1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / A Scania, empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores a diesel, desenvolverá carretar com painéis solares
Tempo de leitura 2 min de leitura

A Scania, empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores a diesel, desenvolverá carretar com painéis solares

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/10/2020 às 09:08
Scania, carreta, painéis solares
Carreta Scania com painéis solares

Na Europa, a carreta da Scania irá possuir baú coberto com painéis solares, com o objetivo de recarregar as baterias do cavalo-mecânico

Scania AB é uma empresa sueca fabricante de caminhões, ônibus, e motores a diesel, e possui operações em mais de 100 países. A empresa, desenvolverá na Europa uma carreta que todo o baú seja coberto com painéis solares. O objetivo do projeto será recarregar as baterias do cavalo-mecânico. A autonomia, na Suécia, que é um país frio, pode chegar a 10%, já na Espanha, esse dado pode chegar a 20%.

Confira ainda outras notícias do dia:

O projeto do uso de painéis solares, já é visto em alguns caminhões, barcos e moto-homes, mas quase sempre são usados ​​para alimentar equipamentos auxiliares, como geladeiras, televisores, etc.

O caminhão terá 18 metros e será utilizado também pela empresa sueca Ernst Express, a empresa vem cooperando com a Scania há muitos anos para desenvolver tecnologias, como redes elétricas suspensas para determinados testes em estradas. O teto e as laterais da carreta serão cobertos com 140 metros quadrados de painéis solares, que podem gerar até 14.000 kWh de eletricidade por ano na Suécia, e o dobro em locais com mais sol.

O projeto é financiado pela Vinnova, agência de inovação do governo sueco e envolve, além da Scania e da Ernst Express, a Midsummer, que fabrica painéis solares, a Uppsala University, que realiza pesquisas avançadas sobre células solares mais eficientes, e a Dalakaf Energy, empresa atuante no setor de energia.

O estudo também irá analisar a possibilidade de usar caminhões parados como geradores estacionários para alimentar os edifícios da transportadora, por exemplo, quando a bateria do veículo está totalmente carregada. Isso pode ser feito principalmente nos finais de semana, quando o caminhão está fora da estrada e também durante algum tipo de manutenção.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos