Adeus à lógica tradicional: nova tecnologia coloca os motores diretamente nas rodas, eliminando capô e porta-malas. Mais potência, espaço e eficiência
Já imaginou um carro sem motor na frente ou atrás? Pois essa é a proposta que está prestes a virar realidade graças a uma tecnologia esquecida por mais de um século. O conceito que parecia ilógico no início do século XX agora retorna como aposta promissora da mobilidade elétrica: motores instalados diretamente nas rodas. E o mais surpreendente é que essa ideia nasceu há mais de 120 anos, pelas mãos do próprio Ferdinand Porsche.
A tecnologia renasce onde menos se espera: dentro das rodas
Durante décadas, a posição do motor foi um dos pontos mais estratégicos no projeto de um veículo, determinando aspectos como desempenho, equilíbrio e espaço interno. Mas essa lógica está sendo colocada em xeque com o ressurgimento dos motores em roda, também chamados de Wheel Motors (WMs).
A proposta é simples na teoria, mas revolucionária na prática: instalar o motor diretamente na roda do carro, eliminando a necessidade de eixos, diferenciais e sistemas de transmissão. A ideia surgiu em 1900, quando Ferdinand Porsche apresentou o primeiro modelo com motores nas rodas na Exposição Mundial de Paris. No entanto, naquela época, as limitações da tecnologia — especialmente em relação aos sistemas elétricos e à infraestrutura — impediram sua adoção.
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Mais de um século depois, o cenário mudou completamente. Com a ascensão dos carros elétricos, a busca por maior eficiência energética e sustentabilidade reacendeu o interesse por soluções inovadoras. É nesse contexto que a tecnologia WMs ganha força novamente, desta vez liderada por empresas como a Elaphe Propulsion Technologies, da Eslováquia, especializada em motores elétricos que se integram diretamente às rodas.
Mais espaço interno, torque otimizado e melhor dirigibilidade
Os benefícios da tecnologia são consideráveis. Ao remover o motor do compartimento frontal ou traseiro e integrá-lo à roda, os engenheiros ganham liberdade para redesenhar o interior do veículo, instalar baterias maiores ou até aumentar o espaço para os passageiros. Além disso, com cada roda funcionando de forma independente, a estabilidade e a dirigibilidade do carro são aprimoradas, especialmente em curvas e terrenos irregulares.
Um exemplo prático dessa inovação é o motor Sonic 1, desenvolvido pela Elaphe. Compacto e leve, ele pode ser instalado dentro de rodas de até 21 polegadas, permitindo inclusive a integração com sistemas de freios de alta performance. Ao eliminar os eixos de transmissão, o sistema reduz perdas de energia, entrega torque imediato e melhora a eficiência global do veículo.
Esse novo paradigma de motorização também abre caminho para uma engenharia mais flexível. Os veículos podem ser projetados com plataformas modulares mais simples, o que reduz custos de produção e facilita a manutenção.
Pessoal porque nao fornecer energia apartir que a roda gira, como as bicicletas que dinha dinamo para ter energia no farou
Os motores elétricos radiais para automóveis estão permitindo a instalação nas rodas, coisa que veículos fora de estrada já fazem com motor elétrico de tração em cada roda. Para automóveis é realmente um grande avanço, pois diminui o peso do veículo e os motores radiais trabalham com maior torque, potência e velocidade proporcionando maior dirigibilidade e economia das baterias. Além disso, aumenta o espaço interno do veículo. Só vantagens!!
Motor instalado nas rodas, aqui no Brasil onde as pistas são perfeitas? Kkkkkkk… Cada saída, uma passagem na oficina!