1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Akeron MBT 120: o míssil que transforma canhões de tanques em armas inteligentes
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Akeron MBT 120: o míssil que transforma canhões de tanques em armas inteligentes

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 09/09/2025 às 10:56
Akeron MBT 120: o míssil que transforma canhões de tanques em armas inteligentes
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Míssil Akeron MBT 120 será apresentado em Londres e pode ser usado por tanques da OTAN, atingindo alvos escondidos sem expor a tripulação

A maior fabricante de mísseis da Europa, a MBDA, revelou um sistema inédito. Trata-se do primeiro míssil do mundo disparado por um canhão padrão de tanque. Chamado Akeron MBT 120, ele será apresentado oficialmente na exposição de defesa DSEI, em Londres.

Segundo a empresa, o armamento amplia o alcance dos blindados e oferece vantagem decisiva no campo de batalha.

Isso porque permite atingir alvos atrás de prédios, árvores ou outros obstáculos sem expor a tripulação ao fogo inimigo.

Compatibilidade e design inovador

O míssil foi desenvolvido para ter as mesmas dimensões dos projéteis de 120 mm usados pela OTAN. Dessa forma, tanques como Leopard 2 e Challenger 3 podem carregá-lo e armazená-lo sob a blindagem como se fosse munição convencional.

Além disso, a MBDA optou por componentes prontos para uso, o que deve facilitar a produção em massa. A arma também é acessível, já que clientes podem integrar suas próprias ogivas, embora a fabricante ofereça opções próprias.

Tecnologia e cronograma

O sistema usa navegação por imagens com inteligência artificial, orientação inercial e satélite. Pode ser disparado em pacotes simples ou duplos, aproveitando contêineres de 20 pés já existentes.

Autoridades da MBDA informaram que o projeto avançou em apenas sete meses, passando do desenho inicial para a fase de demonstração. Testes ao vivo estão previstos ainda para este ano.

Portanto, a produção em escala deve começar em 2026, com apoio de uma rede europeia de fornecedores para garantir cadeias de suprimento seguras.

Outras armas em exibição

A empresa também apresentou uma versão planadora do míssil Spear. Essa variante substitui o motor turbojato por um penetrador cinético, reduzindo custos.

O Spear Glide terá alcance entre 80 e 100 quilômetros, dependendo das condições de lançamento. Projetado para caças de quarta geração, como Gripen, Typhoon e KF-21, o sistema deve ser usado quando as defesas aéreas inimigas já estiverem degradadas, permitindo ataques em massa.

Portfólio ampliado na feira

Na mostra de Londres, a MBDA também exibirá a versão terrestre do míssil ASRAAM. A arma oferece defesa pontual contra drones e mísseis de cruzeiro.

Outro destaque é o modelo atualizado de míssil furtivo de longo alcance do programa conjunto Reino Unido-França, o Future Cruise/Anti-Ship Weapon.

Tanto essa versão quanto a planejada variante de alta velocidade devem entrar em serviço no início da década de 2030.

De acordo com a empresa, o novo portfólio busca oferecer aos aliados da OTAN opções escaláveis e resilientes. O objetivo é responder às lições da guerra na Ucrânia e às ameaças de adversários semelhantes.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x