Manutenção simples em casa ajuda a prolongar a vida útil dos rolamentos do reboque e evita problemas durante o transporte.
Lubrificar rolamentos do reboque pode parecer complicado, mas o processo é mais simples do que muita gente imagina. Se você tem um reboque — seja de barco, baú ou viagem — entender como manter os rolamentos em bom estado pode evitar problemas maiores na estrada.
Entendendo a função dos rolamentos
Os rolamentos ficam localizados entre o eixo e o cubo, e sua principal função é permitir que as rodas girem de forma suave.
Além disso, eles suportam o peso do reboque. Por isso, sofrem desgaste com o tempo e exigem manutenção periódica.
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Muitos fabricantes recomendam a lubrificação a cada 30.000 km, mas outros sugerem revisões mais frequentes, entre 15000 e 20.000 km ou, pelo menos, uma vez por ano.
Ferramentas e itens necessários
Para realizar o processo em casa, o ideal é preparar um conjunto de ferramentas básico.
Você vai precisar de calços de roda, cavalete, macaco hidráulico com capacidade compatível, chave de roda, alicate, martelo, chave de fenda, chave de soquete (geralmente 13/16″), luvas de nitrila, óculos de segurança e calçados resistentes.
Tenha também graxa automotiva — a vermelha e pegajosa costuma ser indicada —, um novo retentor traseiro e um local plano para estacionar o reboque.
Hora de levantar o reboque
Antes de qualquer coisa, solte levemente as porcas da roda, calce a roda oposta e utilize o macaco para levantar a roda que será inspecionada.
Em seguida, apoie o reboque no cavalete. Com as mãos nas laterais da roda, tente movê-la para frente e para trás. Ela deve girar livremente e não pode apresentar folgas ou fazer barulhos.
Se houver rangidos, ruídos ou travamentos, é sinal de que os rolamentos precisam ser limpos e lubrificados.
Removendo a roda e acessando os rolamentos
Com o reboque apoiado e a roda solta, remova a tampa contra poeira com um martelo e uma chave de fenda ou punção de madeira. Logo abaixo, você verá a porca castelo, o contrapino e a arruela do eixo.
Use um alicate para retirar o pino, desrosqueie a porca e retire o cubo. Dentro dele estarão os rolamentos.
O retentor de graxa traseiro pode estar preso e exigirá o uso de um martelo para ser removido. Mesmo assim, ele deve ser substituído.
Limpando e lubrificando os rolamentos
Com os rolamentos desmontados, use luvas e um solvente como álcool, querosene ou limpador cítrico para limpar cada peça.
Com tudo limpo, pegue um punhado de graxa na palma da mão e pressione o rolamento até a graxa preencher completamente o interior, cobrindo todos os rolos.
Depois, unte também o interior das pistas e coloque uma quantidade generosa de graxa dentro do cubo. Essa etapa é essencial para garantir o bom funcionamento das rodas.
Remontagem e ajuste final
A montagem é feita na ordem inversa. Recoloque os rolamentos, o cubo, a arruela e a porca castelo. Aperte a porca até a roda travar e, em seguida, afrouxe ligeiramente até conseguir passar o contrapino. A roda deve girar livremente, sem folgas.
Com isso, o reboque estará pronto para voltar à estrada, com os rolamentos devidamente lubrificados e protegidos.
Se tudo foi feito corretamente, você garantiu mais segurança e durabilidade ao seu reboque.
Agora que aprendeu a lubrificar os rolamentos, o próximo passo pode ser se aprofundar na troca completa dessas peças, evoluindo na manutenção do seu veículo com confiança e praticidade.
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