Na Europa, a carreta da Scania irá possuir baú coberto com painéis solares, com o objetivo de recarregar as baterias do cavalo-mecânico
Scania AB é uma empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores a diesel, e possui operações em mais de 100 países. A empresa, desenvolverá na Europa uma carreta que todo o baú seja coberto com painéis solares. O objetivo do projeto será recarregar as baterias do cavalo-mecânico. A autonomia, na Suécia, que é um país frio, pode chegar a 10%, já na Espanha, esse dado pode chegar a 20%.
Confira ainda outras notícias do dia:
- Construção de novo parque eólico no Rio Grande do Norte contará com investimento de R$ 600 milhões de empresa de energia
- Sebrae disponibiliza vagas para cursos gratuitos e online nas áreas de empreendedorismo, inovação, planejamento e mais
- Cozinheiro, montador de estruturas, engenheiro, técnico de segurança e mais profissionais são requisitados para vagas na Bahia, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco
O projeto do uso de painéis solares, já é visto em alguns caminhões, barcos e moto-homes, mas quase sempre são usados para alimentar equipamentos auxiliares, como geladeiras, televisores, etc.
O caminhão terá 18 metros e será utilizado também pela empresa sueca Ernst Express, a empresa vem cooperando com a Scania há muitos anos para desenvolver tecnologias, como redes elétricas suspensas para determinados testes em estradas. O teto e as laterais da carreta serão cobertos com 140 metros quadrados de painéis solares, que podem gerar até 14.000 kWh de eletricidade por ano na Suécia, e o dobro em locais com mais sol.
- Apagões! Por que a energia acaba durante tempestades e condições climáticas severas?
- Austrália está prestes a decidir sobre a maior usina de energia renovável do planeta, que supera o território de 47 países!
- Acabou a era do ar-condicionado, Austrália inova com painéis solares que climatizam sua casa e ainda geram energia!
- Garanta Energia Elétrica Contínua: Estratégias de Armazenamento para Propriedades Rurais no Brasil
O projeto é financiado pela Vinnova, agência de inovação do governo sueco e envolve, além da Scania e da Ernst Express, a Midsummer, que fabrica painéis solares, a Uppsala University, que realiza pesquisas avançadas sobre células solares mais eficientes, e a Dalakaf Energy, empresa atuante no setor de energia.
O estudo também irá analisar a possibilidade de usar caminhões parados como geradores estacionários para alimentar os edifícios da transportadora, por exemplo, quando a bateria do veículo está totalmente carregada. Isso pode ser feito principalmente nos finais de semana, quando o caminhão está fora da estrada e também durante algum tipo de manutenção.