1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Os motores não ficarão mais nem na frente nem atrás, agora vão diretamente nas rodas
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 37 comentários

Os motores não ficarão mais nem na frente nem atrás, agora vão diretamente nas rodas

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 01/06/2025 às 19:49
Atualizado em 03/06/2025 às 17:18
carro - motor - motor elétrico - carro elétrico
imagem : Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Adeus à lógica tradicional: nova tecnologia coloca os motores diretamente nas rodas, eliminando capô e porta-malas. Mais potência, espaço e eficiência

Já imaginou um carro sem motor na frente ou atrás? Pois essa é a proposta que está prestes a virar realidade graças a uma tecnologia esquecida por mais de um século. O conceito que parecia ilógico no início do século XX agora retorna como aposta promissora da mobilidade elétrica: motores instalados diretamente nas rodas. E o mais surpreendente é que essa ideia nasceu há mais de 120 anos, pelas mãos do próprio Ferdinand Porsche.

instalar o motor diretamente na roda do carro, elimina a necessidade de eixos, diferenciais e sistemas de transmissão. Imagem: Reprodução

A tecnologia renasce onde menos se espera: dentro das rodas

Durante décadas, a posição do motor foi um dos pontos mais estratégicos no projeto de um veículo, determinando aspectos como desempenho, equilíbrio e espaço interno. Mas essa lógica está sendo colocada em xeque com o ressurgimento dos motores em roda, também chamados de Wheel Motors (WMs).

A proposta é simples na teoria, mas revolucionária na prática: instalar o motor diretamente na roda do carro, eliminando a necessidade de eixos, diferenciais e sistemas de transmissão. A ideia surgiu em 1900, quando Ferdinand Porsche apresentou o primeiro modelo com motores nas rodas na Exposição Mundial de Paris. No entanto, naquela época, as limitações da tecnologia — especialmente em relação aos sistemas elétricos e à infraestrutura — impediram sua adoção.

Mais de um século depois, o cenário mudou completamente. Com a ascensão dos carros elétricos, a busca por maior eficiência energética e sustentabilidade reacendeu o interesse por soluções inovadoras. É nesse contexto que a tecnologia WMs ganha força novamente, desta vez liderada por empresas como a Elaphe Propulsion Technologies, da Eslováquia, especializada em motores elétricos que se integram diretamente às rodas.

Mais espaço interno, torque otimizado e melhor dirigibilidade

motor Sonic 1, desenvolvido pela Elaphe. Imagem: Reprodução

Os benefícios da tecnologia são consideráveis. Ao remover o motor do compartimento frontal ou traseiro e integrá-lo à roda, os engenheiros ganham liberdade para redesenhar o interior do veículo, instalar baterias maiores ou até aumentar o espaço para os passageiros. Além disso, com cada roda funcionando de forma independente, a estabilidade e a dirigibilidade do carro são aprimoradas, especialmente em curvas e terrenos irregulares.

Um exemplo prático dessa inovação é o motor Sonic 1, desenvolvido pela Elaphe. Compacto e leve, ele pode ser instalado dentro de rodas de até 21 polegadas, permitindo inclusive a integração com sistemas de freios de alta performance. Ao eliminar os eixos de transmissão, o sistema reduz perdas de energia, entrega torque imediato e melhora a eficiência global do veículo.

Esse novo paradigma de motorização também abre caminho para uma engenharia mais flexível. Os veículos podem ser projetados com plataformas modulares mais simples, o que reduz custos de produção e facilita a manutenção.

Inscreva-se
Notificar de
guest
37 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Julio Antonio Dias
Julio Antonio Dias
05/06/2025 11:12

Pessoal porque nao fornecer energia apartir que a roda gira, como as bicicletas que dinha dinamo para ter energia no farou

Abalen Abirached
Abalen Abirached
05/06/2025 11:04

Os motores elétricos radiais para automóveis estão permitindo a instalação nas rodas, coisa que veículos fora de estrada já fazem com motor elétrico de tração em cada roda. Para automóveis é realmente um grande avanço, pois diminui o peso do veículo e os motores radiais trabalham com maior torque, potência e velocidade proporcionando maior dirigibilidade e economia das baterias. Além disso, aumenta o espaço interno do veículo. Só vantagens!!

Última edição em 2 meses atrás por Abalen Abirached
João Ricardo
João Ricardo
05/06/2025 08:48

Motor instalado nas rodas, aqui no Brasil onde as pistas são perfeitas? Kkkkkkk… Cada saída, uma passagem na oficina!

Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x