1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre celebra aprovação do Ibama à Petrobras e destaca potencial da Margem Equatorial no Amapá
Localização AP, AM Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre celebra aprovação do Ibama à Petrobras e destaca potencial da Margem Equatorial no Amapá

Publicado em 20/05/2025 às 20:37
Ibama aprova plano da Petrobras na Margem Equatorial e senador Davi Alcolumbre destaca avanço para o Amapá.
Ibama aprova plano da Petrobras na Margem Equatorial e Alcolumbre destaca avanço para o Amapá. Fonte: CNN Brasil.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Ibama aprova plano da Petrobras na Margem Equatorial e Alcolumbre destaca avanço para o Amapá.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), comemorou nesta segunda-feira (19) a decisão do Ibama que autoriza uma nova etapa do processo de licenciamento ambiental da Petrobras na Margem Equatorial, mais precisamente na Bacia da Foz do Amazonas, no estado do Amapá.

A medida representa um passo significativo para a futura exploração de petróleo na região, ainda em fase de estudos técnicos.

“Embora o processo de licenciamento para perfuração ainda esteja em curso, o avanço técnico aprovado hoje reforça a seriedade do projeto e o compromisso com critérios ambientais rigorosos”, afirmou o senador em nota oficial.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Aprovação ambiental avança, mas perfuração ainda não está liberada

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deu sinal verde ao plano da Petrobras para conduzir pesquisas ambientais e operacionais, com foco na prevenção de impactos sobre a fauna marinha.

O projeto aprovado trata do Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), documento que detalha estratégias para agir em casos de acidentes com derramamento de óleo.

Apesar da aprovação, a permissão ainda não autoriza a perfuração de poços de petróleo. O plano foi aceito apenas em sua estrutura conceitual e metodológica, e será agora submetido a testes práticos.

Para dar sequência ao licenciamento, será necessário realizar uma Avaliação Pré-Operacional (APO). Essa etapa envolve inspeções em campo e simulações de emergência ambiental.

O Ibama e a Petrobras irão elaborar, juntos, um cronograma para verificar se o plano proposto é viável na prática, especialmente o Plano de Emergência Individual, responsável por responder rapidamente a possíveis incidentes.

Margem Equatorial é vista como oportunidade para o desenvolvimento regional

Natural do Amapá, Davi Alcolumbre acompanha pessoalmente o andamento do processo e tem defendido o potencial estratégico da Margem Equatorial para promover o crescimento econômico da região Norte.

“A Margem Equatorial representa uma oportunidade estratégica para reduzir desigualdades históricas”, ressaltou o senador.

Ele também destacou que o projeto, além de trazer desenvolvimento, mantém o compromisso com a sustentabilidade: “Essa aprovação reforça a confiança nas instituições e no compromisso com um futuro seguro, desenvolvido e sustentável”.

Desenvolvimento com responsabilidade ambiental

A expectativa é que, com o cumprimento rigoroso das exigências técnicas e ambientais, a Petrobras possa avançar em direção à exploração segura e responsável de petróleo na Margem Equatorial.

O projeto é acompanhado de perto por órgãos ambientais, autoridades políticas e pela sociedade civil, dada a sensibilidade ecológica da região e sua relevância socioeconômica.

Fonte: CNN

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Andriely Medeiros de Araújo

Ensino superior em andamento. Escreve sobre Petróleo, Gás, Energia e temas relacionados para o CPG — Click Petróleo e Gás.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x