1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A verdadeira história do Fiat Uno desconhecida pela maioria dos brasileiros
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

A verdadeira história do Fiat Uno desconhecida pela maioria dos brasileiros

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 22/06/2024 às 12:08
A verdadeira história do Fiat Uno desconhecida pela maioria dos brasileiros
O Fiat Uno é um dos carros mais icônicos do Brasil, conhecido por sua economia e praticidade. No entanto, sua trajetória inclui versões especiais e mudanças significativas que muitos brasileiros desconhecem. Imagem: Tudo Carro/Divulgação

O Fiat Uno é um dos carros mais icônicos do Brasil, conhecido por sua economia e praticidade. No entanto, sua trajetória inclui versões especiais e mudanças significativas que muitos brasileiros desconhecem.

O Fiat Uno, lançado no Brasil nos anos 1980, conquistou uma legião de fãs com suas versões econômicas e acessíveis. Além do modelo popular, o Uno teve várias edições especiais, incluindo uma versão turbinada e séries de despedida que marcaram sua história.

Com o sucesso do Fiat Uno Mille, a Fiat lançou a versão Uno Mille Brio, com interior mais sofisticado e motor mais potente, passando de 48,5 para 54,4 cavalos. Essa série especial trouxe melhorias no desempenho e no consumo, mas teve uma curta duração no mercado.

Em 1991, o FIAT Uno recebeu uma nova frente, com grade e faróis mais estreitos, modernizando o visual

A versão esportiva 1.6R ganhou novas faixas laterais, bagageiro de teto e atualizações no interior, como um novo volante e painel de instrumentos.

Em 1994, o Uno Turbo chegou como o primeiro carro nacional turbinado de fábrica. Com motor 1.4 de 118 cavalos, o modelo alcançava 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e tinha velocidade máxima de 195 km/h. Essa versão se destacou por seu desempenho e visual esportivo.

Nos anos seguintes, o Uno continuou a receber melhorias e novas versões. Em 1996, surgiram novas calotas e retrovisores maiores. Em 1997, a Fiat lançou o Uno Mille Young, voltado para o público jovem, com grafismos diferenciados e para-choques na cor cinza.

Em 2010, a segunda geração do Uno foi lançada, com design inspirado no Fiat Panda europeu

Esta nova versão trouxe opções de motores 1.0 e 1.4, além de versões esportivas com faróis de máscara negra e outros detalhes.

Em 2014, uma nova legislação exigiu que todos os carros saíssem de fábrica com airbags e freios ABS. Como o Fiat Uno Mille, ainda baseado no projeto de 1984, não poderia ser equipado com esses itens, sua produção foi encerrada em 2013. Para marcar a despedida, a Fiat lançou a série especial Grazie Mille, limitada a 2.000 unidades, com itens exclusivos como ar-condicionado e direção hidráulica.

Em 2021, a segunda geração do Uno também se despediu com a série especial Uno Ciao, limitada a 250 unidades

Esta versão tinha detalhes exclusivos, como teto e retrovisores na cor preta, além de rodas de liga leve escurecidas e grafismos especiais.

A história do Fiat Uno no Brasil é rica em inovações e versões especiais que marcaram época. Desde sua estreia como um carro econômico até suas edições turbinadas e séries de despedida, o Uno deixou uma marca indelével na indústria automotiva brasileira. Muitos brasileiros talvez não conheçam todas as versões e detalhes dessa trajetória, mas o legado do Fiat Uno continua vivo na memória de seus fãs.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x