Em 2024, a Alemanha abrirá mais de 36 mil vagas de emprego, e a melhor notícia é que há uma alta demanda por profissionais. Assim, os brasileiros têm a oportunidade de competir por vagas na área de TI neste país europeu.
A Alemanha é o motor econômico da Europa; portanto, notícias relacionadas ao mercado alemão são de grande interesse, especialmente quando se trata de oportunidades de emprego no país. Assim, o ano de 2024 começa com a promissora notícia de que pelo menos 36 mil vagas na área de TI devem ser criadas na Alemanha neste ano.
28 mil vagas de TI foram geradas na Alemanha em 2023
A economia digital da Alemanha está em uma trajetória de expansão. Entretanto, mesmo com um ambiente econômico difícil, a associação digital Bitkom estima que as empresas de TI e telecomunicações (ITK) vejam um aumento nas vendas de 4,4% para 224,3 bilhões de euros em 2024, isto é, o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação deve crescer, desta forma, três a quatro vezes mais rápido do que a economia como um todo. Inclusive, em 2023 as vendas em TIC aumentaram 2%, para 215 bilhões de euros.
Sendo assim, o crescimento das vendas também tem impacto positivo no mercado de trabalho. A expectativa do Bitkom é que o número de funcionários nesta indústria cresça em 36 mil ao longo de 2024, para 1,368 milhão.
- Que tal trabalhar de casa? Nike tem 508 vagas de emprego abertas para pessoas de qualquer parte do mundo, incluindo brasileiros
- Escassez de mão de obra chega ao Sul do país, onde está difícil encontrar pessoas para atuar na indústria, construção civil e comércio
- Rumo Logística abre processo seletivo com mais de 45 vagas de emprego para quem tem e quem não tem experiência em áreas de técnico, analista, gerente, auxiliar e muito outras em novembro
- Suíça implora por eletricistas, operadores, engenheiros e mais que queriam ganhar em francos e trabalhar na Europa
No total, 28 mil novas vagas na Alemanha foram geradas na área de TI em 2023. Grande parte das empresas da indústria Bitkom apresenta-se à prova de crises. Mesmo em condições econômicas difíceis, caracterizadas por crises geopolíticas e cortes orçamentais, as vendas e o emprego estão aumentando.
Em particular, o crescimento do emprego poderia ser significativamente maior, visto que a falta de trabalhadores qualificados está se revelando como um obstáculo por lá. Para o Dr. Ralf Wintergerst, presidente da Bitkom, a digitalização é a resposta aos desafios atuais da economia, da sociedade e do estado. Sua resolução para 2024 deve ser mais determinação na digitalização e mais liberdade para inovação.
Empresas com vagas de TI abertas na Alemanha
Segundo o portal BoldData, a Alemanha conta com mais de 130 mil empresas de tecnologia. Além disso, grande parte das empresas alemãs de tecnologia estão situadas em Berlim (7,3%), Hamburgo aparece em segundo lugar (4,4%), entretanto muitas empresas de tecnologia também estão situadas em Munique (4,3%).
Desta forma, aqueles que ficaram interessados nas vagas na Alemanha, devem aproveitar para conferir as principais empresas de tecnologia do país. Vale destacar que colocamos os portais de carreiras de cada empresa para que o interessado confira as vagas de TI na Alemanha:
- Korber;
- Hewlett-Packard;
- DATEV;
- TK Elevator;
- IBM;
- Deutsche Telekom;
- Dell;
- Fujitsu;
- T-Systems International;
- Microsoft;
- SAP.
Confira também as vagas na Alemanha de TI anunciadas pelo Linkedin e filtre sua busca pela cidade, cargo ou nível de experiência profissional.
Área de TI alavanca crescimento da indústria
A Tecnologia da Informação (TI) é o motor de crescimento mais importante. Depois de uma ligeira quebra no crescimento no ano passado, mais 2,2% para 142,9 bilhões de euros, segundo a previsão atual, as vendas devem alcançar 151,5 bilhões de euros em 2024, o que corresponde a um aumento de 6,1%. Desta forma, o negócio de software, em particular, está crescendo fortemente, chegando a 9,4% para 45,5 bilhões de Euros.
Entretanto, as vendas de plataforma de desenvolvimento teste e fornecimento de softwaree também cresceram acima da média, em 12,3% para 12,2 bilhões de euros. O atual boom da inteligência artificial também se reflete aqui.
O negócio com plataformas de IA está expandindo 38,3T para 1,4 bilhões de euros. Wintergerst afirma que a inteligência artificial continuará sendo o tema principal de 2024. As empresas devem agora lidar com IA, criar projetos correspondentes e também investir em tecnologia.