A visita da Toyota ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) na última sexta-feira (3), foi uma iniciativa para conhecer as últimas descobertas em cana-de-açúcar, o que contribuirá para a sustentabilidade do setor sucroenergético.
A comitiva foi liderada pelo Powertrain General Manager da Toyota Motor Corporation, Takuya Ikoma, e contou com executivos da Toyota do Japão, da Argentina e do Brasil.
O Brasil tem um potencial enorme para o desenvolvimento de tecnologias relacionadas ao etanol e à bioenergia. A comitiva foi acompanhada por membros da UNICA, que falaram sobre a cadeia produtiva do etanol, e do Apla, que destacou o impressionante progresso no país em termos de tecnologia.
O Brasil está se posicionando como líder global em desenvolvimento de energia limpa, e seu foco na produção sustentável de bioenergia é um exemplo importante para outros países. O uso de carros flex no Brasil há 20 anos evita a emissão de cerca de 600 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera, o que contribuiu para a saúde das pessoas e do meio ambiente.
- Nova lei promete mudar tudo: Você sabe realmente por que foi multado?
- Bahia vai receber investimento de quase R$ 350 milhões para construção de nova Unidade de Processamento de Gás Natural; impulso na economia e geração de empregos
- Piauí recebe investimento histórico de R$ 100 milhões em corredor de escoamento agrícola para impulsionar produção e fortalecer economia
- Salário mínimo universal! Magnatas seguem Elon Musk na defesa por renda universal para minimizar impactos da tecnologia
Contudo, estes resultados têm chamado a atenção dos líderes mundiais, que buscam soluções eficazes e acessíveis para reduzir as emissões de carbono nos transportes. O diretor executivo da UNICA, Eduardo Leão, destacou esta realidade.
Durante a apresentação, Flávio Castelari, da Apla, salientou que o etanol é uma tecnologia viável e já desenvolvida há anos no Brasil. Ele destacou que o país está pronto para ajudar outros países a produzirem e usarem essa tecnologia como parte da solução de mobilidade de baixo carbono. Ele destacou ainda que o etanol será um grande ativo tanto no presente quanto no futuro.
O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) promoveu a compreensão dos benefícios da aplicação do conhecimento científico em tecnologias que melhoram a produtividade da cana-de-açúcar. A diretora Silvia Yokoyama destacou o uso de técnicas de melhoramento genético e biotecnologia para tornar o CTC líder global na área de ciência da cana.
CTC- Plataformas Tecnológicas
CTC é o Centro de Tecnologia Canavieira, um centro de pesquisa pioneiro na área da cana-de-açúcar que comemora 50 anos de história
O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) foi fundado há 50 anos e tem se destacado por sua capacidade de inovar ao longo desse tempo. Para marcar esse momento, o CTC lançou o livro “Centro de Tecnologia Canavieira – 50 anos”, que contextualiza o surgimento da empresa e destaca as transformações pelas quais ela passou.
O livro também revela as profundas conexões existentes entre o crescimento do CTC e o desenvolvimento do setor sucroenergético no Brasil. Para Gustavo Leite, presidente do CTC, a inovação é uma questão crucial para a competitividade de qualquer país.
Ele destaca que, durante os últimos 50 anos, o CTC contribuiu para tornar o setor sucroenergético brasileiro o mais competitivo do mundo com suas diversas inovações, desde os primeiros cruzamentos de variedades à engenharia genética de ponta.
Fonte: Centro de Tecnologia Canavieira