Milhares de vagas na Alemanha para brasileiros: oportunidades com ótimos salários em TI, construção civil, enfermagem e mais. Descubra como participar!
Nos primeiros nove meses do ano passado, cerca de 1.500 profissionais brasileiros optaram pela Alemanha como seu destino para carreiras internacionais, elevando o total de brasileiros residentes no país para aproximadamente 44.710, conforme os dados mais recentes compilados pelo consulado da Alemanha no Brasil em 2022. Nesse mesmo ano, os quatro consulados alemães no Brasil emitiram um total de 3.055 vistos, dos quais 1.946 eram para trabalho qualificado. Este tipo de visto é concedido a profissionais que possuem qualificações acadêmicas ou profissionais relevantes e que obtiveram autorização para residir no país europeu em busca de vagas de emprego.
Esses números refletem um crescente interesse dos brasileiros em buscar oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional na Alemanha, um país conhecido por sua forte economia e avançadas oportunidades no setor de trabalho qualificado.
Quais vistos são necessários para participar das vagas na Alemanha para brasileiros
Em relação aos primeiros nove meses de 2023, último dado compilado em relação à emissão de vistos para o país, foram 2.343 vistos, sendo 1.439 vistos para vagas de emprego de trabalho qualificado. Além desse, outros tipos de vistos são emitidos a depender do perfil de quem solicita:
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Ganhe R$3.306,60 + benefícios trabalhando 44h semanais! O Sesc anuncia vaga de emprego, veja como participar do processo seletivo; Inscrição até 28 de novembro
- Eurofarma abre processo seletivo com vagas home office, presenciais e híbridas para candidatos com e sem experiência anterior
- Sonha em ser funcionário público? Novo concurso da Câmara oferece 63 vagas em níveis fundamental, médio e superior
O Cartão Azul da União Europeia é concedido a acadêmicos, profissionais do Grau Tetriário e especialistas em TI, qualificações que levam cerca de 3 anos para serem concluídas e que são reconhecidas no Brasil, atribuídas ao nível 6 da ISCED, como tecnólogos, por exemplo:
- Intercâmbio de mão de Obra;
- Especialistas no setor das tecnologias da informação;
- Com reconhecimento da formação profissional, como acontece na área da saúde;
- Para procura de emprego.
Visto de trabalho para profissionais e empreendedores autônomos.
De acordo com o consulado, grande parte dos vistos são para vagas de emprego nas áreas de TI e Engenharia. Outras áreas com vagas na Alemanha para brasileiros incluem o setor de saúde e de pesquisa acadêmica.
Essa abertura encontra origem na escassez de profissionais em funções específicas, como enfermagem, visto que, de acordo com a gerente do projeto de pré-integração do Instituto Goethe no Brasil, Carla Pereira, há um apagão de trabalhadores em algumas áreas e o governo da Alemanha precisa dessa mão de obra.
Como concorrer às vagas de emprego na Alemanha?
Para aqueles que desejam trabalhar fora, o primeiro passo é entender se a profissão é regulamentada ou não no país. A depender disso, o reconhecimento do diploma é dispensável. Pereira destaca ainda que o nível de proficiência no idioma também dependerá do cargo que o trabalhador exercerá, entretanto, em geral, o mínimo é B1.
Em níveis mais altos, como C1, pode ser exigida fluência em Alemão, especialmente para carreiras que lidam diretamente com o público, como professor ou médico. No caso da enfermagem, especificamente, os profissionais brasileiros que vão trabalhar na Alemanha devem fazer um curso complementar para conseguir equivalência.
Após cumprir esses passos, o profissional pode dar entrada no visto. O consulado alemão explica que, antes de os profissionais pedirem um visto como trabalhador qualificado para as vagas na Alemanha para brasileiros, é necessário obter reconhecimento oficial de suas qualificações profissionais. O reconhecimento é feito por entidades competentes na Alemanha e os interessados podem conseguir informações sobre esta etapa no portal de dados do Governo Federal.
Facilidade de acesso para as vagas de emprego na Alemanha
O consulado da Alemanha no Brasil explica que houve uma mudança na Lei alemã para facilitar o acesso às vagas na Alemanha para brasileiros, com a criação da Lei de Desenvolvimento da Imigração de Trabalhadores Qualificados. As novas regras estão entrando em vigor, gradualmente, desde novembro de 2023 e as mudanças podem ser vistas no site Make It In Germany.
No Brasil, os interessados podem receber mentoria gratuita e suporte por meio do projeto pré-integração, do Instituto Goethe, que é financiado pela União Europeia. Além disso, há um serviço de aconselhamento por meio do programa Pro-Recognition, comandado pela Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha (AHK Brasil).