma justificativa para a baixa pontuação é que a carroceria do 208 nacional era mais simples que a do modelo europeu, o que prejudicou seu desempenho em impactos.

Entre os carros da Fiat, Citroën, Peugeot e JAC, está a Toro, um dos carros que falharam em segurança no Latin NCAP em testes realizados em março de 2018.

A avaliação considerou tanto a proteção de ocupantes adultos quanto a de crianças. Apesar de não ser tão ruim, houve a ampliação dos itens de segurança oferecidos no modelo para alcançar a pontuação máxima de cinco estrelas.

Incrivelmente, esses carros menos seguros ficam à frente do Hyundai HB20, um dos mais vendidos do Brasil, que apresentou a pior nota no crash test, quando avaliado com apenas dois airbags. Com 0 estrelas, o modelo identificou baixa integridade estrutural na cabine em colisão frontal, o que significa alto risco de lesões graves aos ocupantes.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x