Com um grande portfólio de negócios no ramo de petróleo e gás no Brasil, a Ukef agora busca um foco maior nos empreendimentos das renováveis no território nacional e pretende realizar contratos no ramo da energia eólica offshore e do hidrogênio verde
Durante um evento da Embaixada do Reino Unido com empresários e representantes do governo britânico, na terça-feira (07/06), a agência de crédito britânica UK Export Finance (Ukef) comentou sobre os planos para o mercado brasileiro. E, de acordo com a empresa, o foco agora são as renováveis no país e possíveis negócios com projetos de geração de energia eólica offshore e a mais nova aposta do setor energético nacional, o hidrogênio verde.
Ukef pretende focar nas renováveis dentro do mercado brasileiro e tem foco nos negócios de hidrogênio verde e energia eólica offshore no país
A agência de crédito à exportação do Reino Unido, Ukef, está em missão comercial no Rio de Janeiro durante esta semana e realizou uma reunião com representantes do setor energético nacional e inglês para discutir possíveis projetos no país. Isso pois a empresa agora pretende realizar novos contratos dentro do setor de hidrogênio verde e energia eólica offshore no território nacional, como forma de expandir o seu portfólio de renováveis no Brasil.
A empresa já possui uma grande presença no mercado nacional, tendo realizado uma série de assinaturas de contratos com a estatal brasileira Petrobras durante o ano de 2021 para negócios no ramo de petróleo e gás. Agora, a Ukef está buscando oferecer linhas de financiamento para compra de equipamentos de fornecedores do Reino Unido nos segmentos de novas energias.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
O Brasil é líder mundial em geração de energias renováveis e o olhar da empresa para o país é pautado no forte crescimento do setor nos últimos anos, impulsionado pela transição energética nacional.
Assim, o gerente de negócios da Ukef, Charles Hickson, comentou sobre as possibilidades de negócios no ramo das energias renováveis no mercado brasileiro e destacou que “Existem muitas oportunidades no Brasil, onshore e offshore, no futuro. Já trabalhamos com a Petrobras e agora estamos muito felizes de olhar para o futuro com as eólicas offshore e o hidrogênio (…) Há três anos eu estava aqui para financiar projetos na área de óleo e gás, e hoje estamos aqui olhando projetos em renováveis”.
Reino Unido busca investir na transição energética e agência aproveita momento para focar nos contratos para a geração de energias renováveis no mercado nacional
O foco na transição energética não só está acontecendo de forma expressiva no território brasileiro como também em todo o mercado global e, principalmente, no continente europeu. Um exemplo disso é o plano de descarbonização do Reino Unido, que possui como meta atingir 5 GW de capacidade de produção de hidrogênio de baixo carbono até 2030 para uso em toda a economia, garantindo assim um novo olhar para o uso de alternativas como o hidrogênio verde e a energia eólica para um futuro mais sustentável.
Dessa forma, as empresas britânicas estão cada vez mais interessadas em novos negócios de energias renováveis, como é o caso da Ukef, que, enquanto expande sua presença no setor dentro do Reino Unido, procura empreendimentos no mercado internacional.
A companhia também possui forte comercialização com o setor de óleo e gás no Brasil, uma vez que a Petrobras utilizou uma linha de crédito da Ukef para financiar equipamentos de exploração e produção de óleo e gás nas Bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo, em 2018, e continua com os contratos até hoje.
Agora, a Ukef não se limita apenas à parceria com a estatal brasileira e pretende trazer novas oportunidades de linhas de crédito para outras empresas que estão com projetos de produção de hidrogênio verde e energia eólica offshore em desenvolvimento no território nacional.