1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / Aeronáutica está com 130 vagas abertas em seu concurso público de cadetes do ar, que oferece oportunidades para candidatos do ensino fundamental
Tempo de leitura 3 min de leitura

Aeronáutica está com 130 vagas abertas em seu concurso público de cadetes do ar, que oferece oportunidades para candidatos do ensino fundamental

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 06/04/2022 às 13:30
Atualizado em 07/04/2022 às 00:56
Aeronáutica - concurso publico - cadetes do ar - ensino fundamental incompleto - vagas
Concurso para cadetes do Ar está com edital aberto – imagem: Divulgação

A Aeronáutica está com inscrições abertas para o edital do seu concurso de cadetes do Ar. O edital destaca que candidatos com ensino fundamental incompleto podem se inscrever 

Aeronáutica publicou seu novo edital com vagas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar em 2023 (IE/EACPCAR 2023), no dia 30 de março. Ao total, estão sendo ofertadas 130 vagas no curso preparatório do próximo ano, onde, desse total, 110 oportunidades são para homens e 20 para mulheres, com ensino fundamental incompleto ou completo. O edital da Aeronáutica afirma que 20% das vagas estão reservadas para cota de negros. Para concorrer a essa cota, é necessário realizar autodeclaração durante a inscrição e comparecer ao procedimento de heteroidentificação.

Saiba como será o curso de formação de cadetes da Aeronáutica

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar será ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que está situada em Barbacena (MG). O CPCAR funciona em regime de internato e equivale ao ensino médio regular. Sendo assim, terá duração de três anos e será dividido em Campo Geral e Campo Militar.

No campo geral, são tratadas disciplinas do ensino médio, seguindo as orientações do Ministério da Educação, enquanto o campo militar tem como objetivo incentivar e estimular os ideais da Força Aérea Brasileira.

Os alunos que possuem Ensino Fundamental e concluírem o curso preparatório da Aeronáutica com o aproveitamento que é exigido contarão com certificado de conclusão do Ensino Médio e do curso em si. Além disso, os formandos poderão concorrer às vagas no primeiro ano do curso de formação de oficiais aviadores (CFOAV), desde que estejam todos os critérios da Aeronáutica atendidos na época de conclusão do primeiro curso.

Como se inscrever no concurso para Cadetes do Ar da Aeronáutica?

Aqueles que tiverem ensino fundamental completo ou incompleto e interesse em participar do concurso da Aeronáutica devem acessar o site da Força Aérea Brasileira e realizar inscrição até o dia 20 deste mês.

No site, será necessário preencher alguns dados importantes e também realizar um cadastro na plataforma da Aeronáutica. Será necessário pagar uma taxa de R$ 80, até o dia 4 do próximo mês, somente nas agências do Banco do Brasil.

Os candidatos que forem membros de família de baixa renda, doadores de medula óssea ou inscritos no CADúnico podem solicitar a isenção de taxa até o último dia de inscrição. Para terem direito à isenção, os candidatos deverão enviar a documentação que comprove a condição apontada.

Saiba como funcionarão as provas do processo seletivo do concurso da Aeronáutica

O processo seletivo do concurso da Aeronáutica contará com seis etapas. São elas:  

  • Provas escritas de caráter eliminatório e classificatório;  
  • Inspeção de saúde de caráter eliminatório, que acontecerá do dia 27 de setembro ao dia 7 de outubro;  
  • Exame de aptidão psicológica de caráter eliminatório; que acontecerá do dia 22 de setembro ao dia 7 de outubro;  
  • Teste de avaliação do condicionamento físico de caráter eliminatório, do dia 16 ao dia 18 de novembro;  
  • Procedimento de heteroidentificação complementar de caráter eliminatório, que acontecerá no dia 1º de dezembro;  
  • Validação documental de caráter eliminatório.

Já em relação às provas escritas, a previsão é que elas aconteçam no dia 3 de julho. As provas serão aplicadas em diversas cidades do Brasil, que estão listadas no edital.

Os candidatos responderão questões de português, matemática, inglês e também uma redação. Tanto a prova escrita como a redação valem 10 pontos e, para que os candidatos sejam aprovados nessas duas etapas, é necessário obter no mínimo cinco pontos em cada uma.

O gabarito preliminar da prova escrita será divulgado no dia 21 de julho, e aqueles que não concordarem com as respostas poderão entrar com recurso nos dias 28 e 29 do mesmo mês, seguindo todas as diretrizes do edital. Já o resultado da redação estará disponível para consulta em 28 de julho.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos