Volkswagen se despede do VW Gol e anuncia novo modelo promissor no mercado, com preço inicial abaixo de R$ 90 mil.
Como uma das gigantes globais na indústria automotiva, a Volkswagen surpreendeu a todos com um lançamento que promete ser um verdadeiro “pesadelo” para a concorrência. Conforme reportado pelo Diário do Comércio, após 42 anos de presença marcante no mercado e 27 anos como o carro mais vendido no Brasil, o icônico VW Gol encerrou sua produção no ano passado, abrindo caminho para um novo carro Volkswagen.
Apresentando o novo Polo Track da Volkswagen para o mercado brasileiro
Para preencher a lacuna deixada por um novo lançamento, a Volkswagen redesenhou a versão MPI do Polo, criando o Polo Track. Esta variante, já lançada no Brasil, tem a importante missão de substituir o hatch de entrada da marca e manter vivo o legado do VW Gol até que um novo projeto seja introduzido.
O Polo Track rapidamente se estabeleceu como uma opção atraente para quem busca um carro de qualidade. No início de novembro, o site oficial da Volkswagen já mostrava os preços ajustados do modelo. Em outubro, o Polo Track estava disponível por R$ 86.390, mas agora está sendo vendido por R$ 87.290, representando um aumento de R$ 900.
-
Sérgio Habib provoca polêmica ao dizer que quem compra SW4 não gosta de carro e revela onde está o verdadeiro luxo do Brasil: o campo
-
Novo Peugeot 208 2026 estreia com câmbio automático CVT, versão híbrida, motor turbo, consumo urbano de até 13 km/l e mais barato que Chevrolet Onix, Volkswagen Polo e Honda City
-
SUV raro no mercado de usados, Hyundai Creta Sport 2.0 traz motor de 166 cv do ix35, câmbio automático de 6 marchas, consumo urbano de até 10 km/l e pode ser encontrado por menos de R$ 90 mil
-
4 carros que parecem bons negócios, mas quem comprar vai se arrepender, segundo mecânicos e relatos no Reclame Aqui
Quanto aos detalhes de lançamento, o Polo Track vem bem equipado, destacando-se por quatro airbags, assistente de partida, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico do diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado.
As rodas são de aço de 14 polegadas com calotas e pneus 185/65. Adicionalmente, itens como antena de teto, tomada USB tipo C, rádio Media Plus II e volante multifuncional foram incorporados como padrão alguns meses após o lançamento.
A trajetória do VW Gol no Brasil
Lançado em 1980 pela Volkswagen, o Gol se despediu do mercado brasileiro em 2022, encerrando um ciclo de 42 anos marcados por sucesso e paixão. Líder de vendas em seu segmento durante 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014, o Gol se consagrou com a impressionante produção de 8,6 milhões de unidades, estabelecendo um recorde no país.
O modelo, querido pelos brasileiros, passou por diversas evoluções ao longo dos anos, atravessando três gerações distintas (G1 a G8) e apresentando várias séries especiais, incluindo a memorável Last Edition, que esgotou rapidamente após o lançamento.
A primeira versão do Gol a chegar ao Brasil estava disponível em duas configurações, S e L, ambas com duas portas. Equipado com um motor de 1.3 litros, o Gol oferecia 42 cavalos de potência e 9,2 kgfm de torque, combinados a um câmbio manual de 4 marchas. Este conjunto mecânico era mais do que suficiente para impulsionar o hatch e conquistar o coração dos consumidores brasileiros.
Possível chegada de novo carro da Volkswagen ao mercado brasileiro
Apesar dos esforços para manter o sigilo, informações sobre o chamado Projeto 246 da Volkswagen têm emergido, revelando planos para um novo SUV compacto voltado para mercados emergentes. Conhecido como Volkswagen Yeh no Brasil, este veículo tem potencial para ocupar o espaço deixado pelo VW Gol, cuja produção foi encerrada pela marca alemã no início deste ano.
De acordo com as informações disponíveis, o novo modelo da Volkswagen será construído sobre a plataforma MQB-A00, uma variante simplificada do chassi usado no Polo.
O nome do carro já estaria até mesmo definido. Além disso, há planos para a fabricação do sucessor do Gol na unidade da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo, sinalizando um investimento significativo da montadora na diversificação de sua linha de produtos no Brasil.