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Os motores não ficarão mais nem na frente nem atrás, agora vão diretamente nas rodas

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 01/06/2025 às 19:49
Atualizado em 03/06/2025 às 17:18
carro - motor - motor elétrico - carro elétrico
imagem : Reprodução
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Adeus à lógica tradicional: nova tecnologia coloca os motores diretamente nas rodas, eliminando capô e porta-malas. Mais potência, espaço e eficiência

Já imaginou um carro sem motor na frente ou atrás? Pois essa é a proposta que está prestes a virar realidade graças a uma tecnologia esquecida por mais de um século. O conceito que parecia ilógico no início do século XX agora retorna como aposta promissora da mobilidade elétrica: motores instalados diretamente nas rodas. E o mais surpreendente é que essa ideia nasceu há mais de 120 anos, pelas mãos do próprio Ferdinand Porsche.

instalar o motor diretamente na roda do carro, elimina a necessidade de eixos, diferenciais e sistemas de transmissão. Imagem: Reprodução

A tecnologia renasce onde menos se espera: dentro das rodas

Durante décadas, a posição do motor foi um dos pontos mais estratégicos no projeto de um veículo, determinando aspectos como desempenho, equilíbrio e espaço interno. Mas essa lógica está sendo colocada em xeque com o ressurgimento dos motores em roda, também chamados de Wheel Motors (WMs).

A proposta é simples na teoria, mas revolucionária na prática: instalar o motor diretamente na roda do carro, eliminando a necessidade de eixos, diferenciais e sistemas de transmissão. A ideia surgiu em 1900, quando Ferdinand Porsche apresentou o primeiro modelo com motores nas rodas na Exposição Mundial de Paris. No entanto, naquela época, as limitações da tecnologia — especialmente em relação aos sistemas elétricos e à infraestrutura — impediram sua adoção.

Mais de um século depois, o cenário mudou completamente. Com a ascensão dos carros elétricos, a busca por maior eficiência energética e sustentabilidade reacendeu o interesse por soluções inovadoras. É nesse contexto que a tecnologia WMs ganha força novamente, desta vez liderada por empresas como a Elaphe Propulsion Technologies, da Eslováquia, especializada em motores elétricos que se integram diretamente às rodas.

Mais espaço interno, torque otimizado e melhor dirigibilidade

motor Sonic 1, desenvolvido pela Elaphe. Imagem: Reprodução

Os benefícios da tecnologia são consideráveis. Ao remover o motor do compartimento frontal ou traseiro e integrá-lo à roda, os engenheiros ganham liberdade para redesenhar o interior do veículo, instalar baterias maiores ou até aumentar o espaço para os passageiros. Além disso, com cada roda funcionando de forma independente, a estabilidade e a dirigibilidade do carro são aprimoradas, especialmente em curvas e terrenos irregulares.

Um exemplo prático dessa inovação é o motor Sonic 1, desenvolvido pela Elaphe. Compacto e leve, ele pode ser instalado dentro de rodas de até 21 polegadas, permitindo inclusive a integração com sistemas de freios de alta performance. Ao eliminar os eixos de transmissão, o sistema reduz perdas de energia, entrega torque imediato e melhora a eficiência global do veículo.

Esse novo paradigma de motorização também abre caminho para uma engenharia mais flexível. Os veículos podem ser projetados com plataformas modulares mais simples, o que reduz custos de produção e facilita a manutenção.

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Noel Budeguer

Sou jornalista argentino, baseado no Rio de Janeiro, especializado em temas militares, tecnologia, energia e geopolítica. Busco traduzir assuntos complexos em conteúdos acessíveis, com rigor jornalístico e foco no impacto social e econômico.

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