1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A trail urbana da década de 2000 por até 8 mil reais que roda até 33 km/l
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

A trail urbana da década de 2000 por até 8 mil reais que roda até 33 km/l

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 26/06/2025 às 09:26
A Trail Urbana da Década de 2000 que se Recusa a Morrer: A História da Honda Bros 125 "Varetada"
A Trail Urbana da Década de 2000 que se Recusa a Morrer: A História da Honda Bros 125 “Varetada”
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
67 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Robusta, econômica e com a mecânica da lendária CG, a trail urbana da década de 2000 continua sendo uma das motos mais procuradas e valorizadas no mercado de usadas do Brasil.

Lançada em 2003, a trail urbana da década de 2000 é a Honda NXR 125 Bros nasceu para ser uma solução para o motociclista brasileiro. Ela não era nem uma moto de rua, nem uma moto de trilha. Era as duas coisas. Com uma proposta de uso misto, a Bros se tornou um ícone de versatilidade, robustez e, principalmente, de baixo custo de manutenção.

Hoje, em 2025, essa trail urbana da década de 2000 continua sendo uma das motos mais queridas e procuradas no mercado de usadas. Sua fama de “inquebrável”, herdada do lendário motor “varetado” da CG, e sua capacidade de encarar as ruas esburacadas do Brasil garantem sua longevidade e um lugar especial na garagem de muitos brasileiros.

O nascimento de uma pioneira: A criação da Bros em 2003

A Honda NXR 125 Bros foi uma resposta estratégica da Honda para preencher uma lacuna no mercado. A ideia era criar uma moto que tivesse a resistência de uma trail para encarar as más condições do asfalto, mas com a agilidade de um modelo urbano para o trânsito do dia a dia.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A grande inovação que permitiu esse equilíbrio foi a escolha das rodas. Em vez do aro 21, padrão das motos de trilha, a Honda equipou a Bros com uma roda de aro 19 na dianteira. Essa decisão, aparentemente simples, tornou a moto muito mais ágil para mudar de direção na cidade, criando o conceito de trail urbana que fez tanto sucesso.

O segredo do motor OHV herdado da CG 125

A Trail Urbana da Década de 2000 que se Recusa a Morrer: A História da Honda Bros 125 "Varetada"

O pilar da confiança na Bros 125 é seu motor. A Honda utilizou o consagrado motor “varetado” (OHV) de 125cc da lendária CG 125 Titan. Essa foi uma jogada de mestre. Ao usar um motor já conhecido por sua durabilidade extrema e simplicidade, a Bros nasceu com a fama de “inquebrável”.

Essa herança mecânica é o principal motivo de seu sucesso duradouro. A vasta disponibilidade de peças baratas e a facilidade de manutenção fazem dela uma das motos mais econômicas de se manter no Brasil, um verdadeiro “tanque de guerra” para o trabalho e uso diário.

A verdade sobre o consumo: ela faz mesmo 35 km/l?

A fama de econômica é justificada, mas com ressalvas. Embora seja possível atingir a marca de 35 km/l em condições ideais, a realidade da maioria dos proprietários é um pouco diferente.

Testes e dados de donos mostram que o consumo médio e realista da Bros 125 fica na faixa de 30 a 32 km/l. Com seu tanque de 12 litros, isso garante uma excelente autonomia de aproximadamente 360 km. É uma moto muito econômica, mas não espere os 35 km/l em qualquer situação.

O preço real em 2025: por que uma Bros 2005 pode custar mais de R$ 8.000?

Se você procura uma Bros 125 usada, esqueça a antiga faixa de preço de 4 a 6 mil reais. A reputação de confiabilidade do modelo o valorizou muito. A Tabela FIPE de junho de 2025 já coloca os modelos de 2003 a 2005 em uma faixa entre R$ 6.200 e R$ 7.300.

No mercado real, os preços são ainda maiores. É comum encontrar anúncios de motos bem conservadas superando os R$ 8.000. A alta demanda por um veículo robusto e de baixo custo fez da Bros 125 um excelente investimento no mercado de usadas.

A trail urbana da década de 2000 ainda é uma boa compra?

YouTube Video

Sim, sem dúvida. Para quem busca um transporte urbano robusto, confiável e barato de manter, a NXR 125 Bros (2003-2005) é uma das melhores escolhas. Seus pontos fortes, como a confiabilidade do motor e o conforto da suspensão, superam em muito suas limitações.

No entanto, é preciso estar ciente de seus pontos fracos conhecidos. O principal deles é o sistema de freios a tambor, considerado fraco para a moto. Outra queixa comum é a fragilidade das carenagens de plástico. Mesmo assim, para quem roda na cidade, a trail urbana da década de 2000 continua sendo uma guerreira que se recusa a morrer.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x