Empresas de tecnologia em Florianópolis estão se consolidando de forma grandiosa na área de TI em Santa Catarina
POLO TECNOLÓGICO FLORIANÓPOLIS: O Sapiens Parque, localizado em Florianópolis, Santa Catarina, tem se consolidado no decorrer dos anos como um dos maiores parques de inovação tecnológica da América Latina, com o elevado número de empresas de software SC. Unindo o desenvolvimento tecnológico, esportivo e socioambiental, o Sapiens Parque Florianópolis é conhecido como “Ilha do Silício” e desde 2024, de acordo com a lei federal 14.955, o Sapiens Parque Florianópolis é considerado oficialmente a Capital Nacional das Startups.
O setor de tecnologia em Florianópolis está em expansão, favorecendo quem atua na área de TI em Santa Catarina e favorecendo, também, os nômades digitais de várias partes do Brasil. Pode-se dizer que o polo tecnológico Florianópolis se compara ao Vale do Silício na Califórnia, EUA, já que o mesmo continua sendo referência para o Sapiens Parque Florianópolis.
Florianópolis se destaca por ser berço de grandes empresas de software SC: já são mais de 600 startups em Florianópolis
STARTUPS EM FLORIANÓPOLIS: A quantidade de startups em Florianópolis cresce cada vez mais. Atualmente, cerca de 676 startups que atuam em setores variados. Entre os destaques estão a RD Station, Decora, Conta Azul e Pag Veloz. Considerando a região da Grande Florianópolis, o número de startups aumenta para 782, gerando mais de 50 mil empregos, tanto diretos como indiretos.
-
Existe um tesouro de US$ 20 milhões por quilo escondido na Lua — e estamos prontos para extraí-lo
-
O “Ozempic brasileiro” chega às farmácias com um preço mais acessível. Veja mais sobre
-
Novo relógio atômico é tão exato que pode mudar a forma como o mundo conta o tempo
-
Carregar o celular na cama pode custar caro: risco de incêndio aumenta com lençóis, cobertores e colchões inflamáveis
A quantidade de startups em Florianópolis em relação ao número de habitantes é a maior do país, sendo 7,4 negócios na área de tecnologia para cada mil habitantes. Mesmo não possuindo o maior número absoluto de startups na área de tecnologia, a cidade se destaca por essa densidade e pela popularidade do polo tecnológico Sapiens Parque Florianópolis, que atrai cada vez mais nômades digitais e pessoas de todas as partes do Brasil interessadas em conseguir vagas nas grandes empresas da área de TI em Santa Catarina.
Polo tecnológico Sapiens Parque Florianópolis: o principal responsável pela consolidação da cidade catarinense como Capital Nacional das Startups
EMPRESAS DE SOFTWARE SC: ‘Floripa’ não se transformou em um grande centro tecnológico de referência no Brasil à toa. A cidade catarinense possui um forte instinto empreendedor desde a década de 80, revelando ao mundo empresas pioneiras como Softplan, Digitro, Cianet e a gigante Intelbras.
Cada uma dessas companhias cresceu junto à mão de obra qualificada, estimulando o crescimento da demanda por cursos técnicos, profissionalizantes e superiores voltados ao setor de TI em Santa Catarina.
Até hoje, jovens e adultos de todas as idades se buscam por profissionalização na área que mais emprega em Florianópolis, com salários a partir de R$ 2.000, a depender do nível da vaga. Além disso, há plano de carreira, crescimento na empresa, mudança de cargo e aumento de salário, conforme o desempenho do funcionário dentro da área em que ele estiver atuando.
Instituições de ensino e universidades de SC também possuem papel fundamental na formação de grandes novos talentos.
Por meio de universidades como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) são ótimas referencias nacionais em cursos de Ciência da Computação, Engenharia e Tecnologia da Informação.
As instituições privadas também ajudam a ampliar o ecossistema educacional e tecnológico na cidade de Florianópolis, o que atrai pessoas de todos os cantos do Brasil.
Iniciativas privadas colaboram com o governo de SC para o crescimento do polo tecnológico Florianópolis
Quem também faz parte do crescimento das startups em Florianópolis é o Governo de Santa Catarina, junto a iniciativas e apoios privados. Com o incentivo à inovação, tecnologia e geração de emprego, o governo estadual criou o Programa Catarinense de Inovação e o Badesc Inova, que oferta linhas de crédito especiais para novas startups.
Através dessas políticas facilitadoras, junto a regulamentações em favor da criação de novos negócios e isenções fiscais, o ambiente se tornou favorável ao empreendedorismo local.
Algumas entidades como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o LabLink e o Sapiens Parque – sendo o principal do polo tecnológico Florianópolis – são peças-chave na criação, desenvolvimento e consolidação das demais startups em Florianópolis, ofertando infraestrutura, networking e know-how.
Além das startups citadas, o Sebrae também se destaca no meio com o programa de incentivo Sebrae Startups, que dá apoio à novas empresas de software SC e outros negócios em crescimento, o que reforça a importância da união entre o setor público e o privado.