Volkswagen aposta em veículos elétricos e quase duplica a venda, com alta de 97%
O grupo alemão Volkswagen publicou dados que comprovam que duplicou a venda de veículos completamente elétricos em todo o planeta no ano passado. Embora tenha crescido em todos os setores, a comercialização dos veículos elétricos teve alta de quase 100%
Somado aos 106 mil VEHPs – Veículos Híbridos Elétricos Plug-in, a empresa entregou mais de 369 mil carros elétricos, 73% a mais que no ano de 2020. A relação de veículos movidos integralmente a bateria (VEBs) e veículos híbridos atingiu 7,5% do total de vendas, que, em 2020, foi de apenas 4%.
Atualmente, na Europa, os veículos elétricos equivalem a 19,3% das entregas da Volkswagen, e em 2020 eram 12,6%. Somente no país de origem, a Alemanha, um em cada quatro carros vendidos pela Volkswagen foi elétrico.
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
- Caminhonete anti Hilux, Ranger, S10 E Byd Shark! Chery KP11 chega ao mercado automotivo com autonomia de 1.400 km e um consumo de 19,2 km/l
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
A Volkswagen entregou na China o total de 77.100 VEBs, que corresponde a um aumento de 437%, incluindo mais de 70 mil carros da família ID.
ID.4 é o modelo de maior destaque
O carro mais vendido entre os 263 mil VEBs, com 119.650 unidades, foi o modelo elétrico a bateria ID.4. Em seguida, tem-se o ID.3 (cerca de 76 mil), o e-up! (aproximadamente 41.500) e quase 18 mil unidades do ID.6, – categoria oferecida exclusivamente no mercado chinês pela Volkswagen.
No continente europeu, o ID.4 alcançou o topo dos rankings de vendas de VEBs na Dinamarca, Finlândia, Irlanda e Suécia. Já nos Estados Unidos, foram vendidas quase 17 mil unidades do mesmo modelo totalmente elétrico.
Mercado global
A Volkswagen emplacou no mundo todo a marca de 4,897 milhões de vendas de veículos com todos os sistemas de propulsão, o que significou um declínio de 8,1% em relação ao ano anterior, aproximadamente.
Segundo a empresa, a defasagem no suprimento de semicondutores resultou em limitações na produção durante o ano.
Klaus Zellmer, membro do conselho de vendas e marketing da Volkswagen, afirmou em nota divulgada: “A Volkswagen obteve vendas satisfatórias, sob condições extremamente desafiadoras. Porém, os massivos efeitos sobre a produção causados pela situação dos semicondutores não puderam ser compensados integralmente ao longo do ano. Mesmo assim, nossa lista de espera recorde de 543 mil veículos apenas na Europa – 95 mil deles IDs – mostra claramente que a procura por veículos da Volkswagen continua muito alta”.
A expectativa da Volkswagen é de que pelo menos o primeiro semestre deste ano deva permanecer bastante instável e desafiador em razão da permanência das limitações no fornecimento de semicondutores.
Mercado de SUVs
Os SUVs, ou veículos utilitários esportivos, configuram hoje mais de 40% de todas as entregas de carros da Volkswagen. Nos Estados Unidos, a companhia atingiu três quartos do seu faturamento com a comercialização de SUVs, chegando a seu maior número de vendas de veículos no país desde 2013.