A AOL, uma das pioneiras no fornecimento de acesso à internet nos Estados Unidos, anunciou que descontinuará seu serviço de internet discada no dia 30 de setembro de 2025. Com essa decisão, a empresa, que foi responsável por conectar milhões de usuários nos anos 1990 e início dos 2000, coloca um ponto final em uma era marcada por conexões lentas via telefone fixo.
A decisão da AOL ocorre em um contexto de modernização das tecnologias de acesso à internet. Ao longo das últimas décadas, a popularização da banda larga e da internet sem fio tornou a internet discada obsoleta. A empresa, no entanto, manteve o serviço por mais tempo, atendendo a cerca de 160 mil usuários nos Estados Unidos, que ainda se conectam via telefonia fixa, de acordo com o Censo de 2023.
Tecnologia que marcou uma geração
Nos anos 1990, a AOL desempenhou um papel crucial no acesso à internet, com seus modems característicos, cujos barulhos de conexão se tornaram um símbolo nostálgico para muitos. Os usuários precisavam de dispositivos simples conectados a telefones para acessar uma internet que, na época, era composta basicamente por páginas estáticas e conteúdos em texto. No Brasil, muitos optavam por se conectar durante a madrugada ou nos finais de semana, quando as tarifas eram mais baratas.
Apesar de sua importância histórica, a AOL não conseguiu se adaptar às mudanças tecnológicas da mesma forma que outras empresas. Em 2015, a AOL foi adquirida pela Verizon, por US$ 4,4 bilhões, e, mais tarde, vendida ao grupo Apollo, em um pacote que incluiu o Yahoo. Este movimento reflete a dificuldade da empresa em encontrar seu novo papel no mercado digital, após sua fusão desastrosa com a Time Warner nos anos 2000.
-
Conheça as impressionantes capacidades dos 11 helicópteros Black Hawk UH-60L comprados pelo Brasil por US$ 229 milhões — aeronaves de alta potência e tecnologia que também simbolizam uma reaproximação diplomática com os Estados Unidos de Donald Trump
-
Descoberta impressiona a ciência: “Gelo XXI” é a nova fase da água, com 152 moléculas e formada sob 1,6 gigapascal de pressão
-
4 antivírus gratuitos que protegem, detectam e removem vírus e malwares sem travar o PC
-
Com apenas 10 anos, ele criou um tênis capaz de gerar energia enquanto caminha e recarregar celulares — invenção do jovem inventor já desperta interesse de grandes empresas de tecnologia nos EUA
Fim de uma era
A medida da AOL reflete a continuidade de um processo de modernização no setor de telecomunicações, que gradualmente foi deixando para trás os serviços mais lentos e caros. Em seu comunicado oficial, a AOL afirmou que avaliou periodicamente seus produtos e serviços antes de chegar à decisão de encerrar as operações do serviço de internet discada.
Relembre o som da internet discada
A informação foi divulgada por “Exame” e outros portais, com dados do Censo dos EUA, e marca o fim de um ciclo para a empresa e para a indústria de telecomunicações.
Com o fim da internet discada, como você lembra dos primeiros dias de conexão online e o impacto da AOL em sua vida digital?