A Changan surpreendeu o mercado ao vender 7.422 veículos por dia no primeiro semestre de 2024. Descubra como essa marca está ganhando espaço e pode ameaçar a BYD
A indústria automotiva da China é reconhecida por seu dinamismo e capacidade de inovação, com a BYD sendo um dos grandes exemplos. Uma das marcas que vem ganhando cada vez mais destaque é a Changan Automobile, a mais antiga do país, e respeitadas fabricantes de automóveis da China.
Fundada em 1862, a Changan começou como uma fabricante de armas, mas, ao longo dos anos, transformou-se em uma das maiores montadoras do país, com um portfólio diversificado que inclui veículos de passeio, comerciais e elétricos.
Com mais de 150 anos de história, a Changan continua sendo uma das principais montadoras da China, não apenas pelo volume de vendas, mas também por seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. A marca tem investido pesadamente no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos, posicionando-se como uma forte concorrente no mercado de NEVs (New Energy Vehicles), ou veículos de nova energia.
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
O crescimento da Changan e a liderança da BYD
Embora a BYD continue sendo a líder no mercado de veículos elétricos da China, com 34,6% de participação de mercado entre janeiro e agosto, a Changan vem rapidamente ganhando espaço.
A empresa atualmente detém 6% do mercado e tem mostrado um crescimento sólido em suas vendas. Este ano, a Changan, impulsionada pelas suas novas marcas, Deepal e Avatr, alcançou um marco impressionante ao vender uma média de 7.422 veículos por dia no primeiro semestre de 2024, registrando um crescimento de 9,7% em relação ao ano anterior.
Os números são ainda mais impressionantes quando se trata de veículos elétricos. As vendas de NEVs da Changan aumentaram 69,87%, totalizando mais de 300.000 unidades vendidas até o momento. Além disso, a marca também expandiu suas vendas internacionais, com um aumento de 75,9%, totalizando 203.000 unidades vendidas fora da China. A BYD continua sendo a grande líder nesse sentido.
Desempenho financeiro
Apesar do sucesso em vendas, o lucro da Changan não seguiu a mesma trajetória. No primeiro semestre de 2024, a receita da empresa foi de 76,7 bilhões de yuans (US$ 10,77 bilhões), um aumento de 17,15% em relação ao ano anterior.
No entanto, o lucro líquido caiu 63%, passando para 2,83 bilhões de yuans (397,5 milhões de dólares). Esse declínio pode ser atribuído, em parte, aos resultados financeiros das marcas Deepal e Avatr, que, embora tenham aumentado suas vendas, ainda operam com prejuízo.
As margens de lucro da Changan caíram significativamente, de 6.322 yuans (888 USD) por carro em 2023 para 2.121 yuans (298 USD) em 2024. Isso reflete uma tendência geral na indústria automobilística chinesa, onde a margem de lucro média caiu para 13,8% este ano, em comparação com 16,34% no ano passado.
No entanto, a Changan está confiante de que suas marcas de NEV, especialmente a Deepal, alcançarão lucratividade. A previsão da empresa é de que a Deepal se tornará rentável ao atingir a marca de 30.000 unidades vendidas por mês.
O futuro da Changan no mercado de veículos elétricos
A Changan está em plena transição para a era dos veículos elétricos, com foco em três marcas principais: Changan Nevo (também conhecida como Qiyuan), Deepal e Avatr. Entre janeiro e agosto de 2024, a Changan Nevo entregou 98.236 unidades, enquanto a Deepal e a Avatr entregaram, respectivamente, 120.710 e 21.088 unidades.
Embora as marcas Deepal e Avatr ainda estejam operando com prejuízo, ambas conseguiram reduzir seus déficits ao longo do ano. Isso, aliado ao crescimento robusto das vendas de NEVs e ao contínuo investimento em tecnologia sustentável, sugere que a Changan está bem posicionada para se tornar uma força ainda maior no mercado global de veículos elétricos nos próximos anos.
Enquanto a BYD mantém sua liderança, o crescimento acelerado da Changan sinaliza que a disputa pelo topo do mercado de NEVs está longe de terminar. A Changan, com suas estratégias agressivas e compromisso com a inovação, pode ser uma concorrente à altura nos próximos anos.
Kkkk a BYD tem estoque para 3 anos de vendas, as vendas de eletricos em queda no Brasil, share de mercado dos carros elétricos é de 2.8%, era 3.2… carro elétrico é descartável não é nem de longe ecologicamente correto, é bom para centros urbanos mas só… carros a combustão sempre serão a maior fatia do mercado pois são mais práticos e de manutenção barata quando feita com frequência, carro elétrico uma bateria nova custa de 30 a 50% do valor do carro… totalmente inviavel
Nem consegui ler a matéria com tanta propaganda pipocando