1. Início
  2. / Acidentes
  3. / Acidentes Elétricos em Ascensão: Como Proteger-se e Prevenir Fatalidades
Tempo de leitura 2 min de leitura

Acidentes Elétricos em Ascensão: Como Proteger-se e Prevenir Fatalidades

Escrito por Corporativo
Publicado em 15/09/2023 às 15:50
tomada é causa de acidentes elétricos

Ameaça Crescente: Brasil presencia aumento em incidentes elétricos

O atual panorama da segurança elétrica no Brasil traz preocupação. Falhas técnicas, omissão de equipamentos de segurança e falta de conscientização colocam vidas em risco diariamente. O recente aumento de 5% em acidentes relacionados à eletricidade no primeiro semestre de 2023 alarmou especialistas e trouxe à tona a urgente necessidade de medidas preventivas.

Causas e Consequências de Incidentes Elétricos

Inadequações como gambiarras, ausência de treinamento, utilização de materiais de baixa qualidade e descaso com normas de segurança são algumas das razões para este aumento significativo. Segundo a Abracopel, em comparação ao ano anterior, houve um aumento de choques elétricos, incidentes com raios e incêndios por eletrocussão, totalizando 992 ocorrências. Tragicamente, 399 dessas situações resultaram em óbito.

E os números não param por aí. Dos incidentes registrados, choques elétricos representaram mais da metade, com um total de 521 registros – uma média assustadora de três ocorrências por dia. Dos incidentes relatados, 350 foram fatais.

Olhando Além das Fronteiras: O Panorama Americano

O Brasil não está sozinho em sua batalha contra acidentes elétricos. Os Estados Unidos, uma das nações mais avançadas tecnologicamente, enfrentam um número semelhante de fatalidades elétricas, com cerca de 1.000 mortes anuais. Este país registra impressionantes 30.000 incidentes de eletrocussão não letais por ano. Notavelmente, 20% desses acidentes ocorrem com crianças, e a maior parte dos acidentes com adultos ocorre em ambientes de trabalho.

Prevenindo-se e Garantindo a Segurança

A Engerey, com sua vasta experiência no setor elétrico, enfatiza a necessidade de medidas preventivas. Fábio Amaral, Engenheiro Eletricista e CEO da Engerey, destaca a importância de um simples dispositivo: o Dispositivo Diferencial Residual (DR). Este equipamento detecta fugas de energia anormais e desliga automaticamente a corrente elétrica, prevenindo choques elétricos e protegendo equipamentos eletrônicos de sobrecargas.

A instalação desse dispositivo é uma medida simples que pode salvar vidas, no entanto, a maioria das casas brasileiras não possui o DR. O Procobre e a Abracopel revelam que apenas 27% das residências no país estão equipadas com este dispositivo vital.

Para reverter essa situação, é fundamental tomar precauções como:

  • Evitar sobrecarga em tomadas;
  • Manter eletrônicos longe de áreas molhadas;
  • Monitorar crianças perto de fontes elétricas;
  • Ser cauteloso ao manusear chuveiros elétricos;
  • Evitar fios desencapados;
  • Contratar profissionais qualificados para trabalhos elétricos;
  • E, claro, sempre desligar a corrente principal ao realizar manutenções em casa.

A conscientização e a prevenção são nossas melhores armas contra os perigos da eletricidade.

Corporativo

CPG Informes Corporativos é destinado a notícias sobre eventos, projetos e comunicados de empresas do Brasil e do mundo!

Compartilhar em aplicativos