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A Toyota prepara um SUV 100% elétrico para 2026, com a nova geração de baterias que promete 800 km de autonomia

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/06/2025 às 14:58
A contraofensiva da Toyota: o novo SUV 100% elétrico chega em 2026 com 800 km de autonomia
A contraofensiva da Toyota: o novo SUV 100% elétrico chega em 2026 com 800 km de autonomia
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Com uma nova geração de baterias e um design renovado, a gigante japonesa prepara um SUV 100% elétrico para brigar com a BYD e outros elétricos chineses.

A Toyota prepara uma das suas maiores ofensivas no mercado de carros elétricos. Para 2026, a gigante japonesa planeja o lançamento de um SUV 100% elétrico de nova geração, equipado com uma tecnologia de bateria que promete revolucionar a autonomia dos veículos da marca, com alcances que podem chegar a 800 km.

Após anos sendo acusada de ‘dormir no ponto’ na corrida dos veículos elétricos, a Toyota finalmente prepara sua contraofensiva. Este movimento é uma resposta direta à rápida ascensão de concorrentes, especialmente da chinesa BYD, e representa um reposicionamento estratégico da Toyota. A empresa está investindo pesado para corrigir as falhas de seus primeiros modelos elétricos e para desenvolver uma nova família de veículos e baterias que a coloque de vez na liderança da era elétrica.

O que já sabemos sobre o bZ 2026 e o novo crossover elétrico compacto

A estratégia da Toyota para 2026 se baseia em duas frentes. A primeira é a profunda atualização do seu primeiro SUV elétrico global, que no Brasil ainda é conhecido como bZ4X. O modelo 2026, que será rebatizado para simplesmente “bZ”, recebeu um aumento de potência significativo, saltando de 214 cv para 338 cv na versão com tração integral, e uma nova bateria que eleva sua autonomia para cerca de 505 km.

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A segunda e mais importante frente é o lançamento de um SUV 100% elétrico completamente novo. Baseado no bZ Compact SUV Concept, este modelo terá um design mais esportivo e arrojado, com estilo de cupê. Sua apresentação oficial foi anunciada para 2025, com a chegada ao mercado prevista para 2026, posicionando-o como um concorrente direto de modelos como o Volvo EC40.

A nova geração de baterias “Performance” e a promessa dos 800 km

A Toyota prepara um SUV 100% elétrico para 2026, com a nova geração de baterias que promete 800 km de autonomia

O coração da ofensiva da Toyota está em sua nova geração de baterias. O grande destaque é a bateria “Performance”, com química NCM (níquel, cobalto, manganês), programada para ser introduzida nos veículos a partir de 2026.

É desta tecnologia que vem a promessa de 800 km de autonomia. No entanto, é preciso cautela: este número provavelmente se baseia em ciclos de teste otimistas, como o chinês CLTC. Em condições mais realistas, como as do padrão EPA americano, a autonomia deve ficar na casa dos 600 km, um número ainda assim muito competitivo. Além da autonomia, a nova bateria promete uma redução de 20% no custo e um tempo de recarga rápido, de 10% a 80% em 20 minutos ou menos.

O Toyota bZ4X no Brasil: o que já está disponível

Enquanto a Toyota planeja sua futura geração de veículos elétricos, o primeiro passo dessa estratégia já está presente no mercado brasileiro: o Toyota bZ4X. Lançado como o primeiro SUV 100% elétrico da marca no país, ele serve como um laboratório em tempo real e a base sobre a qual a contraofensiva da empresa está sendo construída. Analisar o modelo que já roda nas ruas brasileiras é fundamental para entender os desafios e as oportunidades que a Toyota enfrenta.

O bZ4X chegou ao Brasil com a missão de estabelecer a presença da Toyota no segmento elétrico. Construído sobre a moderna plataforma e-TNGA, o modelo disponível no país é a versão global inicial, com um motor elétrico dianteiro que entrega 204 cv de potência, ou uma configuração de tração integral com dois motores que somam 218 cv. Sua bateria de 71,4 kWh garante uma autonomia declarada de até 503 km no ciclo WLTP europeu.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X

Em testes e avaliações no Brasil, o SUV é elogiado por seu conforto de rodagem, espaço interno generoso (graças à longa distância entre-eixos de 2,85 metros) e pela qualidade de construção típica da Toyota. No entanto, ele também enfrentou críticas. Seu desempenho, com um 0 a 100 km/h na casa dos 7,5 segundos, é considerado apenas satisfatório para a categoria. O design do painel, com o cluster digital posicionado acima do volante, gerou debates sobre a ergonomia para diferentes estaturas de motoristas.

O principal desafio do bZ4X no Brasil, no entanto, tem sido seu posicionamento de preço. Com valores estimados na faixa dos R$ 320.000, ele compete em um nicho de mercado de alto poder aquisitivo, onde enfrenta concorrentes chineses que frequentemente oferecem mais performance e tecnologia por um preço similar ou inferior. A experiência com o bZ4X serve, portanto, como uma valiosa lição para a Toyota, informando a estratégia de preços e equipamentos para os futuros lançamentos, como o crossover compacto de 2026, que precisará ser muito mais competitivo para brigar no mercado de volume.

O futuro elétrico da Toyota e o SUV 100% elétrico

A estratégia da Toyota vai além de 2026. A empresa já detalhou um roteiro que inclui o lançamento de uma bateria mais barata, de LFP (Fosfato de Ferro-Lítio), para popularizar o SUV 100% elétrico, e uma bateria de “Alta Performance” para depois de 2027.

A grande aposta de longo prazo da Toyota, no entanto, são as baterias de estado sólido (SSBs). A promessa é revolucionária: autonomia superior a 1.000 km e tempo de recarga de apenas 10 minutos. Contudo, essa tecnologia ainda enfrenta um enorme ceticismo na indústria, com desafios significativos de custo e fabricação em escala. O futuro da Toyota dependerá da sua capacidade de transformar essas promessas de laboratório em produtos de massa, e o SUV 100% elétrico de 2026 será o primeiro grande teste dessa nova fase.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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