Uma parceria revolucionária visa produzir 1 bilhão de litros de diesel renovável por ano.
A Acelen, gigante no setor energético, embarca na primeira etapa de sua missão para revolucionar o segmento de combustíveis renováveis. Com foco na macaúba, planta brasileira com impressionante valor energético, a empresa juntou-se à MulticanaPlus, líder em P&D de micropropagação vegetal e clonagem de plantas selecionadas da macaúba.
O futuro da clonagem vegetal e o papel da macaúba
A meta é cristalina: desenvolver clones geneticamente uniformes de plantas de alta qualidade. Isso significa replicar características valiosas, como robustez contra estresses e elevado potencial de produção. Este processo é a chave para garantir uniformidade nas plantações e preservar as características vitais, impulsionando o progresso dos plantios de macaúba.
-
Cientista que trocou a Europa pelo Brasil criou método que fez o país economizar bilhões e dominar o mercado da soja
-
Dólar recua no Brasil e investidores entram em alerta antes do CPI dos EUA e decisão explosiva do Fomc que pode mexer com o real
-
Caixa vai criar fundo imobiliário com imóveis dos Correios para levantar recursos e ajudar a estatal a sair da crise financeira, diz presidente Carlos Vieira
-
Seca histórica, desmatamento fora de controle e café em risco: Brasil pode perder sua coroa de maior produtor do mundo
A inovação em micropropagação da macaúba é pioneira globalmente, marcando um avanço significativo na agricultura sustentável. Marcelo Cordaro, Vice-Presidente de Novos Negócios da Acelen, ressalta: “A macaúba, além de ser uma planta nacional, destaca-se pelo seu alto rendimento de óleo por hectare, superando muitas outras culturas em eficiência hídrica e nutricional, e ainda é fundamental para a conservação e revitalização do nosso bioma.”
Ele continua: “Nossa abordagem é baseada nas melhores práticas agrícolas e ecológicas, o que otimiza a absorção de carbono e minimiza as emissões de CO2 desde a semente até o combustível final. E com a expertise da MulticanaPlus, estamos garantindo um protocolo de ponta.”
Um compromisso com a sustentabilidade e o progresso
O audacioso projeto de biorrefino, parte do PAC e revelado em agosto, promete reposicionar o Brasil na vanguarda da transição energética. Com um investimento estimado em R$ 12 bilhões na próxima década, Acelen planeja cultivar macaúba e dendê em uma vasta extensão de 200 mil hectares. O foco é nas áreas degradadas, com a visão de produzir diesel renovável e querosene de aviação sustentável, criando aproximadamente 90 mil empregos e apoiando inúmeros agricultores locais.
Ao mergulhar no complexo mundo da clonagem de palmeiras, Alewijn Broere, Diretor Geral da MulticanaPlus, comenta: “Dominar essa técnica é um desafio. Mas, com nosso histórico de sucesso em clonagem, especialmente com palmeiras de açaí, estamos confiantes de que podemos apoiar a Acelen neste ambicioso projeto de diesel renovável usando macaúba clonada. Nossa expertise combinada com tecnologia de ponta é o cerne de nosso negócio.”
A técnica de micropropagação de mudas de macaúba é um trampolim para uma produção mais ágil e sustentável, que visa não apenas aumentar a eficiência, mas também proteger nosso valioso ecossistema.
Fonte: bruno.cirillo@fsb