A mineração para carros elétricos da BYD, Tesla e Volkswagen está ligada a graves violações de direitos humanos
As empresas de mineração enfrentam centenas de denúncias de abusos e as empresas automobilísticas continuam comprando minerais delas. Segundo o último relatório do Centro de Recursos Empresariais e Direitos Humanos (BHRRC), uma organização sem fins lucrativos, a extração de minerais utilizados para fabricar veículos elétricos e baterias está repleta de denúncias de abusos. E os fabricantes de automóveis continuam obtendo materiais de alguns dos piores infratores.
Desde 2010, o BHRRC documentou 631 denúncias de abusos dos direitos humanos relacionadas a sete minerais-chave utilizados em veículos elétricos, baterias recarregáveis e tecnologias de energia renovável. Muitas das denúncias foram feitas contra um pequeno grupo de empresas, que se conseguiu vincular a três dos maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo: Volkswagen Group, Tesla e BYD.
“As coisas não estão melhorando”, disse Caroline Avan, diretora de recursos naturais e transição justa no BHRRC. A necessidade de mais energia renovável e transporte limpo é evidente, mas essas tecnologias não deveriam prejudicar as pessoas que vivem e trabalham nos lugares onde as empresas obtêm suas matérias-primas, afirmou.
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“As coisas não estão melhorando”
“A luta contra a mudança climática é um imperativo dos direitos humanos neste momento, mas não deveria ser vista como uma licença para ignorar os direitos humanos nas operações de mineração”, disse Avan.
Carros elétricos e a demanda por minerais
Um veículo elétrico requer aproximadamente seis vezes mais minerais que um carro típico que consome muita gasolina. A demanda por minerais críticos utilizados em veículos elétricos e baterias de armazenamento para energia renovável poderia multiplicar por dez até 2040, segundo uma estimativa conservadora da Agência Internacional de Energia. A corrida para conseguir todos esses minerais sem se preocupar em garantir que sejam extraídos de forma humana é onde surgem os problemas.
O último relatório do BHRRC inclui possíveis abusos relacionados à mineração de sete minerais: bauxita, cobalto, cobre, lítio, manganês, níquel e zinco. A entidade tem acompanhado essas denúncias desde 2019 usando registros disponíveis publicamente, incluindo documentos judiciais e recursos regulatórios, bem como relatórios de outras organizações não governamentais e meios de comunicação.
Somente no último ano, foram detectadas 91 novas denúncias, incluindo um “aumento acentuado nas violações dos direitos trabalhistas e mortes de trabalhadores”, que representaram aproximadamente 40 por cento das novas denúncias em 2023. Em todo o seu conjunto de dados que remonta a 2010, as violações trabalhistas, incluindo 53 mortes relacionadas ao trabalho, representam um quarto de todas as denúncias. Para 2023, os supostos ataques contra defensores dos direitos humanos, a poluição da água e as ameaças ao acesso à água também são problemas evidentes.
Foram encontradas 91 novas denúncias só no último ano, incluindo um “aumento acentuado nas violações dos direitos trabalhistas e mortes de trabalhadores”.
Desde 2010, mais da metade das denúncias foram apresentadas contra apenas 10 empresas. A estatal China Minmetals lidera agora o grupo, superando a gigante mineradora multinacional suíça Glencore, que ocupou o primeiro lugar nos últimos dois anos.
Mineração e as principais empresas envolvidas
Ao revisar os relatórios de sustentabilidade e a cobertura da mídia dos três principais fabricantes de veículos elétricos do mundo, se encontrou um histórico de acordos com a Glencore e a China Minmetals.
Para impulsionar suas ambições em matéria de veículos elétricos, a Volkswagen assinou um acordo com a Glencore e o fabricante de baterias Contemporary Amperex Technology Co Ltd (CATL) em 2017, segundo informou a Reuters. Segundo o acordo, a CATL compraria 20.000 toneladas métricas de produtos de cobalto da Glencore para as baterias de veículos elétricos da Volkswagen.
Em 2023, a divisão de baterias da VW, PowerCo, concordou inicialmente em apoiar um acordo SPAC junto com a Glencore e a Stellantis para comprar minas de níquel e cobre no Brasil, embora, segundo consta, o acordo tenha fracassado mais tarde naquele ano devido a disputas sobre os preços. A Volkswagen também identificou ouro obtido pela Glencore em sua cadeia de suprimentos, segundo seu Relatório de Matérias-Primas Responsáveis de 2023. A empresa se recusou a comentar os achados do BHRRC, mas disse que está trabalhando para cumprir com a nova Lei de Diligência Devida da Cadeia de Suprimentos da Alemanha.
A Tesla compra níquel de uma mina da Glencore na Austrália e cobalto de duas minas da Glencore na República Democrática do Congo, segundo os relatórios de impacto de 2021 e 2022 da empresa. Em 2022, os trabalhadores de uma dessas minas de cobalto falaram sobre as condições de trabalho inseguras, sem água nem pausas adequadas e com pouca comida ou salário. O cobalto é frequentemente chamado de “o diamante de sangue das baterias” devido aos perigos enfrentados pelos trabalhadores ao extraí-lo.
Nem a Tesla nem a Glencore responderam imediatamente aos pedidos de comentários . O relatório de impacto de 2022 da Tesla explica que a empresa realiza auditorias de seus fornecedores para melhorar as condições de trabalho em cada local e garantir que sejam tomadas “ações corretivas” para resolver qualquer problema. A empresa promove “trabalhar com os fornecedores quando surgem problemas em vez de se afastar”.
A ascensão da BYD no mercado de veículos elétricos
No último ano, a empresa chinesa BYD superou a Tesla e se tornou a maior vendedora de veículos elétricos do mundo, apesar de seus veículos não estarem disponíveis nos Estados Unidos devido às altas tarifas. A China Minmetals também superou a Glencore este ano, acumulando mais acusações de abuso do que qualquer outra empresa no relatório do BHRRC.
A BYD não menciona seus mais de 10.000 fornecedores em seu relatório de RSE de 2023 (Tesla e Volkswagen apenas fornecem uma lista parcial em seus relatórios). Mas consta que a Hunan Changyuan Lico, subsidiária da China Minmetals, é um dos fornecedores de material para baterias de lítio da BYD. A BYD não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.
Em um relatório independente elaborado por grupos ambientalistas e de direitos humanos publicado em fevereiro, as empresas automobilísticas foram classificadas com base no progresso que fizeram para eliminar os danos ambientais e os abusos dos direitos humanos. A Tesla ficou em terceiro lugar, atrás da Ford e da Mercedes-Benz, nessa avaliação. A Volkswagen ficou em sexto lugar e a BYD em 16º entre 18 empresas.
Os fabricantes de automóveis não são, sem dúvida, a única indústria que tem muito trabalho a fazer para evitar abusos em suas cadeias de suprimentos. As baterias recarregáveis que alimentam muitos dos aparelhos que utilizamos em nossas vidas são fabricadas com muitos dos mesmos materiais citados nesses relatórios.
Os governos, as empresas mineradoras e os fabricantes que compram seus produtos devem tomar medidas para acabar com os abusos, afirma Avan, do BHRRC. Isso inclui a adoção de políticas que priorizem os direitos humanos e capacitem as pessoas para que possam opinar sobre projetos que possam afetar suas comunidades.
“Quando se trata de uma grande quantidade de negligências flagrantes e graves em matéria de saúde e segurança ocupacional nas minas, não é ciência. Essas coisas podem ser solucionadas”, afirma Avan. “O que [os fabricantes] deveriam fazer é interagir com o setor de mineração, fazer perguntas e apresentar requisitos e expectativas para uma melhor proteção dos direitos humanos”.
Cada uma das 10 empresas que, segundo o BHRRC, receberam mais denúncias de violações dos direitos humanos. Três delas responderam que respondem às denúncias de abuso e implementam mudanças em consequência disso, incluindo a Freeport-McMoRan, o Solway Group e a Tenke Fungurume Mining.
Nem a China Minmetals nem a Glencore responderam imediatamente ao pedido de comentários . Mas um porta-voz da Glencore comentou sobre o relatório do BHRRC no ano passado em um e-mail : “Nossos ativos estão localizados em diversos contextos, alguns… em circunstâncias sociopolíticas mais desafiadoras com uma história de conflito, serviços básicos limitados e um estado de direito fraco… trabalhamos em parceria com o governo, a sociedade civil e as agências de desenvolvimento para compartilhar conhecimentos, desenvolver capacidades e contribuir para resultados sociais e econômicos duradouros”.