Visando a substituição do icônico Gol, a Volkswagen está dedicando seus esforços no desenvolvimento do SUV Yeh. Destinado aos mercados emergentes, o modelo se destaca por seu design impressionante.
A Volkswagen está tentando manter segredo, entretanto nos “bastidores” continua atuando desde o fim do ano passado no chamado Projeto 246, que será um novo SUV compacto com foco em mercados emergentes. Chamado de Volkswagen Yeh, no Brasil, o modelo chegaria para preencher a lacuna deixada pelo VW Gol, descontinuado em definitivo pela marca alemã no começo deste ano.
SUV Volkswagen Yeh ainda é um mistério
Segundo informações da mídia, o inédito SUV compacto da montadora alemã será desenvolvido sob a plataforma MQB-A00, uma versão básica do chassi do Polo, e já teria até mesmo um nome definido: Volkswagen Yeh. Ainda segundo a publicação, a montadora cogita produzir o substituto do Gol na planta da Volkswagen localizada em Taubaté, no interior de São Paulo.
O desenho do SUV Volkswagen Yeh ainda é um mistério, visto que, até então, a imprensa automotiva especulava que o novo carro teria linhas inspiradas no Skoda Fabia Monte Carlo, um SUV compacto da subsidiária da Volks no Leste Europeu.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Entretanto, o novo SUV da marca alemã deve se aproximar mais da nova linguagem de design da marca, revelada no conceito elétrico ID.2all. Por dentro, o novo SUV Volkswagen Yeh tende a compartilhar formato similar ao visto no VW Nivus, o SUV do Polo, também feito sob a plataforma MQB, da Volks.
Por aqui, a expectativa é que o novo modelo da Volkswagen também tenha uma configuração eletrificada, topo de linha, com tecnologia híbrida leve. A estimativa é que o modelo seja lançado no mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2025.
De acordo coma montadora, o futuro substituto do Gol no Brasil também contará com versões para outros mercados emergentes como a Índia e China, além da própria Europa, com variantes totalmente elétricas para competir com modelos como o Citroën e-C3, novo modelo apresentado pela Stellantis.
SUV sucessor do Gol vem de uma história antiga
Essa história do sucessor do Gol já é antiga e vem sendo atualizada nos últimos anos. A primeira vez que foi falado sobre o SUV Volkswagen Yeh foi em 2017, quando foi revelada uma imagem com o futuro da Volkswagen na região até 2020. Ali já se falava na plataforma MQB-A00, uma versão simplificada da MQB-Ao do Polo. Também nesta época, foi dito que o nome Gol poderia ser deixado de lado, visto que a matriz alemã sempre desejou unificar os nomes dos carros da marca globalmente.
Com a expansão da preferência por SUVs, a montadora foi se moldando a este novo cenário. A pandemia motivou ainda o congelamento de alguns planos, que logo em seguida, foram atualizados novamente. Durante uma live do Motor1 feita com Pablo di Si, o então CEO da Volkswagen Brasil confirmou que haveria espaço para um SUV menor que o Nivus no Brasil, isto é, basicamente confirmou com todas as letras que um novo modelo seria o real sucessor do Gol.
Volkswagen planeja novo esportivo para 2024
De acordo com dados, o Nivus GTS, novo modelo da montadora alemã, está previsto para ser lançado em 2024, equipado com o sistema IQ. Light e rodas de 18 polegadas. Para aqueles que ainda não estão familiarizados, este modelo se encaixa na categoria de SUV compacto, competindo diretamente com o Pulse, da Fiat.
A fonte indica que a Volkswagen planeja introduzir a versão esportiva inédita do Nivus já no próximo ano, acompanhada de atualizações de design e no desempenho. O modelo contará com um motor 250 TSI (1.4 Turbo), que atualmente equipa o Polo GTS. Os dados apontam ainda que o lançamento está programado para encaixar com o quarto aniversário da linha Nivus.