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Agronegócio vai turbinar o PIB do Brasil no primeiro trimestre

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 23/03/2025 às 12:51
agronegócio
© Divulgação/Ministério das Comunicações
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O agronegócio brasileiro será protagonista no crescimento da economia no primeiro trimestre de 2024. Com resultados expressivos nas colheitas, avanço nas exportações e produtividade em alta, o setor deve impulsionar o PIB

O agronegócio deve ser um dos motores do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre de 2025.

Com uma safra estimada em 330 milhões de toneladas de grãos, o setor promete resultado expressivo e impacto positivo na economia.

Safra robusta e preços atrativos

A previsão para a safra 2024/25 é animadora. A produção deve alcançar um volume alto, com destaque para grãos como milho, soja e trigo.

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Produtos em escassez global, como café, laranja, cacau e algumas carnes, também apresentam bons preços no mercado internacional.

Além disso, os custos para implantar a safra foram razoáveis. Isso abre espaço para margens de lucro que vão de normais a muito boas. O cenário favorece produtores bem estruturados e reforça a competitividade brasileira.

Inflação de alimentos mais controlada

Com esse bom desempenho, espera-se um alívio na inflação de alimentos, que deve ficar em torno de 6%.

Ainda é um índice considerável, mas bem abaixo do registrado em momentos de quebra de safra, como o ano anterior.

O ciclo de 2024 trouxe lições duras. A seca e o aperto monetário afetaram produtores muito alavancados. Ficou claro o risco de operar em países com juros altos e instabilidade econômica.

Hoje, esse alerta é aceito por todos os agentes do mercado.

A aposta do governo federal é que, com o aumento da produção do agronegócio, os alimentos fiquem mais baratos, resultando em maior aprovação popular.

Oportunidades no comércio exterior

A guerra comercial entre grandes economias pode abrir novas oportunidades para o Brasil. É possível que barreiras a produtos americanos em outros mercados favoreçam a exportação de alimentos brasileiros.

O país já ampliou sua presença em mercados tradicionais, como açúcar, algodão e carnes.

Além disso, tem ganhado espaço em novos setores e mercados, tanto no exterior quanto no consumo interno, com produtos como frutas, pescados, amendoim, mel e vinhos.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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