1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Agência Internacional de Energia prevê queda brusca na demanda de petróleo em 2021
Tempo de leitura 2 min de leitura

Agência Internacional de Energia prevê queda brusca na demanda de petróleo em 2021

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/06/2020 às 12:16
energia, petróleo
energia, petróleo

A baixa demanda de petróleo esperada para o próximo ano, segundo a AIE, é devido ao setor de aviação

A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê uma demanda de petróleo em 2021 muito inferior a de 2019 em consequência dos problemas do setor de aviação, de acordo com dados publicados nesta terça-feira (16).

Veja ainda outras notícias:

Segundo a agência, as primeiras previsões para 2021, A AIE antecipa um aumento limitado da demanda mundial de 5,7 milhões de barris diários (mbd) na comparação com 2020, ano marcado pela pandemia de Covid-19.

A demanda total em 2021 seria de 97,4 mbd, 2,4 mbd abaixo do nível de 2019, essencialmente por causa da fraca demanda de querosene de aviação, indica a AIE em seu relatório mensal.

“O setor de aviação enfrenta uma crise existencial e sua demanda de produtos petroleiros seguirão sob pressão depois deste ano, mesmo que outros combustíveis retornem aos níveis prévios a Covid-19”, afirma o documento.

Ainda para este ano, a AIE está um pouco menos pessimista com os efeitos da pandemia e, embora mantenha uma previsão de queda histórica da demanda de 8,1 mbd, a projeção representa quase 500.000 barris ao dia a mais que na estimativa de maio.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos