Cratera de 14 metros se abre na frente de casa de uma moradora em Minas Gerais e revela mina de ouro histórica de aproximadamente 300 anos.
Relembre essa história incrível que ocorreu no dia 05 de fevereiro de 2022! Uma descoberta surpreendente para mineração na rua Maestro Joaquim Aniceto, em Ouro Preto, Minas Gerais. A Andrea caminhava tranquila quando, de repente, o chão se abriu bem na frente da casa onde ela mora, e a cratera revelou uma mina de ouro de aproximadamente 300 anos de existência!
Bombeiros e especialistas em cavernas foram acionados e encontraram no buraco uma jazida de ouro desativada, uma relíquia histórica de pelo menos 300 anos que esteve esse tempo todo bem debaixo dos pés dos moradores de Ouro Preto. A mina vai ser minuciosamente analisada e em seguida catalogada.
Assista ao vídeo abaixo e conheça a jazida por dentro
A Defesa Civil do local realizou uma vistoria onde surgiu a cavidade, de aproximadamente 14 metros, em frente à residência da Andrea.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Também esteve no local, acompanhado da Defesa Civil e dos Bombeiros, o professor da Ufop Hernani Mota, Engenheiro de Minas e especialista em mapeamento de minas subterrâneas da cidade.
Após análises do professor Luiz Henrique Cardoso, geólogo da UFOP, concluiu-se que a residência está construída sobre uma rocha mais resistente do que a que desabou e não corre risco de cair.minério
A orientação é de que a cavidade seja preenchida com rochas fora do período chuvoso, e que outras obras sejam executadas para garantir a segurança dos moradores. Enquanto isso, o local deve permanecer sob monitoramento.minério
Pirita, o mineral amarelo brilhante conhecido como “ouro de tolo” por enganar os menos experientes, pode deixar os tolos ricos!
Parece que o “ouro do tolo” ainda não terminou de revelar seus muitos segredos. Nas últimas décadas, a pirita (ouro do tolo) tem sido alvo de testes avançados e investigações de mergulho profundo. A descoberta feita em junho de “uma terceira maneira não reconhecida que o ouro real pode espreitar dentro da pirita” pode mudar a forma como o ouro é extraído.minério
A pirita mineral foi chamada pela primeira vez de “ouro de tolo” quando garimpeiros menos experientes acreditaram que este material amarelado brilhante era ouro de verdade. Durante a corrida do ouro na Califórnia, os garimpeiros estavam efetivamente corretos em sua suposição de que nunca lucrariam com a pirita de mineração – não havia como espremer qualquer coisa útil do referido mineral.
Quando diante de dissulfeto de ferro (FeS²), para garimpeiros na década de 1840, isso significava que eles tinham mais buscas a fazer. É melhor que sujeira e pedra, mas ainda assim não valia a pena manter.
Adoraria saber se você lembra dessa descoberta da jazida de ouro em Minas Gerais. Conte para nós na seção de comentários. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo da mineração. Até a próxima!