A Baía de Osaka está afundando, e pode ser o fim do Aeroporto de Kansai, o mais moderno do mundo no Japão. Será que o aeroporto terá que ser encerrado?
Fim do Aeroporto de Kansai? Localizado no Japão, o Aeroporto de Kansai é um dos mais modernos do mundo, capaz de receber 30 milhões de pessoas por ano e avaliado em aproximadamente 112 bilhões de reais. No entanto, o futuro do Aeroporto de Kansai está ameaçado, pois a estrutura, situada no meio da Baía de Osaka, está afundando. Com isso, a continuidade das operações do aeroporto está em risco, levantando preocupações sobre a viabilidade dessa impressionante obra de engenharia.
Aeroporto de Kansai possui 11 km²
Também conhecido como KIX, o Aeroporto Internacional de Kansai, considerado o aeroporto mais moderno do mundo, está localizado na ilha de Honshu, aproximadamente 40 km de distância de Osaka, a segunda maior cidade do Japão.
Construído entre 1987 e 1994, o Aeroporto de Kansai fica em uma ilha artificial de quase 11 km², construída por aproximadamente 180 milhões de metros cúbicos de areia e rochas retiradas do fundo da Baía de Osaka.
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Vale mencionar que atualmente a criação de ilhas artificiais é algo comum, especialmente em potências econômicas do Oriente Médio. No entanto, quando o Aeroporto de Kansai foi inaugurado em 1994 essa prática era menos comum.
Para entendermos porque a Baía de Osaka está afundando e pode decretar o fim do Aeroporto de Kansai, é necessário analisar alguns detalhes da construção desse megaprojeto. Entre 1987 e 1989 a execução da obra contemplou a perfuração da argila presente na Baía de Osaka. Dos 20 m escavados, 18 m estavam abaixo do nível do mar.
Tal processo permitiu a drenagem de 70% da água desse depósito, algo que solidificou a argila e criou um entorno murado com 2 milhões de colunas de mineral. Essa seria a base do aeroporto mais moderno do mundo.
A Baía de Osaka está afundando?
Ainda na fase de estudos do local, a equipe de engenheiros já previa o afundamento do aeroporto de Kansai em 5,7 M até 1999, cinco anos após a inauguração do projeto. Entretanto, a marca constatada naquele ano foi substancialmente maior, de 8,2 m, ou seja, mais de 67% acima da estimativa inicial. Em 2018, o afundamento da estrutura do aeroporto já alcançava impressionantes 11 M.
O fim do Aeroporto de Kansai é uma questão que envolve vários aspectos. Construído sobre uma ilha artificial em áreas de águas profundas, o aeroporto exigiu que o solo de sustentação fosse compactado e estabilizado. Esse foi um desafio técnico significativo, pois a Baía de Osaka é composta em grande parte por argilas moles e altamente compressíveis. Com o tempo, a carga pesada da ilha artificial e das estruturas do aeroporto causa compactação e afundamento, comprometendo a viabilidade da estrutura.
O peso dessas estruturas do aeroporto mais moderno do mundo, incluindo pistas, edifícios e outras estruturas, contribui para a pressão sobre o solo subjacente, acelerando o processo de subsidência. Além disso, o solo subjacente passa por um processo de consolidação, onde a água nos poros é expelida e o solo se compacta. Um processo natural que pode levar anos ou até décadas para estabilizar totalmente.
2056 pode ser o fim do Aeroporto de Kansai
O ano que especialistas apontam como data para o fim do Aeroporto de Kansai, visto que a Baía de Osaka está afundando, é em 2056. Caso a estimativa se confirme o aeroporto será operado por 62 anos, mas o fato é que a administração tem investido pesado em projetos para reverter ou ao menos retardar tal acontecimento.
Desde a inauguração do aeroporto mais moderno do mundo há um monitoramento contínuo do afundamento e medidas de correção são tomadas conforme necessário. Para compensar o afundamento da ilha, foram projetadas colunas ajustáveis para sustentar o edifício do terminal.
Estes são estendidos inserindo placas de metal grossas nas bases. A administração do aeroporto investiu ainda mais de 150 milhões de dólares para elevar o quebra-mar e dessa forma reduzir as chances de alagamentos.